Curiosidades

10 remédios caseiros que funcionam para acabar com a caspa

Para acabar com o problema de impurezas no couro cabelo, alguns remédios caseiros para caspa podem ser a solução que você precisava.

Por P.H Mota

Cuidar dos cabelos e mantê-los limpos, bonitos e saudáveis pode exigir algum esforço. A situação pode ficar ainda mais complicada se você estiver sofrendo com aparição de caspas, por exemplo. Apesar disso, existem alguns remédios caseiros para caspa que podem aliviar o problema.

A caspa costuma ser causada por problemas como excesso de oleosidade ou fungos no couro cabelo. Assim, pele fica muito seca e provoca o surgimento de pequenas placas brancas.

Existem vários problemas que podem levar a aparição de caspas. Entre eles estão pele seca, dermatite seborreica e sensibilidade a produtos específicos, bem como o surgimento de fungos. Além disso, a utilização de bonés, gorros e chapéus e lavar os cabelos com água muito quente também pode agravar a situação.

Principais causas

Continua após a publicidade

A caspa é causada quando um tipo de fungo chamado Malassezia começa a crescer no couro cabeludo. No entanto, isso resulta em danos ao couro cabeludo e causa secura severa. Existe outro tipo de caspa em que seu couro cabeludo começa a produzir mais óleo e, como resultado, a caspa parece ser pegajosa e oleosa em seu cabelo. Assim, entre as principais causas da caspa estão:

  • Escovagem e lavagem irregular dos cabelos.
  • Não usar shampoo constantemente
  • Estresse e qualquer tipo de doença mental
  • Mal de Parkinson

10 remédios caseiros para acabar com a caspa

Ômega 3

Remédios caseiros para caspa - dicas simples pra acabar com o problema
Saúde Abril

Os ácidos graxos ômega 3 podem ajudar na redução de inflamações no corpo humano. Dessa maneira, podem combater a irritação no couro cabelo e por fim à caspa. Além disso, eles ajudam na saúde do coração e dos pulmões, bem como fortalecem o sistema imunológico. A deficiência de ômega 3 no organismo gera vários sintomas, incluindo pele e cabelos secos. É possível encontrar ômega 3 em alimentos como sementes de linhaça, sementes de chia e nozes.

Continua após a publicidade

Vinagre de maçã

Remédios caseiros para caspa - dicas simples pra acabar com o problema
Tua Saúde

A verdade é que não há estudos que comprovem a eficácia do vinagre como um dos remédios caseiros para a caspa. Apesar disso, ele é capaz de eliminar fungos e bactérias, ajudando a limpar o couro cabeludo. A acidez do vinagre também combate o excesso de oleosidade do cabelo e remove células mortas na cabeça.

Basta misturar meio copo de vinagre em meio copo de água. Então, molhe um algodão na mistura e passe pelo couro cabelo. Em seguida, é só massagear toda a cabeça por cerca de 2 ou 3 minutos e deixar o vinagre agir pelos próximos 20 minutos. Aí, é só lavar com água fria. Até que a caspa desapareça, essa lavagem pode ser feita diariamente.

Continua após a publicidade

Gel de babosa

eCycle

O gel encontrado nas folhas da babosa são úteis para a hidratação da pele. Sendo assim, sua aplicação no couro cabeludo pode reduzir a irritação e a descamação. É só massagear o couro cabeludo com o gel e deixá-lo agir por 30 minutos. Para remover, utilize água fria e algum shampoo neutro. Apesar de eficaz, é recomendado que esse procedimento só seja feito 2 ou 3 vezes por semana.

Aspirina

Remédios caseiros para caspa - dicas simples pra acabar com o problema
Gazeta do Povo

O ácido acetil salicílico, base da aspirina, também é utilizado em vários produtos que combatem a caspa. Dessa maneira, é natural que a aspirina seja um dos remédios caseiros para caspa com bom resultado. No entanto, ainda que o produto seja eficaz, é melhor apostar em shampoos que tenham o composto. Isso porque o remédio é feito de uma forma que não incomode o estômago, o que retira algumas propriedades de eficácia para essa função.

