História

Quem foi Garrincha? Biografia do craque do futebol brasileiro

Conheça a história inspiradora de Garrincha, um homem que superou várias dificuldades e se tornou um dos maiores craques do futebol brasileiro.

Você lembra e sabe quem foi Garrincha? Certamente, você já deve ter ouvido algo sobre ele no mundo do futebol, mas seu verdadeiro nome é Manuel Francisco dos Santos. Ele nasceu em Pau Grande, distrito de Magé, no Rio de Janeiro, no dia 28 de outubro de 1933.

Garrincha nasceu com a coluna vertebral deformada e uma perna direita seis centímetros mais longa que a esquerda. Desse modo, seu futuro como jogador de futebol profissional parecia bastante sombrio desde o início.

Além dos problemas físicos, ele também era muito pequeno para sua idade; isso fez com que sua irmã passasse a chamá-lo de “Garrincha”, termo que significa carriça (ave pequena).

Carreira profissional de Garrincha

Quem foi Garrincha? Biografia do craque do futebol brasileiro
Fonte: Terceiro tempo

Quando os médicos disseram que ele não estava apto para jogar futebol, Garrincha decidiu provar o contrário. Com efeito, aos 19 anos, ele ingressou em um treino do Botafogo; lá, mostrou seu extraordinário talento ao driblar Nílton Santos, respeitado integrante da Seleção Brasileira.

Continua após a publicidade

Ao perceber rapidamente que jamais gostaria de enfrentar o jovem como adversário, o Santos pediu aos dirigentes do clube que contratassem Garrincha, e eles assim o fizeram.

Garrincha iniciou a carreira profissional ao marcar três gols contra o Bonsucesso em seu primeiro jogo pelo clube. Então, nos cinco anos seguintes no Botafogo, despontou como um dos maiores ponta-direita que o mundo já viu.

Continua após a publicidade

Seu estilo de jogo habilidoso e ligeiramente arrogante e um repertório aparentemente interminável de dribles e fintas rapidamente o tornaram um favorito dos fãs onde quer que fosse. Como resultado, em 1957, levou o Botafogo ao primeiro título do Campeonato Carioca em nove anos.

Ingresso na seleção brasileira

Fonte: Goal

Com suas exibições sensacionais no Botafogo, ninguém se surpreendeu quando Garrincha foi convocado para a seleção nacional da Copa de 1958. Aquela seleção do Brasil ficou especialmente famosa por suas proezas ofensivas, com Garrincha, Didi, Vavá Mário Zagallo e Pelé com apenas 17 anos.

Continua após a publicidade

Depois de ficar de fora nos dois primeiros jogos, Garrincha estreou contra a formidável União Soviética. Em suma, ele levou apenas três minutos para desorganizar o adversário, driblando dois zagueiros e acertando a trave.

O Brasil acabou vencendo o jogo por 2 a 0, com o desempenho impressionante de Garrincha garantindo que ele participasse em todos os jogos a partir daí.

Além disso, depois de marcar os dois primeiros gols de sua equipe na final contra a Suécia – que o Brasil venceu de forma dominante por 5 a 2 – Garrincha foi eleito para a Seleção das Estrelas da Copa do Mundo.

Depois de liderar o Botafogo a mais dois títulos do Campeonato Carioca em 1961 e 1962, Garrincha foi mais uma vez convocado para a seleção nacional para a Copa do Mundo de 1962 no Chile.

Continua após a publicidade

Brasil x Chile

Quem foi Garrincha? Biografia do craque do futebol brasileiro
Fonte: Terceiro tempo

O Brasil chegou ao Chile como campeão e um óbvio favorito ao título; no entanto, suas chances ficaram piores depois que Pelé sofreu uma lesão na segunda partida da fase de grupos. Isso colocou ainda mais pressão sobre Garrincha como foco do ataque do time, e as pessoas começaram a se perguntar se ele era capaz de liderar o time sozinho.

