Curiosidades

Rinite alérgica: remédios naturais para fazer em casa

A rinite alérgica consiste em uma inflamação da mucosa do nariz, mas pode ser tratada como remédios naturais em casa com facilidade.

Em primeiro lugar, a rinite alérgica consiste em uma doença atópica que se caracteriza por uma inflamação da mucosa do nariz. Nesse sentido, os sintomas mais comuns são a obstrução nasal, espirros, zumbido no ouvido, dores de gargante e afins. Porém, existem remédios naturais capazes de resolver o problema em casa, apesar de haverem diferentes classificações dessa doença.

A princípio, uma alergia consiste num conjunto de condições médicas provocadas pela hipersensibilidade do sistema imune a algumas substâncias específicas. Como exemplo, pode-se citar pólenes, ácaros, poeira ou alguns alimentos. Desse modo, a rinite alérgica faz parte do grupo de engermidades alérgicas, como a própria asma. Curiosamente, estima-se que 20% da população mundial sofram com esses males, mas a rinite é uma das mais comuns entre elas.

Apesar disso, não se trata de um problema contagioso, mas há influência de uma predisposição genética do sistema imune em produzir as células que despertam a alergia como reação a corpos estranhos. Sendo assim, compreende-se que existem dois tipos de rinite. Primeiramente, a rinite sazonal, que consiste em uma alergia original dos grãos de pólen. Sobretudo, no hemisfério Norte, as árvores causam esses sintomas durante a primavera, no verão e outono quando há renovação das árvores.

Por outro lado, ainda existe a rinite perenal, que acontece durante todo o ano. No geral, a alergia aos ácaros é a principal causa, mas percebe-se o início desse tipo principalmente durante a infância. Entretanto, especialistas entendem que a evolução desse tipo de rinite é menos favorável do que a alérgica sazonal. Por fim, aprenda a tratar desse problema com remédios naturais

Remédios naturais contra a rinite alérgica:

1. Alcaçuz

Remédios naturais contra a rinite alérgica para fazer em casa
Fonte: Melhor com saúde

Também conhecido como regaliz, o alcaçuz natural não tem nada a ver com aquele doce azedinho. Na natureza, o alcaçuz é um tipo de arbusto, muito utilizado na medicina oriental, especialmente devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Aliás, para termos uma ideia do potencial dessa planta, ela é considerada um tipo natural de cortisona.

A parte potente contra a rinite é a raiz do alcaçuz, que também é uma ótimo expectorantes. Tanto o chá, quanto pastilhas, ou mesmo o sumo da raiz atuam contra vários tipos de alergias.

Continua após a publicidade

Mas, por ser um medicamento forte, apesar de natural, é preciso tomar alguns cuidados na hora de consumir o alcaçuz. O indicado é que hipertensos e pessoas que já façam uso de outros remédios consultem um médico antes de iniciar o uso da planta.

2. Urtiga para diminuir os sintomas da rinite

Remédios naturais contra a rinite alérgica para fazer em casa
Fonte: Melhor com Saúde

Outra planta que é ótima contra a rinite alérgica é a urtiga. Devido ao potencial depurativo dessa planta, ela ajuda a bloquear os efeitos da histamina, uma substância responsável por despertar alergia em muita gente.

A urtiga pode ser consumida em forma de chá ou como extrato, embora há quem prepare sopas com as folhas. Como remédio natural, ela ajuda a descongestionar o intestino, interromper a mucosidade, e da tosse alérgica, especialmente no caso de intolerância ao pólen.

OBS: Se for preparar qualquer coisa com urtigas, não se esqueça de usar luvas e evitar que ela passe sobre sua pele, em qualquer lugar do corpo. Para quem não sabe, a superfície dessa planta conta com uma espécie de pelinhos que deixam a pele irritada.

3. Mel e pólen

Fotografia de mel com pólen
Fonte: Melhor com Saúde

Outro bom remédio contra a rinite é o mel, que já contém pólen em sua composição, mesmo que em pequenas quantidades. Mas, esse é um tipo de remédio natural um tanto polêmico. Isso porque o próprio pólen pode despertar alergias, ao mesmo tempo em que tem o poder de controlar reações alérgicas em temporadas em que ele está abundando no ambiente.

Para ter certeza de que a ação do pólen vai ser positiva em seu organismo é preciso ir testando sua resistência à substância. O ideal é ir consumindo pólen aos poucos, começando por um grânulo diariamente e ir adicionando um a um com o passar dos dias, até que você consiga consumir uma medida semelhante a uma colher de chá de pólen.

Continua após a publicidade

No entanto, a qualquer reação alérgica, o certo mesmo é cortar de vez o consumo e tentar outro remédio natural contra a rinite. Certo?

4. Chá verde para tratar da rinite alérgica

Fotografia de chá natural
Fonte: Melhor com Saúde

Além de ser um ótimo aliado na perda de peso, o chá verde ajuda no controle da rinite, diminuindo e aliviando a reação e os sintomas das alergias. O ideal é que as pessoas consumam até três xícaras por dia, ou, se preferir, pode consumir o chá verde em extrato ou em comprimidos.

5. Açafrão

Remédios naturais contra a rinite alérgica para fazer em casa
Fonte: Melhor com Saúde

Também conhecido como cúrcuma, esse tempero é ótimo para a saúde. Além de prevenir e diminuir os sintomas de crises alérgicas, ele também tem propriedades antioxidante, anticancerígena, anti-inflamatória e assim por diante. Por fim, o açafrão pode ser consumido diariamente, em sopas, cremes, refogados e no que mais sua criatividade permitir.

6. Óleo essencial de eucalipto

5 remédios naturais contra a rinite alérgica
Fonte: Tua Saúde

Em resumo, óleo essencial de eucalipto possui eucaliptol em sua composição. No geral, trata-se de uma substância ocm ação anti-inflamatória das vias respiratórias que ajuda na redução da produção de catarro. Além disso, é um remédio natural que também ajuda na eliminação do mesmo, causando alívio na respiração.

Comumente, indica-se o uso por inalação e não por via oral. Nesse sentido, de 3 a 5 gotas de óleo essencial são suficientes para tratar a rinite alérgica.

7. Vinagre de maçã

Fotografia de vinagre de maçã
Fonte: Tua Saúde

Basicamente, o vinagre de maçã possui polifenóis em sua composição, que apresentam propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Nesse sentido, há ampla atuação no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, ainda combate a inflamação das vias respiratórias que fazem parte dos sintomas e reações da rinite alérgica. No geral, basta misturar de uma a duas colheres em um copo de água e tomar antes das refeições.

Continua após a publicidade

8. Chá de gengibre e alho

Fotografia de gengibre e alho
Fonte: Tua Saúde

Sobretudo, o chá de gengibr e alho possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias por conta da presença de substâncias como a alicina, presente no alho. Por outro lado, o gengibre contém fenóis ocmo o gingerol, chogaol e zingerona que também ajudam a combater os sintomas da rinite. Além disso, o chá auxilia a fortalecer o sistema imunológico, bastando um chá com três dentes de alho e um pedaço pequeno da raiz de gengibre para sentir os efeitos.

E aí, aprendeu sobre os remédios naturais para tratar a rinite alérgica? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Fonte: Melhor com Saúde, Tua Saúde

Imagens: Melhor com Saúde, Tua Saúde

Próxima página »

Escolhidas para você