Curiosidades

Imagem profissional, o que é? Importância e como fazer

Atualmente, a imagem profissional é muito importante para quem quer ingressar no mercado de trabalho ou até mesmo crescer dentro da empresa.

Quem acredita que ter uma boa imagem profissional não influencia em nada na sua vida, provavelmente ainda não entendeu muita coisa. Isso porque só ter domínio das suas funções e fazer um bom trabalho já não é mais o suficiente para garantir uma longa vida no trabalho.

Ou seja, nos dias atuais, com tanta competitividade no mercado de trabalho, é essencial manter uma boa imagem profissional. Esse item que muitos não valorizam pode ser a uma coisa que falta para você crescer e atingir o sucesso esperado.

Entretanto, ter uma boa imagem profissional não se trata apenas da sua imagem em si. Vários outros aspectos também estão envolvidos, por exemplo: postura, capacidade de comunicação e até mesmo autoconfiança. Enfim, esse cuidado com a imagem precisa ser diário.

Em resumo, a imagem profissional são diversas qualidades de uma pessoa que conseguem representar a sua personalidade e competência no ambiente de trabalho. E é muito importante ser visto de forma positiva. Sua aparência, reputação, conhecimento, postura e mentalidade afetam a forma que os outros te enxergam.

Continua após a publicidade

Por que cuidar da imagem profissional?

Imagem profissional - Por que é importante manter uma e como fazer
Fonte: Impacta

Quando você está no seu ambiente de trabalho, lidando com todo tipo de pessoa – de chefes a fornecedores – você sempre avalia a forma como aquela pessoa está agindo, mesmo que seja inconscientemente. Ou seja, a forma com que essas pessoas se relacionam com os outros, os seus hábitos e até a sua forma de falar fazem com que você comece a montar uma imagem dela.

Ao participar de uma entrevista de emprego, por exemplo, todos esses itens também serão avaliados em você. Além disso, é claro que suas habilidades profissionais serão consideradas. Entretanto, só isso não é mais o suficiente para formar a sua imagem profissional.

Cuidar desse ponto específico pode trazer benefícios para você. Isso porque, ter uma bom imagem profissional pode te auxiliar no crescimento dentro da empresa, na mudança de carreira e até mesmo na busca por desafios novos.

No que a imagem profissional pode te auxiliar

Imagem profissional pode alterar o processo seletivo

Imagem profissional - Por que é importante manter uma e como fazer
Fonte: Avanceestagios

Ter uma imagem profissional é imprescindível durante uma entrevista de emprego. Isso porque o entrevistador estará te avaliando o tempo todo. Ou seja, mesmo tendo um currículo impecável, é necessário manter uma boa postura e uma ótima comunicação.

Continua após a publicidade

Carreira

Fonte: Vagas

Ter uma carreira longa e próspera não depende apenas da sua capacidade técnica. É óbvio que isso ajuda muito, contudo, é necessário muito mais. Precisa-se de uma imagem profissional impecável. E isso inclui saber trabalhar em equipe, conseguir enfrentar desafios de forma centrada e com seriedade.

Ou seja, o ideal para um profissional é conseguir unir conhecimento e comportamento, fazendo com que ambos andem de mãos dadas. Assim, uma trajetória profissional de muito sucesso estará sendo traçada.

Comunicação com os chefes

Imagem profissional - Por que é importante manter uma e como fazer
Fonte: Uol

Surpreendentemente, possuir uma boa imagem profissional pode te auxiliar até no momento de ter uma conversa séria com os seus gestores. Seja para pedir um aumento no salário, uma folga durante a semana e até mesmo liberação de verba para um novo projeto, se a sua imagem tiver impecável, é mais fácil o pedido ser aceito.

Cargos de liderança

Continua após a publicidade

Pessoas que estão na liderança quase sempre são expostos, seja em eventos, reuniões e até mesmo em algumas aparições na imprensa. Portanto, a imagem profissional deles está diretamente associado à marca ou empresa. Enfim, não é nem necessário dizer que eles precisam passar a melhor impressão possível, não é?!

Além disso, a imagem dos líderes também precisa ser admirada por seu público inteiro. Tanto para inspirar a equipe, quanto para conquistar a confiança de todos os colaboradores. Ser visto dessa forma acaba se tornando um dos maiores motivos que levam alguém a receber uma promoção dentro da empresa.