Suco de limão

Tua Saúde

Assim como no caso do vinagre, a acidez do limão tem efeitos positivos no couro cabeludo. Pode diminuir a coceira, equilibrar o pH e ainda reduzir a oleosidade. Além disso, a vitamina C do limão combate os fungos que podem gerar caspas. É só espremer o suco de um limão num recipiente e aplicá-lo no couro cabeludo com a ajuda de um algodão. Deixe o suco agir por 10 minutos e lave o cabelo com água fria.

Bicarbonato de sódio

Remédios caseiros para caspa - dicas simples pra acabar com o problema
eCycle

Por causa de sua função esfoliante, é possível apostar no bicarbonato como um dos remédios caseiros para a caspa. Dessa forma, ele é capaz de remover a pele descamada e limpar a caspa. Por outro lado, o bicarbonato tem pH muito alto, ou seja, pode danificar os fios.

Continua após a publicidade

Contudo, pessoas com cabelo longo, ressecados ou que passaram por tratamentos químicos devem evitar o método. Assim, basta dissolver uma colher em um copo de 100 ml de água e deixar agir no couro cabelo de 5 a 10 minutos.

Mel

Remédios caseiros para caspa - dicas simples pra acabar com o problema
HuffPost

O mel é outro produto com capacidade para remover bactérias, o que pode ajudar a limpar o couro, sem agredir a área. Entretanto, é importante que o produto seja removido em no máximo 30 minutos depois da aplicação, para que não seque na cabeça e cause dano à pele e aos fios.

Probióticos

Viva Bem

Probióticos são micro-organismos que fazem bem ao corpo humano, fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, podem combater infecções de fungos e doenças de pele, como eczema e dermatite. Aliás, eles podem ser encontrados na forma de suplemento, ou em alimentos como kombucha, kimchi, tempeh, chucrute e natto.

Oléo de tea tree

A Naturalíssima

Mais conhecido como melaleuca, o óleo de tea trea é um antisséptico natural que age no combate aos fungos. Sendo assim, pode ser adicionado ao shampoo para combater impurezas do couro cabeludo que contribuem para a proliferação de caspas. Portanto, basta misturar 1 ou 2 gotas no shampoo aplicado na mãe e aplicar no cabelo, antes de lavar com água fria.

Continua após a publicidade

Azeite

Remédios caseiros para caspa - 9 opções naturais para acabar com elas
Pexels

Por fim, o azeite pode fazer muito bem ao seu cabelo. Tudo que você precisa fazer é aplicar azeite de oliva no cabelo e isso fortalece o couro cabeludo. Todavia, o preparo do azeite requer um formato prescrito que precisa ser feito para se livrar da caspa. Em primeiro lugar, aplique um pouco de azeite no cabelo. Após 10 minutos, você pode lavar o cabelo suavemente com shampoo.

Fontes: Tua Saúde, Ecycle, Minha Vida

Imagens: She Wanted, A Naturalíssima, Viva Bem, HuffPost, eCycle, Tua Saúde, Gazeta do Povo, eCycle, Tua Saúde, Saúde Abril

Bibliografia:

Continua após a publicidade

RENISHEYA, Joy J. et al.. Anti-bacterial and antifungal activity of Aloe Vera gel extract. International Journal of Biomedical and Advance Research . 184-187, 2012

MAYO CLINIC. Dandruff. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/dandruff/symptoms-causes/syc-20353850>. Acesso em 26 Mai 2020

GUPTA, Aditya et al.. Role of Antifungal Agents in the Treatment of Seborrheic Dermatitis. American Journal of Clinical Dermatology. Vol. 5, n.6. 2004

YU, D. et al.. Antifungal modes of action of tea tree oil and its two characteristic components against Botrytis cinerea. Journal of Applied Microbiology. 1253-1262, 2015

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você