Curiosidades

Queimação no estômago ou azia – Causas, prevenção e como aliviar

A azia ou queimação no estômago é um desconforto causado geralmente por refluxo ácido, e alguns remédios caseiros podem aliviar essa condição.

A queimação no estômago, também chamada de azia, é aquela sensação desagradável causada por ácidos estomacais que se irradiam na região do peito. Ou seja, é um desconforto digestivo muito comum que pode ser tratado facilmente, inclusive, com remédios caseiros.

Em resumo, ela é resultado de uma condição conhecida como doença do refluxo gastroesofágico em que o ácido do estômago vaza do estômago para o esôfago.

Do mesmo modo, a azia também pode ser sinal de outras condições digestivas, que devem ser investigados por exames médicos para diagnosticar sua condição. Uma vez diagnosticado, o médico fornecerá uma dieta específica, já que a maioria dos distúrbios gastrointestinais é tratada com uma mudança na dieta.

Sintomas da queimação no estômago

azia
Fonte: Freepik

Frequentemente, a queimação no estômago não é associada apenas ao aumento do ácido estomacal, mas ela também pode ser causada quando os ácidos diminuem. Dessa forma, os sintomas mais recorrentes da azia, são:

  • Sensação de queimação no estômago, peito, esôfago e garganta
  • Náusea e vômitos
  • Gases ou flatulências
  • Arrotos
  • Inchaço abdominal
  • Dor de garganta
  • Tosse ou respiração ofegante
  • Soluços
  • Dificuldade para engolir

O que causa queimação no estômago?

ácidos estomacais
Fonte: Freepik

Nosso estômago contém ácidos que ajudam a digerir tudo o que consumimos. Desse modo, a entrada do alimento no estômago é controlada por uma espécie de válvula, que impede a entrada de ácidos no tubo digestivo. Contudo, quando essa válvula não fecha adequadamente, acontece o refluxo ácido, causando sensação de queimação. Isso pode ser causado por vários motivos, como por exemplo:

  • Comer em excesso ou rápido demais
  • Obesidade
  • Consumo de alimentos muito gordurosos
  • Cafeína
  • Bebidas alcoólicas
  • Tabagismo
  • Deitar após as refeições
  • Estresse
  • Gravidez

Como aliviar a queimação no estômago ou azia?

A azia pode ser causada por diversos fatores. Como resultado, existem muitas maneiras de aliviar a queimação no estômago sem necessariamente recorrer a medicamentos. Em outras palavras, alguns remédios caseiros podem aliviar a sensação de queimação de forma natural e rápida, confira:

1. Bicarbonato de sódio

aliviar queimação
Fonte: Freepik

Em primeiro lugar, está o bicarbonato de sódio – um produto barato e totalmente natural. Para aliviar a queimação, dissolva uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água. O bicarbonato de sódio ajudará a neutralizar o ácido.

2. Chá de Erva-Doce

queimação e azia e remédios caseiros
Fonte: Freepik

Em segundo lugar, a erva-doce é outra opção. Ela é vendida na maioria dos supermercados e casas de produtos naturais. Assim, além de ser bastante usada para acalmar os nervos em situações de estresse, também pode ajudar a aliviar a irritação causada pelo refluxo ácido.

3. Chicletes ou goma de mascar

refluxo ácido
Fonte: Freepik

A saliva ajuda a diluir o ácido estomacal. Portanto, aumentar a quantidade de saliva produzida após uma refeição é uma ótima maneira de ajudar a prevenir a produção de ácido. Então, mascar um chiclete por pelo menos 30 minutos pode ajudar a diminuir a azia.

4. Gengibre

estômago e remédios caseiros
Fonte: Freepik

A raiz de gengibre é um remédio eficaz que ajuda a aliviar uma série de problemas estomacais como náuseas a refluxo ácido, por exemplo. Além disso, pode acalmar o estômago, bem como, agir como um tampão ácido. O gengibre ainda possui compostos anti-inflamatórios e analgésicos.

5. Vinagre de maçã

remédios caseiros
Fonte: Freepik

O vinagre é um dos remédios favoritos usado por muita gente para aliviar a azia. Dessa forma, basta misturar 3 colheres de chá de vinagre de maçã em um copo de água e beber antes de cada refeição ou antes de dormir.

6. Banana, maçã e mamão

remédios caseiros
Fonte: Freepik

Você sabia que algumas frutas contêm antiácidos naturais? Por isso, experimente comer uma banana todos os dias para combater o refluxo ácido. Se você não gosta de banana, também pode substituir essa fruta por maçã ou mamão.

7. Parar de fumar

Fonte: Freepik

Se você é fumante, aqui está mais um motivo para você parar de fumar. Aliás, este hábito pode agravar o quadro de refluxo ácido e a sensação de azia ou queimação podem se tornar mais recorrentes.

8. Mudanças no estilo de vida

Fonte: Freepik

Se você está acima do peso, às vezes, fazer pequenas mudanças em sua dieta e aumentar a atividade física pode aliviar a azia.  Portanto, tente evitar o consumo de alimentos gordurosos ou ultraprocessados, além de cafeína, chocolate, refrigerantes e bebidas alcóolicas.

9. Leite de magnésia pode ajudar a aliviar a azia

como tratar refluxo ácido
Fonte: Freepik

O leite de magnésia ou hidróxido de magnésio tem efeito antiácido no estômago. Como resultado, ele também é usado com outros medicamentos para tratar azia, indigestão, assim como dores no estômago.

10. Iogurte

ácidos estomacais
Fonte: Freepik

O iogurte contém probióticos, ou seja, componentes eficazes no tratamento da esofagite de refluxo e da queimação e da dor associadas a ela. Basta tomar o iogurte, de preferência gelado, sempre que sentir a sensação de queimação no estômago e no peito.

Por fim, alguns desses remédios caseiros proporcionam alívio imediato, enquanto outros podem levar alguns minutos para mostrar seus efeitos. Assim, lembre-se ainda que usar medicamentos sem prescrição pode causar efeitos colaterais. Por isso, na dúvida, consulte o seu médico.

Aliás, achou o conteúdo interessante e quer saber mais sobre o assunto? Logo depois, confira: Remédio caseiro para azia – 12 soluções para aliviar o problema

Fontes: Blog do Nove, Uol

Fotos: Freepik

Próxima página »

Escolhidas para você