Lidar com crises

Fonte: Pontorh

Quando uma empresa está passando por uma crise, é necessário ter na linha de frente um ótimo colaborador que também possua uma ótima imagem profissional. Isso porque pessoas assim possuem uma alta credibilidade com os públicos e consegue gerir melhor um problema.

Ou seja, pessoas assim são melhores para explicar quaisquer problemas para os clientes e conseguir contorná-los sem dificuldades.

Continua após a publicidade

O que fazer para ter uma boa imagem profissional

Conhecimento sobre a empresa

Fonte: Vocesa

Esse item é muito importante caso você esteja querendo entrar em uma empresa nova. Portanto, aprenda sobre a empresa, seus serviço e produtos. Isso demonstra dedicação e interesse pelo trabalho te deixando um passo a frente dos concorrentes.

Além disso, também é importante ser um expert nos produtos e serviços da empresa mesmo já estando dentro dela. Seu cliente vai sentir confiança quando te ouvir falar sobre determinado produto sem ter dúvidas sobre o que está sendo dito.

Qualificação

Imagem profissional - Por que é importante manter uma e como fazer
Fonte: Bling

Nada melhor para uma imagem profissional do que preparo acadêmico. Além disso, qualificação também te coloca a frente dos concorrentes e pode ser até usado como forma de desempate. Por exemplo, se um recrutador está em dúvida entre você e outra pessoa, obviamente que certificações recentes e atualizadas vão chamar mais atenção.

Boa comunicação

Imagem profissional - Por que é importante manter uma e como fazer
Fonte: Terra

Quando você se comunica bem com os outros, principalmente com seus superiores, você consegue passar maior segurança. Além disso, fica claro que você sabe exatamente o que está dizendo. E isso é algo fundamental para a imagem profissional.

Continua após a publicidade

Seja em uma entrevista ou em uma apresentação com o cliente, é necessário ficar atento a qualquer erro de pronúncia e também com vícios de linguagem. Além disso, também deve-se evitar passar muita informação em um espaço de tempo muito curto.

Por fim, sempre escute o que o outro tem a dizer sem interrompê-lo. E converse fazendo contato visual, isso demonstra confiança no que está sendo dito.

Pontualidade

Imagem profissional - Por que é importante manter uma e como fazer
Fonte: Wizard

Quer melhor demonstração de comprometimento do que chegar na hora certa e entregar serviços no prazo? Isso demonstra, antes de tudo, respeito às regras da empresa. Aliás também mostra que você tem o desejo de trazer bons resultados para o local.

Por outro lado, a pontualidade também acaba sendo uma prova de a pessoa se importa e respeita o horário alheio. Todos possuem demandas e isso faz com que cada minuto seja extremamente precioso. Ou seja, chegar a uma entrevista ou reunião no horário certo agrega, e muito, à sua imagem profissional.

Continua após a publicidade

Atenção à forma de agir

Imagem profissional - Por que é importante manter uma e como fazer
Fonte: Actioncoach

Saber lidar com o dia-a-dia pode contar muito para a sua imagem profissional. Você é proativo? Sabe lidar com as situações adversas? Tem calma e jogo de cintura? Em resumo, é necessário conseguir lidar com todos os acontecimentos diários da melhor forma possível.

Além disso, seu relacionamento com os outros colaboradores também conta muito. É importante saber ouvir as outra opiniões para conseguir chegar na melhor solução. Isso faz com que os outros tenham uma boa visão de você. Será visto como alguém otimista, com mentalidade positiva e que sabe escolher o melhor caminho.

Vida pessoal não condiz com imagem profissional

Imagem profissional - Por que é importante manter uma e como fazer
Fonte: Exame

Quer coisa mais profissional do que saber manter a sua vida pessoal e a dos outros em sigilo? Aliás, a dica aqui não é evitar falar sobre o seu pessoal, mas fazê-lo apenas fora do horário de trabalho. O mesmo serve quando o assunto é a vida pessoal dos seus colegas.

Às vezes alguém está em um mal dia por causa de algo pessoal, mesmo que você saiba disso, não é necessário expor para os outros. Espere um melhor momento, preferencialmente pós expediente, para conversar com ela.

