Regras de xadrez – Da preparação do tabuleiro ao xeque-mate

Com séculos de existência, as regras do xadrez consistem em reunir peças com movimentos únicos a fim de derrotar o rei com um xeque-mate.

Regras de xadrez - da preparação do tabuleiro ao xeque-mate

As regras do xadrez como conhecemos atualmente surgiram no sudoeste da Europa, por volta da segunda metade do século XV. Basicamente, dois jogares se enfrentam com o objetivo de capturar o rei adversário, num movimento conhecido como xeque-mate.

A princípio, o xadrez originou-se de variações do Chaturanga, jogo indiano praticado na Índia no século VI. O jogo, inclusive, também gerou clássicos asiáticos dos tabuleiros, assim como Xiangqi e Shogi.

Para disputar a partida, são necessários um tabuleiro com casas claras e escuras (tradicional brancas e pretas), bem como 16 pessoas por jogador. A peculiaridade do jogo está nos movimentos especiais e únicos para cada tipo de peça.

Preparação do tabuleiro de xadrez

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Chess.com

Antes de aprender as regras do xadrez, é necessário organizar as peças na disposição correta. No início do jogo, cada jogador posiciona todas as suas peças nas duas primeiras linhas da extremidade do tabuleiro. Ao todo, são 8 linhas e 8 colunas, totalizando 64 casas.

Para começar, o rei deve ser posicionado numa das duas casas centrais da primeira linha do tabuleiro. O rei branco deve ser colocado na casa preta, enquanto o preto, na branca. É importante lembrar que essa é a peça mais importante do jogo, que deve ser protegida para evitar a realização do xeque-mate pelo adversário.

Em seguida, a rainha é posicionada na outra casa central, ao lado do rei. A partir daí, devem ser colocadas ao lado do casal real, em ordem, bispos, cavalos e torres (um de cada lado). Na linha da frente, então, são colocados todos os peões.

Regras do xadrez

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A partida sempre tem início com o jogador que tem as peças brancas.

Entre os seis tipos diferentes de peças, há seis diferentes regras de movimentação. No entanto, existem regras básicas que valem para todas. Nenhuma peça pode se mover para uma casa com uma peça da mesma cor, nem através de outras (embora os cavalos possam saltar outras peças).

Por outro lado, as peças podem (e devem) ser movidas para casas onde estão peças adversárias. É assim, inclusive, que elas são capturadas e removidas do tabuleiro. Quando o rei é removido dessa forma, o jogo termina em xeque-mate.

Quando uma peça captura uma adversária, seu movimento termina imediatamente.

Movimentação das peças no xadrez

Rei

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Apesar de ser a peça mais importante, segundo as regras do xadrez o Rei também é a mais fraca. Isso porque ele pode se mover apenas uma casa, ainda que possa fazê-lo em todas as direções (horizontal, vertical e diagonal). Entretanto, o Rei nunca pode se mover para uma posição em que possa ser capturando, se colocando em xeque.

Rainha

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Assim como o Rei, a Rainha pode se mover para todas as direções, mas com muito mais poder. Ela pode se mover por um número ilimitado de casas, desde que não atravesse nenhuma peça da mesma cor.

Bispo

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Os Bispos também podem se mover por um número ilimitado de casas, mas apenas na diagonal. Dessa maneira, os Bispos sempre começam e terminam seus movimentos (e a partida) em casas da mesma cor.

Cavalo

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ChessFox

Os Cavalos possuem o movimento mais singular do jogo. As regras do xadrez determinam que eles se movem num formato de “L”. Na prática, isso significa que ele se move uma casa em uma direção, e mais duas numa direção perpendicular. O movimento também pode ser feito na ordem contrária, com duas casas para um lado e, em seguida, a última num ângulo de 90 graus. Além disso, são os únicos capazes de se mover através de outras peças.

Torre

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As Torres funcionam de maneira similar aos Bispos, mas se movem apenas na horizontal e na vertical.

Peão

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Os Peões também possuem um tipo de movimento especial. A princípio, eles se movem apenas uma casa, apenas para frente. No entanto, só podem se mover na diagonal quando fazem capturas. Além disso, quando faz o primeiro movimento da partida, um Peão pode andar por duas casas.

Xeque-mate e fim da partida

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Tributário nos Bastidores

O jogo de xadrez termina quando um jogador consegue dar xeque-mate no Rei adversário. Isso significa que o Rei está numa posição em que não consegue escapar do xeque e com certeza será capturado.

Para evitar esse movimento, um jogador pode tentar mover o Rei, bloquear o xeque com uma outra peça ou capturar a peça que está realizando o xeque.

No entanto, existem circunstâncias específicas que o jogo pode terminar em empate. Nesses casos, diz-se que o Rei está afogado.

Um Rei está afogado quando o jogador não consegue realizar nenhuma jogada legal, permitida pelas regras do xadrez, e nenhuma peça pode ser movimentada. Além disso, o Rei não pode estar em xeque.

Fontes: Portal Educação, Mega Jogos, Chess, Carrefour

Imagens: Tributário nos Bastidores, ChessFox, Chess.com, Chess.comInventables

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