Curiosidades

O que significa Peaky Blinders? Saiba quem foram e a história real

A série da BBC/Netflix, Peaky Blinders, se inspira nas gangues reais do final do século XIX em Birmingham. Mas, quem foram eles na vida real?

A série da BBC/Netflix sobre gângsteres britânicos em Birmingham nas décadas de 1920 e 1930 alcançou grande sucesso na plataforma de streaming. Contudo, a história de “Peaky Blinders” com Cillian Murphy, Paul Anderson e Helen McCrory chegará ao fim após a sexta temporada, mas pelo menos alguns spin-offs foram anunciados.

Mas, aqui estamos interessados ​​em outra questão aqui: os personagens da série são inspirados numa história real ou é tudo apenas uma invenção do criador da série?

A resposta para isso é: ambos, porque o criador da série Steven Knight se inspirou em fatos reais por um lado, mas também tomou muitas liberdades dramatúrgicas. Vamos saber tudo neste artigo!

Qual é a história da série Peaky Blinders?

Vencedora de diversos prêmios, Peaky Blinders tem cinco temporadas disponíveis na Netflix, aguardando uma sexta e última temporada. A série, que se passa logo após a Primeira Guerra Mundial, conta a história de gângsteres irlandeses de origem cigana na favela de Birmingham, chamados Peaky Blinders, e que existiram na realidade.

Continua após a publicidade

O grupo era pequeno, e a maioria de seus membros eram muito jovens e muito desempregados. Eles ganharam destaque depois de derrotar os rivais pelos territórios de Birmingham e eram conhecidos por suas roupas de assinatura que lhes renderam o apelido.

“Peaky” era uma abreviação para seus chapéus chatos pontiagudos, nos quais eles costuravam lâminas de barbear para ferir e muitas vezes cegar seus oponentes.

Continua após a publicidade

Enquanto “blinders” veio em parte de sua tática de violência, também é uma gíria britânica, ainda em uso hoje, para alguém com aparência muito elegante. Mas mesmo que os Peaky Blinders existissem na Inglaterra, o protagonista Thomas Shelby infelizmente não existia.

Quem foram os Peaky Blinders na vida real?

Na verdade, há muito poucos vestígios históricos das gangues criminosas de Birmingham do século XIX.

Continua após a publicidade

Mas sabe-se que desde o momento em que reinaram as guerras de território de Birmingham até sua queda na década de 1910 para os Birmingham Boys da vida real, acreditava-se que um homem chamado Thomas Gilbert (também conhecido como Kevin Mooney) estava à frente da gangue.

Desse modo, os verdadeiros Peaky Blinders se formaram em Birmingham na década de 1890 durante uma crise econômica e tomaram os gângsteres americanos como seus modelos.

Os jovens encontraram assim um grupo-alvo de bodes expiatórios para sua frustração e cada vez mais se atolaram em guerras de gangues. Nos anos 90, um certo estilo de moda se desenvolveu nessa subcultura: chapéus-coco puxados para baixo sobre a testa, que também é de onde vem o nome Peaky Blinders.

Além disso, eles eram principalmente meninos muito jovens que poderiam facilmente ter apenas 13 anos de idade, e não exclusivamente homens adultos, como a série retrata. Claro, eles não se envolveram nos acontecimentos políticos do dia a dia da cidade.

Continua após a publicidade

As verdadeiras gangues Peaky Blinders se desintegraram depois de alguns anos porque seus membros encontraram outras atividades e viraram as costas para pequenos crimes.

A 6ª temporada é realmente a última da série?

No início de 2022, o criador Steven Knight anunciou que a temporada 6 será a última da série. Ele está deixando em aberto a possibilidade de um filme ou spinoffs no futuro, mas nada está certo ainda. Isso se soma à trágica morte da estrela e ladrão de cena Helen McCroy, que interpretou Polly Shelby, em abril de 2021.

A quinta temporada do programa foi ao ar em 2021 e provou ser a mais temporada popular da trama até agora, trazendo uma média de 7 milhões de espectadores por episódio.

