História

O que é folclore? História, personagens e manifestação no Brasil

O folclore é o conjunto de tradições de um povo, é a cultura popular. No entanto, como ele surgiu e quais suas principais características?

Em suma, folclore é a denominação que damos ao conjunto de tradições e manifestações populares de um povo. Ao passo que lendas, mitos, provérbios e danças, são alguns dos elementos que constituem esses costumes, sendo comum vê-los serem passados de geração em geração.

Embora a definição já esteja bem enraizada na cultura popular brasileira, o termo deriva-se da palavra inglesa “folklore” e significa “sabedoria popular”. Só para ilustrar, a junção de folk (povo) com lore (sabedoria ou conhecimento) transpassa a pura morfologia linguística e consegue carregar consigo a definição da essência e identidade cultural de um grupo, povo ou nação.

Portanto, pode-se concluir que o folclore e suas características variam de região para região. Dessa forma, aqui no Brasil contamos com um acervo rico e único de histórias nas quais, além de figuras como Saci, Curupira, Cuca, Iara e Boto, até mesmo as danças e receitas nativas tornam-se elementos de uma mitologia preciosa.

O que é folclore?

Folclore: o que é, história, personagens e manifestação no Brasil
William John Thoms foi o responsável por sugerir o termo “folklore”. Fonte: Wikimedia Commons

Primeiramente, folclore é aquilo que conhecemos como cultura popular. Contudo, é importante não confundir o termo com cultura pop, também chamada cultura de massa. Enquanto a última trata-se de uma cultura comercial e feita sob medida pela indústria cultural, a cultura popular é inerente à história de um povo, sendo acessível e espontânea.

Continua após a publicidade

Assim como mencionado acima, o termo folclore vem do inglês e foi proposto pela primeira vez em 1846, pelo escritor e folclorista, William John Thoms. Através de uma carta, o autor propôs a criação da palavra para designar o “saber tradicional de um povo”.

Embora a proposta não tenha se popularizado de imediato, em 1878 a palavra passou a integrar o vocabulário britânico, coincidindo com o surgimento da Sociedade do Folclore, em Londres.

Continua após a publicidade

Ao passo que o folclore é a manifestação das tradições de um povo, logo tornou-se também uma área do conhecimento vinculada à antropologia. Aliás, a Sociedade do Folclore foi a primeira instituição criada para estudar o tema e seus elementos, como narrativas, costumes, crenças e linguagens tradicionais e populares.

Posteriormente, aqui no Brasil, já no século XX, Luís Câmara Cascudo, Florestan Fernandes, Amadeu Amaral e Mário de Andrade, destacaram-se nos estudos da área. Só para ilustrar, em 1951 foi realizado o I Congresso Brasileiro de Folclore, o mesmo aconteceu no Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

Quais suas principais características?

Uma das principais características do folclore é a oralidade. Fonte: ACM

Pois bem, o folclore reúne alguns elementos característicos que, unidos, propiciam a difusão cultural. São eles: costumes e valores locais, tradição oral e histórias contadas, crenças e superstições. Ademais, o folclore é reproduzido tanto individualmente quando coletivamente.

Contudo, a definição de características básicas do folclore não conta com um consenso. O debate que nasceu na Europa, migrou para os Estados Unidos e, por fim, alcançou o Brasil, segue em discussão. Porém, mesmo com as resoluções existentes, a definição de folclore não é definitiva, assim como suas características.

Todavia, anonimato, aceitação coletiva, transmissão oral, espontaneidade, antiguidade, funcionalidade, regionalidade, tradicionalidade e dinamicidade são alguns exemplos de características já apontadas como básicas no folclore.

Por que o folclore brasileiro se destaca?

Folclore: o que é, história, personagens e manifestação no Brasil
Fonte: GZH

Assim como mencionado acima, o folclore brasileiro é riquíssimo. Embora estejamos acostumados a estudar a mitologia greco-romana, é importante estar ciente das raízes culturais do país em que vivemos. Aliada à história do Brasil, caminha um conjunto de lendas, mitos e tradições cuja gênese vem da miscigenação dos três pilares que constituem nossa cultura: o índigena, o negro e o branco europeu.

Continua após a publicidade

Como resultado da fusão dessas culturas, nasceram inúmeras tradições folclóricas brasileiras. Só para ilustrar, podemos citar, por exemplo:

  • Festas populares: Carnaval, Festas Juninas, Cavalhadas, Festa do Divino;
  • Lendas e Mitos: Saci-Pererê, Negrinho do pastoreio, Mula sem cabeça, Lobisomem, Curupira, Iara, Cuca, Bicho-papão, Boiatá;
  • Música e Dança: Frevo, Samba, Fandango, Xoxado, Xote, Maracatu, Pau-de-fita, Quadrilha;
  • Cantigas de roda: Atirei o Pau no Gato, Escravos de Jó, Ciranda-cirandinha, O Cravo e a Rosa, Sapo Cururu.

A preservação do folclore

A série Cidade Invisível reoux o folclore para o streaming. Fonte: TecMundo

Apesar de fundamental para a identidade de um povo, o folclore tende a passar por uma inviabilização ou é constantemente ofuscado pela cultura de massa. No entanto, a UNESCO é uma organização responsável por resguardar o patrimônio cultural de um povo e destacar a importância da herança folclórica e necessidade de preservação.

Aqui no Brasil, celebra-se o Dia do Folclore em 22 de Agosto. Ao passo que nossas lendas e mitos são protagonizados por incríveis personagens, vale destacar por fim, Cidade Invisível, uma série recém lançada pela Netflix que, assim como Deuses Americanos de Neil Gaiman, traz figuras como Saci, Cuca, Curupira e Iara para um Rio de Janeiro atual.

E então, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira tembém o porquê das tradições de natal.

Continua após a publicidade

Fontes: Significados, Mundo Educação, Brasil Escola.

Bibliografia:

  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Folclore. São Paulo: Brasiliense, 1984, p, 31.
  • ALMEIDA, Renato. 1957. A inteligência do Folclore. Rio de Janeiro: Livros de Portugal.
  • BENJAMIN, Roberto. Conceito de Folclore. [20–]. Disponível em: https://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_conceito.pdf. Acesso em: 23 ago. 2021.

Fontes das imagens: Fala! Universidades, Wikimedia Commons, ACM, GZH e TecMundo

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você