Listas

Conheça os remédios naturais que ajudam na ansiedade

Sabe aquele 'cházim' de camomila, que sua vó já te ofereceu? Ele é um dos remédios naturais para ansiedade de nossa lista. Confira os outros mais comuns.

Suor excessivo, coração acelerado, tremor nas mãos…a ansiedade é mais do que apenas se sentir estressado. É uma condição crônica que pode ter um impacto diário ou apenas surgir periodicamente. No entanto, alguns remédios naturais podem ajudar a aliviar a ansiedade sem medicação ou como estratégias complementares ao lado do tratamento indicado.

A maioria desses remédios naturais incluem chás de ervas que têm benefícios de redução de ansiedade. As ervas para o estresse podem ser poderosos aliados funcionais para o corpo humano, apoiando o corpo no equilíbrio, no reparo e na normalização dos processos fisiológicos.

Portanto, elas são capazes de ajudá-lo a relaxar, dormir à noite ou reduzir a tensão que acompanha as crises de ansiedade. Abaixo está uma lista dos oito melhores chás de ervas para ansiedade e alívio do estresse que você pode usar para melhorar sua saúde.

8 remédios naturais que ajudam na ansiedade

1. Camomila

O chá de camomila vai acalmar sua mente. A camomila é uma erva maravilhosa que ajuda a aliviar a tensão e acalmar a mente ansiosa. Estudos mostraram que o uso de camomila tem efeitos ansiolíticos em pessoas com transtorno de ansiedade generalizada leve a moderada; além de ter alguma atividade antidepressiva também. Acredita-se que a camomila seja mais benéfica para aqueles que sentem raiva e inflamação quando estão sob estresse.

2. Chá verde

Se seus níveis de energia estiverem baixos enquanto você também estiver ansioso, o chá verde pode ajudar a dar ao seu corpo um leve impulso de energia sem piorar a irritabilidade ou o nervosismo.

O teor de L-teanina do chá verde (muito maior no chá verde matcha) ajuda a aumentar as ondas alfa do cérebro, permitindo que se tenha energia focada – ao contrário da dispersa que pode vir com o café. A L-teanina por si só como suplemento também é um ótimo auxiliar relaxante.

Continua após a publicidade

3. Flor da paixão – Maracujá

Existem mais de 550 variedades de Passiflora. Os nativos das Américas a usavam como remédio herbal, e exploradores espanhóis no século XVI levaram a planta para a Europa. Foi cultivado lá e é amplamente utilizado por suas propriedades calmantes.

A passiflora proporciona um chá calmante que muitas pode desacelerar uma mente confusa e promover uma boa noite de sono. Além disso, este chá pode ser usado para reduzir ansiedade, tratar sintomas da menopausa, dores no corpo, tosse e outras condições.

Aliás, existe um composto químico no maracujá que aumentará a atividade de um certo neurotransmissor em seu cérebro chamado gama-aminobutírico (GABA).

Portanto, beber chá de Passiflora aumentará seus níveis de GABA para que você possa se sentir menos ansioso e adormecer.

4. Valeriana

A valeriana é uma erva que tem sido usada como sedativo suave desde os tempos da Roma e da Grécia antigas. Hipócrates foi relatado para ter usado para tratar distúrbios nervosos. Hoje, muitas pessoas confiam na valeriana como um auxílio para dormir profundamente e relaxar.

Aliás, algumas pesquisas sugerem que a suplementação com valeriana também pode ajudar com cólicas menstruais e ondas de calor durante a menopausa. Além disso, pode acalmar espasmos gastrointestinais e dores musculares também.

Continua após a publicidade

Chás e suplementos alimentares são feitos de raízes de valeriana e caules subterrâneos. Muitas vezes é combinado com outras ervas, como erva-cidreira e maracujá, em misturas de chá que podem acalmar a ansiedade.

5. Chá de Lavanda

As pessoas bebem este chá para depressão e ansiedade há muitos anos. Este chá anti-ansiedade irá ajudá-lo a ficar relaxado e aliviar seus sintomas de depressão.

Além disso, o chá de lavanda vai melhorar seu humor. Em um artigo de 2013 publicado no PubMed, os pesquisadores descobriram que, quando os participantes com ansiedade receberam lavanda, eles alegaram ter menos estresse e ansiedade – do que os participantes que receberam placebo.

6. Flor de lúpulo

Se você pensou em cerveja, não se enganou! Mas, não é consumindo cerveja que você vai desfrutar dos benefícios do lúpulo. A primeira indicação é que o lúpulo foi usado na Alemanha por volta de meados dos anos 700 d.C.

Desde o primeiro uso, a erva se tornou um ingrediente popular na fabricação de cerveja. Assim, quando se trata de benefícios médicos do lúpulo, esta planta tornou-se uma adição frequente a vários suplementos de saúde.

Além disso, os cientistas acreditam que pode promover o sono ideal e ajudar a lidar com a insônia e proporcionar alívio da ansiedade.

Continua após a publicidade

7. Erva-cidreira

A erva- cidreira tem sido usada desde o século XVI por seu efeito sedativo suave e aroma agradável de limão. Até seu nome é calmante. A palavra “cidreira” significa calmante ou restaurador.

Desse modo, a erva-cidreira está na família das mentas e é amplamente utilizada em países do Mediterrâneo, Europa e Extremo Oriente. O chá de erva-cidreira é muitas vezes feito sozinho a partir das folhas da planta ou misturado com outras ervas calmantes, como maracujá e camomila.

Além disso, pesquisas sugerem que é útil quando combinado com tratamentos para ansiedade e distúrbios do sistema nervoso central.

8. Alimentos ricos em ômega-3

Por fim, os ácidos graxos ômega-3 desempenham um papel vital na regulação da função cerebral. Estudos mostraram que uma dieta rica em ômega-3 pode reduzir as mudanças de humor, neutralizar tendências agressivas e aumentar o desempenho cognitivo.

Embora isso não seja suficiente para tratar a depressão por si só, o ômega-3 pode, sem dúvida, fornecer um grau de estabilidade extra, enquanto outros tratamentos abordam as causas subjacentes.

Com efeito, alimentos que são boas fontes de ômega-3 incluem peixes oleosos, como atum e cavala, bem como nozes e sementes e gemas de ovos.

Continua após a publicidade

Então, gostou de conhecer estes remédios naturais para a ansiedade? Pois, leia também: Chás para dormir – Quais os melhores para ter uma ótima noite de sono?

Bibliografia

KIM Hyo-Won et al. Effectiveness of the Sleep Enhancement by Green Romaine Lettuce (Lactuca sativa) in a Rodent Model. Biological and Pharmaceutical Bulletin. 42. 10; 1726-1732, 2019

EUROPEAN MEDICINES AGENCY. European Union herbal monograph on Hypericum perforatum L., herba (traditional use).

RAKEL, David. Integrative Medicine. 4 ed. Elsevier, 2018. 46-51.

SARRIS, Jerome et al.. Kava in the treatment of generalized anxiety disorder: a double-blind, randomized, placebo-controlled study. Journal of Clinical Psychopharmacology. Vol.33, n.5. 643-648, 2013

Continua após a publicidade

HERBARIUM. Hipérico. 2009. Disponível em: <https://img.onofre.com.br/raiadrogasil_bula/52559.pdf>

Fonte: Tua Saúde, Fepo

Próxima página »

Escolhidas para você