Você acha que conhece quase todas as raças de cães que existem? Talvez sim, mas aposto que não conhece essas raças exóticas que agora estão extintas. Embora o número exato de raças de cães no mundo ainda seja um mistério, a Federação Cinológica Internacional (FCI), uma Organização Mundial Canina, compilou um registro de todas as raças de cachorros que desapareceram. A contagem chegou a 339 raças diferentes!
Confira abaixo sete raças de cães que sumiram e originaram outras, e veja se você já ouviu falar de alguma delas.
7 raças de cachorros que desapareceram
1. Turnspit
O cão Turnspit era um cão doméstico extremamente dócil, inteligente e até costumava ajudar chefs e cozinheiros na cozinha, feito que lhe rendeu o nome de Cão de Cozinha.
Sua origem foi rastreada para o Reino Unido. Além disso, o cão possuia pernas curtas com uma estrutura corporal longa. Desse modo, o Turnspit Dog basicamente foi extinto porque era visto como um cão humilde e comum e, infelizmente, também perdeu espaço como ajudante de cozinha, com a evolução da tecnologia.
2. Kuri
Os fãs de “Moana” certamente irão apreciar o Kuri , pois acreditava-se que o semideus maoriano Māui criou a raça transformando seu cunhado em um. Esse suma, esses cães são originários da Nova Zelândia e serviam para caçar pássaros.
No entanto, quando os colonos europeus chegaram à Nova Zelândia, eles trouxeram seus próprios cães com eles, e o cruzamento resultante forçou os Kurī à extinção.
3. Dogo cubano
O Dogo Cubano, também chamado de Mastiff Cubano era um cruzamento entre o Mastiff e um Bloodhound. Infelizmente, eles não tinham um propósito nobre, pois foram criados para ajudar a caçar escravos fugitivos.
Depois que a escravidão foi abolida, esses cães peludos diminuíram em popularidade até desaparecerem da existência. Dessa forma, acredita-se que várias raças modernas, como o Dogo Argentino e o American Pit Bull Terrier, sejam descendentes do Dogo Cubanos.
4. Old english bulldog
Em suma, o Old English Bulldog são outra das raças de cachorros que desapareceram, mas o Bulldog Inglês e o Olde English Bulldogge continuam vivos.
Os Old English Bulldogs eram maiores e menos compactos do que os seus homólogos modernos, e acabaram por desaparecer – para serem substituídos pelo Staffordshire Bull Terrier, English Bull Terrier e American Pit Bull Terrier.
5. Bullenbeisser
Um ancestral do Boxer moderno, o Bullenbeisser também recebe o nome de Bulldog Alemão e era uma raça famosa na Alemanha antes de ser extinta. Esta raça extinta era popular por se tratar de um cão inteligente, com muita força e agilidade. Aliás, o atual Bulldog Espanhol compartilha semelhanças com ela.
Antes de desaparecerem, um cruzamento de Bullenbeisser com Bulldogs vindos da Grã-Bretanha foi coordenado pelos criadores alemães Roberth, Konig e Hopner no final da década de 1870. Assim, eles criaram uma nova raça: o queridinho Boxer.
6. Cão lutador de Córdoba
Assim como o nome sugere, este cão era originário de Córdoba, Argentina. A raça extinta se caracterizou por sua natureza muito agressiva, provavelmente porque os usavam como cão de briga.
Foi feroz, forte, implacável e muito vigoroso quando a situação exigia. Aliás, a raça surgiu do cruzamento de Alano Español, Mastiff, Bull Terrier, Bulldog e Boxer.
No entanto, a natureza violenta do cão de combate de Córdoba pode ter contribuído imensamente para sua extinção. Ele sempre esteve pronto para lutar até a morte e pode suportar qualquer forma de dor enquanto estiver em ação.
Além disso, o Cão de Combate de Córdoba é o ancestral direto do Dogo Argentino, que apareceu na década de 1920 pelo cruzamento do cão de Córdoba com os Grandes Pirineus, Dogue Alemão, Bulldog, Dogue de Bordeaux e Bull Terrier.
7. Molosso
O Molosso é o avô de algumas das maiores e mais imponentes raças da atualidade. Você pode rastrear o pet de volta à Grécia antiga, e se ramificou para raças, incluindo o mastim, São Bernardo, cão de montanha de Berna, Rottweiler e Dogue Alemão.
Os cães Molossianos eram trabalhadores assíduos, bem como eram particularmente bons em vigiar pessoas e gado.
Já que estamos falando de cães, leia também: 30 raças de cachorro marrom mais populares do mundo