Com dois gols contra a Inglaterra nas quartas-de-final e mais dois gols contra o Chile nas semifinais, Garrincha jogou o melhor futebol de sua carreira, deslumbrando tanto a torcida da casa quanto a da televisão.

Além disso, no dia seguinte à derrota, o jornal chileno El Mercurio perguntou a seus leitores: “De que planeta é Garrincha?” O Brasil acabou derrotando a Tchecoslováquia na final por 3-1, com Garrincha ganhando a Bola de Ouro como o melhor jogador do torneio.

Clubes de Garrincha

Fonte: Terceiro Tempo

Bem, Garrincha não jogou apenas na Seleção Brasileira, ele também jogou em muitas seleções brasileiras famosas! O primeiro foi o Botafogo (1953-1965), depois foi para o time paulista Corinthians (de São Paulo, em 1966), em que jogou por apenas um ano.

Continua após a publicidade

Posteriormente, foi para a Colômbia jogar no Atlético Junior (1968). Também por um ano (1968-1969) jogou no Flamengo, um dos mais famosos do Brasil e marcou quatro gols.

No Sul do Brasil, Garrincha jogou em dois times, primeiro no Esporte Clube Nova Hamburgo, e depois no Clube Rio-Grandense, no ano de 1969. Aliás, seu último time foi o Olaria, onde jogou em 1972.

A vida de Garrincha fora dos gramados

Quem foi Garrincha? Biografia do craque do futebol brasileiro
Fonte: Terceiro tempo

Fora de campo, ele havia iniciado um caso de amor escandaloso com a cantora brasileira Elza Soares. Contudo, o relacionamento com a famosa e o gosto do jogador de futebol pela vida de celebridade o tornaram um pouco menos popular entre os torcedores. Além disso, ele teve 13 filhos, frutos de vários relacionamentos.

A Copa do Mundo de 1966 foi uma história diferente da glória de quatro anos antes, com o Brasil sendo uma sombra de si mesmo e sendo eliminado na fase de grupos. Ademais, Garrincha disputou os dois primeiros jogos e marcou na vitória por 2 a 0 sobre a Bulgária.

Continua após a publicidade

Portanto, depois de sua última partida internacional, ficou claro que o Brasil nunca havia perdido um jogo em campo com Garrincha e Pelé.

Depois de 688 jogos e 276 gols pelo Botafogo, Garrincha deixou o clube em 1966. Por fim, ele passou o resto da carreira passando por diversos clubes de sua terra natal antes de se aposentar em 1972.

Morte de Garrincha

Fonte: Goal

Infelizmente, Garrincha morreu aos 49 anos, muito jovem, no Rio de Janeiro devido às consequências de problemas com a bebida. Tendo morrido prematuramente e com pouco dinheiro, o famoso cantor brasileiro e fã do “anjo de pernas tortas”, Agnaldo Timóteo pagou seu funeral. Uma derrota precoce para o futebol brasileiro e sua torcida e o fim de uma das maiores lendas do futebol.

Milhões de pessoas foram às ruas para seu cortejo fúnebre, em uma fila que ia do Maracanã até o seu túmulo em Pau Grande. Aliás, seu epitáfio diz: “Aqui repousa em paz aquele que era a alegria do povo – Mané Garrincha”.

Continua após a publicidade

Homenagens

Quem foi Garrincha? Biografia do craque do futebol brasileiro
Fonte: Goal

O jogador de futebol deixa um grande legado para os amantes do futebol, até para os jovens e crianças que nem assistiram aos jogos. em 1974 foi inaugurado o Estádio Mané Garrincha, reformado entre 2010-2013 para a Copa do Mundo de 2014. Aliás, hoje é o segundo maior estádio do Brasil, atrás apenas do Maracanã.

Então, agora que você sabe quem foi Garrincha, leia também: Imagem profissional, o que é? Importância e como fazerF

Fontes: Uol, Terceiro Tempo, E-biografia

Fotos: Goal

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você