Curiosidades

Rambo – A verdadeira história do soldado que inspirou o personagem

A franquia de filmes Rambo foi inspirada na história de um soldado americano que teve uma vida tão agitada quanto a mostrada no cinema.

Atualizado em 15/01/2020

A vida imita a arte ou a arte imita a vida? A saber, nos filmes da franquia Rambo, é a arte que imita a vida. Isso porque a obra foi inspirada na vida do soldado norte-americano Bo Gritz. Analogamente, Gritz teve uma jornada tão inacreditável quanto a do personagem vivido por Sylvester Stallone.

James Gordon, mais conhecido como Bo Gritz, foi membro das forças especiais norte-americana. Ele não apenas era considerado um “herói americano”, como também recebeu as mais altas condecorações.

Gritz sempre foi muito carismático e, por conseguinte, sempre estava na mídia. Além de ser próximo de estrelas de Hollywood, uma vez que sua vida era sempre noticiada.

Dessa forma, os filmes do Rambo também passaram a ter uma semelhança com a realidade de Gritz. Mas, era muita semelhança mesmo! Era quase como se a arte estivesse tentando imitar a jornada de Gritz.

Rambo - a verdadeira história por detrás dos bastidores dos filmes
Bo Gritz recebendo condecorações – Fonte: central

Rambo: Programado para Matar (1982)

Rambo - a verdadeira história por detrás dos bastidores dos filmes
Fonte: cinemarden

Em 1982, John Rambo é apresentado ao mundo. Interpretado por Sylvester Stallone, o filme mostra um veterano do Vietnã dizimando populações com apenas uma pedra, uma faca, um arco e algumas flechas. Sobretudo, John era o retrato de um homem que fazia justiça com as próprias mãos.

Nas telonas do cinema, John chega a matar 504 pessoas. Igualmente a Rambo, Gritz chegou a assassinar cerca de 400 pessoas, lutou no Vietnã e era reconhecido pelos seus feitos. No entanto, nessa época Bo Gritz já havia se aposentado do exército americano. Mas isso não impediu que sua vida deixasse de ser roteiro para os próximos filme da franquia de Stallone.

Rambo 2: A Missão (1985)

Rambo - a verdadeira história por detrás dos bastidores dos filmes
Fonte: devotudoaocinema

No contexto dos anos oitenta, as eleições dos Estados Unidos elegem o ator Ronald Reagan. Enquanto isso, Bo Gritz utiliza-se de sua influência na mídia para alertar que o Sudeste Asiático está cheio de prisioneiros de guerra americanos. Entretanto, esses soldados foram capturados por comunistas russos e precisavam ser salvos. Logo, uma missão é enviada, juntamente com Gritz, para salvar esses soldados.

Então agora, tente adivinhar qual foi a história de Rambo 2? Exatamente a mesma de Gritz. No entanto, no filme a missão é custeada pela CIA e realmente existem prisioneiros presos por russos, diferente do que vai acontecer na realidade.

Mas o fato de Gritz ter se enganado em relação a ter soldados capturados não vai manchar sua áurea de herói.

Rambo 3 (1988)

Rambo - a verdadeira história por detrás dos bastidores dos filmes
Fonte: web.img3.acsta

Em 1986, Bo Gritz aceita treinar mujahdins afegãos para que estes lutem contra os soviéticos em Sandy Valley (Nevada). Posteriormente, em 1988, o terceiro filme da franquia é lançado. Em suma, o contexto da história é John Rambo ajudando uma revolta afegã conta os russos. Estranho, né?

Mas nessa altura do campeonato, Gritz já estava achando muito estranho a semelhança dos filmes com sua vida. “Quando a terceira parte foi lançada, comecei a suspeitar que minha vida se parecia muito com a de Rambo”, afirmou. Então, a partir daí ele começou a se auto dominar como “o verdadeiro Rambo”.

Rambo 4 (2008)

Rambo - a verdadeira história por detrás dos bastidores dos filmes
Cena de Rambo 4 – Fonte: observatoriodatv

Contudo, nem tudo era heroísmo na vida de Bo Gritz. Em 1998, ele tentou suicídio após sua quarta mulher pedir divórcio. No entanto, o tiro que ele deu em si mesmo não conseguiu o matar. O homem que matou tantas pessoas não havia conseguido o êxito de aniquilar a própria vida.

Logo após se recuperar de sua depressão, Gritz encontrou uma nova mulher e se tornou evangélico. Agora, sua missão era propagar as palavras do Senhor.

Esse foi o mesmo pretexto para Rambo 4. John vai a Birmânia ajudar cristãos e acaba se tornando um devoto difundindo a palavra do Senhor com tiros.

Rambo: Até o Fim (2019)

Rambo - a verdadeira história por detrás dos bastidores dos filmes
Cena de Rambo: até o fim – Fonte: .img3.acsta.net

Hoje em dia, Bo Gritz leva uma vida pacata em seu rancho. Parecido com o pretexto de Rambo: até o fim. Nenhum dos dois tem mais idade para enfrentar o crime organizado, então nada melhor do que a reclusão.

James Gordon ou Bo Gritz, é uma das poucas pessoas que podem afirmar que teve a sua vida imitada pela arte.

Se você gostou dessa matéria, talvez também queira ler: Filmes de guerra – 10 melhores para assistir online.

Fonte: ElPaís

Imagem de destaque: antyradio