Continua após a publicidade

Educação e ética

Imagem profissional - Por que é importante manter uma e como fazer
Fonte: Socilaescola

Educação cabe em qualquer lugar, né?! No local de trabalho não seria diferente. Portanto, um bom dia e um até amanhã é imprescindível ao chegar e sair do local. Se precisar de ajuda, peça por favor e depois agradeça. Aliás, um bom humor no dia-a-dia também é necessário para manter um clima bom no ambiente.

Por outro lado, muitas empresas possuem códigos de ética e conduta. Segui-los corretamente é essencial para a sua imagem profissional. Muitos locais até oferecem treinamentos sobre as normas internas. Entretanto, não é preciso de um manual para saber como agir.

Ou seja, é necessário agir com ética em qualquer lugar e a todo momento. Isso é indispensável para as relações interpessoais e para manter a qualidade da convivência no ambiente. Aliás, não é preciso dizer que piadas preconceituosas e atos similares são completamente inaceitáveis, não é?!

Posicione-se

Fonte: Uol

Um dica excelente para auxiliar na sua imagem profissional é se expor. Portanto, exponha suas ideias quando considerá-las boas e relevantes, participe das reuniões, proponha melhorias e crie soluções criativas e eficientes. Porém, tenha cuidado para não ser inconveniente.

Continua após a publicidade

A intenção aqui é ser visto de forma positiva, como alguém que tem coragem e força para se posicionar. Por fim, esteja sempre atento para aproveitar esses momentos oportunos e cuidado para não entrar em assuntos que não são do seu interesse.

Trabalho em equipe

Fonte: Gestaoescolar

O trabalho em equipe tem sido algo muito exigido e valorizado dentro das empresas. Portanto, muitas delas estão em busca de pessoas colaborativas. Além de causar uma boa impressão com os colegas e supervisores, isso vai adicionar pontos em sua imagem profissional.

Saiba ouvir e respeitar a opinião alheia, mesmo que elas não batam com as suas. Além disso, aprenda a administrar quaisquer conflitos que possam vir a acontecer. E por fim, ofereça e peça ajuda sempre. Isso demonstra que você se preocupa com o resultado do time e não só com os seus.

Imagem pessoal para sua imagem profissional

Por fim, sua imagem pessoal diz muito sobre a sua imagem profissional. Isso porque ela está diretamente associada à sua aparência, expressões e até mesmo linguagem corporal. Portanto, sempre esteja atento a cada um desses detalhes.

Continua após a publicidade

Aparência

Fonte: Novaamerica

Suas roupas precisam condizer com o ambiente de trabalho. Mesmo que você trabalhe em um local mais descontraído, é necessário evitar uso de decotes, roupas curtas e chinelos. Além disso, preste atenção também na quantidade de maquiagem, no cuidado com os cabelos e até mesmo no perfume utilizado.

Expressão facial

Fonte: Universoincrivel

A sua expressão fala mais sobre você do que imagina. Portanto, tente sempre manter um sorriso sincero, isso passa confiança aos outros. Outra dica é manter uma expressão de tranquilidade e que demonstre atenção ao outro.

Linguagem corporal

Fonte: Startando

Assim como sua expressão facial, a linguagem corporal pode te dedurar quando você não está satisfeito com algo. Dois itens que podem te ajudar são: mantenha o tronco e a cabeça alinhados e eretos, deixar os ombros caídos podem demonstrar desânimo.

Além disso, cumprimente sempre com um aperto de mão firme. Porém, atenção. Firme não significa forte e nem prolongado. Isso pode passar a impressão de que você está competindo com a outra pessoa.

Continua após a publicidade

Enfim, curtiu as dicas? Passar uma boa imagem profissional depende principalmente de você. Em seguida, leia: Como estudar em casa – Dicas e técnicas para otimizar o estudo em casa

Imagens: eadlaureate, Uol, Vagas, Pontorh, Avanceestagios, Blogrh, Impacta, Wizard, Bling, Terra, Vocesa, Actioncoach, Exame, Socilaescola, Universoincrivel, Startando, Uol, Gestaoescolar, Novamerica

Fontes: Valleenxovais, Ceem e Passadori

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você