A 5ª temporada terminou em uma espécie de cliffhanger, com Tommy e sua turma se encontrando em uma posição precária após o assassinato fracassado de Oswald Mosley.

Continua após a publicidade

Aliás, as rupturas na família começaram a se formar devido às ambições de Michael, com a guerra entre Tommy e Michael no centro da 6ª temporada.

10 curiosidades sobre a série

1. O pai de Steven Knight contou a ele sua relação com a gangue

Knight afirma que sua família fazia parte dos Peaky Blinders. Mas, eles foram chamados Sheldons e não Shelbys. Foram as histórias que seu pai lhe contava quando criança que poderiam inspirar a sequência.

2. Billy Kimber e Darby Sabini eram gangsters reais

Billy Kimber era um apostador de verdade correndo em pistas de corrida no momento. No entanto, Kimber morreu em um lar de idosos em Torquay aos 63 anos, em vez de nas mãos de um Shelby. Sabini foi uma das competições de Kimber e também é a inspiração para Colleoni no livro de Graham Greene, Brighton Rock.

3. Helen McCrory aprendeu o sotaque Brummie de Ozzy Osbourne

Helen McCrory disse que aprendeu a falar com sotaque de Birmingham assistindo a uma variedade de clipes de Ozzy Osbourne. O vocalista do Black Sabbath é um dos nativos muito populares de Birmingham. Ela também retratou um personagem poderoso na coleção.

Continua após a publicidade

4. John Shelby e Michael Gray são irmãos na vida real

Joe Cole, que interpreta o papel de John Shelby, é realmente o irmão mais velho de Finn Cole, que faz o papel de Michael Gray. No entanto, o personagem de Shelby de John foi morto no quarto ano. A personalidade de Michael Gray foi introduzida na segunda temporada e ainda aparece no período cinco.

5. O elenco teve que fumar muitos cigarros

Cillian Murphy raramente é visto sem um cigarro na boca na série. Em uma entrevista, Murphy explicou que usaria a variante “mais saudável” à base de plantas e fumava cinco por dia. Ele também pediu aos encarregados do suporte para contar quantos cigarros eles usaram durante uma sequência e a contagem é de cerca de 3.000.

6. As referências ao ‘inferno’ são reais

As referências visuais ao inferno na série são absolutamente reais. No primeiro ano, você pode ver Tommy entrando no Garrison Pub. Colm McCarthy, que dirigiu a próxima temporada, disse a imprensa a que o uso de incêndios no primeiro incidente é extremamente deliberado.

7. A esposa de Tom Hardy está na série

Na 2ª temporada, uma nova personagem chegou a série, chamada May Carleton, interpretada por Charlotte Riley. Na série, May e Thomas Shelby se envolveram romanticamente e isso deve ter sido muito estranho, já que Riley é a esposa de Tom Hardy na vida real, que também desempenha um grande papel na ficção.

Continua após a publicidade

8. As filmagens quase não ocorreram em Birmingham

A história se passa na década de 1920 em Birmingham, mas é filmado principalmente em Liverpool e Merseyside e em Londres. Quase não há cenas filmadas em Birmingham, pois há muito poucas áreas da cidade que ainda se assemelham ao ambiente de época necessário. A cidade passou pelo processo de industrialização muito rápido.

9. Os verdadeiros Peaky Blinders não carregavam lâminas

No seriado, os Peaky Blinders carregam uma lâmina em seus chapéus e é basicamente a marca do grupo. No entanto, na realidade, os Peaky Blinders não carregavam lâminas de barbear em seus chapéus, pois na década de 1890, quando a gangue estava realmente presente, as lâminas eram consideradas um item de luxo e muito caras para a gangue possuir.

A ideia de lâminas de barbear escondidas em bonés tem suas raízes no romance de John Douglas “A Walk Down Summer Lane” (1977).

10. Knight já disse como a série vai terminar

A história terminará com o som das sirenes de ataque aéreo da Segunda Guerra Mundial, segundo Knight.

Continua após a publicidade

Agora que você sabe quem foram os Peaky Blinders, não deixe de ler: Séries mais assistidas da Netflix – Top 10 mais assistidas e populares

Próxima página »

Escolhidas para você