Em primeiro lugar, as raças de gatos gigantes referem-se às espécies com tamanhos fora do comum. Nesse sentido, precisa-se entender que a designação gatos é um nome popular para os animais de estimação e domésticos. Mais ainda, pertencem à família dos felídeos, como as onças e tigres.
Desse modo, ainda ocupam o topo da cadeia alimentar, sendo predadores naturais de animais como roedores, pássaros, lagartixas e insetos. Curiosamente, pesquisas norte-americanas apontam que eles são o segundo animal de estimação mais popular do mundo. Ademais, perdem somente para os peixes de aquário.
A princípio, estima-se que a primeira associação entre os gatos com os humanos aconteceu há cerca de 9500 anos. Porém, a subfamília Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos. Sobretudo, partiram da África subsaariana até alcançar as terras do atual Egito e se espalharem pelo mundo.
Sendo assim, sejam gatos pequenos ou gatos gigantes, esses animais de estimação variam em cor, raça, tamanho, hábitos e personalidade. Apesar disso, é possível adestrá-los em casa com alguns truques, de modo a evitar problemas de convivência. Por fim, conheça a curiosa lista de raças de gatos gigantes:
Raças de gatos gigantes, quais são?
1) Maine coon, a maior raça de gato gigante
No geral, um Maine Coon macho chega a ter 70 centímetros e pesar mais de 10 quilos. Apesar disso, consiste em um animal carinhoso, sociável e bastante brincalhão. Curiosamente, conseguem miar em diversos tons e até mesmo gostam de água, porque tem a pelagem impermeável.
2) Selkirk rex
Sobretudo, são uma das raças de gatos gigantes com corpo mais robusto, porque tem a musculatura bem desenvolvida. Nesse sentido, chegam a pesar cerca de 7 quilos na fase adulta. Porém, ainda se destacam por terem pelo grande e ondulado.
3) Ragdoll, o gato gigante com nome de boneca de pano
Em primeiro lugar, essa raça de gato gigante consiste no resultado do cruzamento entre raças como Persa, Siamês e Gato da Birmânia. No geral, apresenta uma personalidade tranquila e preguiçosa, porque costuma ser um gato dorminhoco. Sobretudo, não gostam de solidão e também são carentes de atenção.
4) Ragamuffim
Também com uma infância larga como as do Ragdoll, essa raça de gato gigante chega a viver até 18 anos. Além disso, tem uma personalidade sociável, brincalhona e ativa, de modo que viva bem em ambiente doméstico. Curiosamente, um macho adulto chega a pesar 13 quilos, sem desenvolver obesidade.
5) Gato de Bengala, o gato gigante mais atlético
Basicamente, são felinos atléticos e ativos, que se parecem muito com um leopardo pela aparência da pelagem. Desse modo, apresentam uma forma física elegante, pesando entre 6 a 10 quilos. Em contrapartida, podem medir até 30 centímetros de altura, sendo animais inteligentes e de fácil adestramento.
6) Highlander
Sobretudo, é resultado do cruzamento entre o gato Curl Americano e Lince. Sendo assim, pode chegar a até 9 quilos enquanto adulto, tendo uma aparência magra e esguia. Por fim, são brincalhões e carinhosos, mas também sensíveis ao estresse do ambiente.
7) Gato de pelo curto brasileiro
Também descendente dos gatos de rua brasileiros, essa espécie tem padrões estéticos e comportamentais difíceis. Apesar isso, podem pesar mais de 10 quilos. Mais ainda, chegam a ter um comprimento de médio a grande, com pelos curtos e personalidade arisca.
8) Van Turco, a raça de gato gigante da Turquia
Antes de mais nada, como supõe o nome dessa raça de gato gigante, é uma espécie original de Iago Van, na Turquia. Desse modo, apresentam uma capacidade de adaptação enorme por conta das mudanças climáticas do habitat natural. Além disso, chegam a pesar até 8 quilos quando a adultos e adoram ter contato com a água.
9) Norueguês da floresta
A princípio, essa raça de gato gigante apresenta um aspecto selvagem por conta da espessa pelagem. Porém, tem alta adaptabilidade a climas de extremo frio em decorrência dessa característica. Também são espécies robustas que pesam até 9 quilos quando atingem a fase adulta, mas não são tão altos.
10) Chausie
Também semelhante ao animal selvagem puma, essa espécie de gato gigante possui a aparência e o instinto de caça dessa espécie. Ademais, são animais ativos e com muita energia, que demandam atenção e atividades físicas regulares. Por fim, chegam a ter 9 quilos, no caso dos machos adultos, e 7 quilos, no caso das fêmeas adultas.
11) Britânico de pelo curto
No geral, são animais antigos dentre as espécies inglesas. Porém, apresentam pelo abundante como os demais parentes e uma personalidade dócil. Comumente, um macho adulto de britânico de pelo curto chega a pesar entre 7 e 8 quilos.
12) Britânico de pelo grande
Em contrapartida, essa raça é mais jovem do que seu semelhante. Apesar disso, pode chegar a pesar 9 quilos e tem uma pelagem curiosa. Basicamente, consideraram que aa pelagem era resultado de um problema genético, mas eventualmente se tornou uma característica admirável da espécie.
13) Sphynx
Também conhecemos essa espécie de gato gigante como gato sem pelo. Nesse sentido, pode ter até 30 cm de altura e 7 kg. No geral, é uma espécie amorosa, inteligente e muito brincalhona, sendo uma excelente companhia para a família.
14) Exótico
Comumente, conhece-se a raça do gato exótico porque tem uma cara de pidão natural, com o focinho achatado e os pelos espalhados. Desse modo, tem aparência de um eterno filhote, mas também um aspecto de mal humorado. Apesar disso, se assemelha ao gato persa em tamanho e densidade da pelagem.
15) Angorá, a última das raças de gatos gigantes
Por fim, os Angorá são gatos gigantes de uma raça tipicamente peluda, mas igualmente afetuosa. No geral, são animais cheios de energia e prontos para brincadeiras diversas, sendo ainda uma das mais antigas do mundo. Ademais, chegam a viver 18 anos e tem uma pelagem densa.
E aí, conheceu as raças de gatos gigantes? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência