Listas

7 calmantes naturais para ansiedade, insônia e nervosismo

O estresse e a ansiedade são obstáculos frequentes na vida, mas alguns calmantes naturais podem ajudar você a lidar com eles.

As ervas que são calmantes naturais e tradicionais têm uma longa história de uso seguro e eficaz contra problemas como ansiedade, nervosismo e insônia. Além disso, a ciência mostrou que muitas delas, como a passiflora incarnata (flor do maracujá), funcionam ainda melhor do que os ansiolíticos prescritos.

Você pode encontrar suplementos de ervas em comprimidos ou em pó, mas uma ótima maneira de obter os efeitos calmantes é fazendo um chá. Aliás, algumas ervas são fáceis de encontrar em forma de chá, como camomila e melissa, por exemplo.

Desse modo, os calmantes naturais que ajudam com nevorsimo, ansiedade e o estresse, incluem:

1. Passiflora

Passiflora contém flavonóides relaxantes dos nervos, que ajudam a desestressar e dormir melhor. Aliás, esta flor tropical tem um gosto bom e é comumente usada em muitos sedativos à base de plantas, sem receita médica.

Continua após a publicidade

2. Valeriana

As raízes da erva valeriana são frequentemente usadas para tratar insônia, inquietação e ansiedade em pacientes. Em suma, o ácido valerênico nas raízes de valeriana inibe a quebra do neurotransmissor GABA. Com efeito, isso induz um sono de melhor qualidade. Além disso, valeriana trabalha com os princípios dos medicamentos anti-ansiedade, promovendo o sono profundo.

3. Camomila

A camomila é uma antiga erva medicinal conhecida por seus efeitos relaxantes. Mesmo os estudos científicos modernos comprovam a eficácia da camomila. Assim, ela reduz a ansiedade, acalma os nervos e alivia a insônia.

Continua após a publicidade

4. Erva de São-João ou Hipericão

Esta erva tem sido usada por centenas de anos para melhorar uma variedade de condições de saúde, incluindo náuseas, bronquite, picadas de insetos e irritações da pele (para citar alguns). É também uma erva poderosa para combater distúrbios do sono; ou seja, a erva de São-João promove um sono melhor principalmente aliviando a ansiedade e reduzindo o estresse.

5. Melissa ou cidreira

A erva-cidreira pertence à família das plantas da hortelã e tem sido usada em chás e outras receitas. Com efeito, seu chá acalma os nervos, alivia a dor e alivia os sintomas de insônia leve. Esta erva natural também é usada na medicina homeopática para tratar ansiedade e estresse.

Continua após a publicidade

6. Tília

O chá de tília é famoso por suas potentes propriedades sedativas há centenas de anos. Assim, ele pode aliviar a pressão alta, acalmar a ansiedade e aliviar a digestão.

7. Alfazema

As propriedades antidepressivas, sedativas e calmantes da cumarina ajudam a dormir melhor. Estudos mostram que as ervas de lavanda podem relaxar os nervos, reduzir os níveis de ansiedade e estabilizar os transtornos de humor. Dessa forma, a redução do estresse, da ansiedade e do humor positivo promove a vigília diurna e um sono melhor à noite.

Como fazer um chá usando esses calmantes naturais?

Beber uma xícara de chá quente antes de dormir é uma das melhores dicas para acalmar e dormir melhor durante a noite. Assim, chás contendo camomila, erva-cidreira, maracujá e lavanda atuam como calmantes naturais e promotores de um sono melhor.

Quando mergulhadas em água fervente e consumidas, essas ervas têm um leve efeito sedativo na mente, corpo e espírito. Portanto, para fazer qualquer chá usando os calmantes naturais acima citados, você pode seguir este método:

Continua após a publicidade

Ingredientes:

  • 2 colheres ou 2 sachês da erva de sua preferência
  • 250 ml de água

Modo de preparo:

  • Em primeiro lugar coloque 250 ml de água para ferver;
  • Quando começar a formar as primeiras bolhas, desligue o fogo;
  • Posteriormente, acrescente duas colheres da erva ou os dois sachês e deixe essa mistura abafada, em infusão, por de 5 a 10 minutos, aproximadamente;
  • Por fim, coe e tome o chá ainda morno.

Calmantes naturais em cápsulas ou comprimidos

A fitoterapia, também chamada de medicina botânica ou fitomedicina, refere-se ao uso de sementes, bagas, raízes, folhas, cascas ou flores de uma planta para fins medicinais. É o sistema de medicina mais antigo e que existe até hoje.

Desse modo, alguns exemplos de fitoterápicos ou calmantes naturais para tratar ansiedade, nervosismo e estresse incluem:

Continua após a publicidade
  • Passiflorine;
  • Maracugina;
  • Sintocalmy;
  • Pasalix;
  • Recalm;
  • Serenus;
  • Calman;
  • Ansiopax.

No entanto, vale lembrar que não é recomendado o uso deliberado desses comprimidos, pois somente quando prescritos por um profissional da saúde, são seguros, eficazes e poderão atender as suas necessidades.

Remédios naturais para grávidas

Embora as ervas sejam naturais, nem todas as ervas são seguras para tomar durante a gravidez. Desse modo, é importante que as mulheres grávidas não tomem nenhum produto à base de plantas sem falar primeiro com seu médico.

As mulheres também são aconselhadas a consultar um fitoterapeuta experiente (ou outros profissionais treinados para trabalhar com ervas) se quiserem tomar ervas durante a gravidez. Aliás, alguns produtos à base de plantas podem conter agentes que são contraindicados na gravidez.

As ervas podem conter substâncias que podem causar aborto espontâneo, parto prematuro, contrações uterinas ou lesões no feto. Aliás, poucos estudos foram feitos para medir os efeitos de várias ervas em mulheres grávidas ou fetos.

Continua após a publicidade

As seguintes ervas foram classificadas como provavelmente ou possivelmente seguras para uso durante a gravidez:

  1. Folha de framboesa vermelha: rica em ferro, ajuda a aumentar a produção de leite, bem como diminuir a náusea e aliviar as dores do parto;
  2. Folha de hortelã -pimenta: útil para aliviar náuseas, enjôos matinais e flatulência;
  3. Raiz de gengibre: ajuda a aliviar náuseas e vômitos;
  4. Camomila: calmante natural ajuda a aliviar a ansiedade, estresse, bem como inquietação e pele irritada.

Remédios naturais para bebês e crianças

Por fim, os calmantes naturais podem ser uma melhor opção para crianças e bebês. Aliás, de todas as ervas que listamos, a camomila é uma das mais indicadas, pois acalma e relaxa o sistema nervoso, além de ser útil para muitos outros problemas.

Além disso, ela auxilia o sistema digestivo, acalma a barriga, alivia a ansiedade, ajuda com problemas como diarreia, cólicas, refluxo ácido, indigestão, infecções; bem como estimula o sistema imunológico, ajuda a curar feridas e alivia a pele irritada.

A principal preocupação ao dar chá para crianças é o teor de cafeína. As crianças são mais propensas a serem afetadas pelo teor de cafeína no chá preto e verde, principalmente por causa do seu tamanho e baixo peso corporal.

Continua após a publicidade

Consumi-lo pode levar à insônia e possíveis efeitos na frequência cardíaca e na pressão arterial. Portanto, esses remédios naturais só devem ser administrados após consultar o pediatra da criança.

Todavia, além da camomila, existem outros chás seguros para as crianças beberem, são eles:

  • Passiflora
  • Hibisco
  • Capim Limão
  • Alcaçuz
  • Hortelã
  • Dente de Leão
  • Erva-cidreira
  • Alfazema
  • Cúrcuma

Bibliografia
RAKEL, David. Integrative Medicine. 4 ed. Elsevier, 2018. 46-51.
Women’s Health Series: Herbs of Special Interest to Women. J Am Pharm Assoc. 40(2):234-242, 2000.
Raspberry leaf in pregnancy: its safety and efficacy in labor. J Midwifery Women’s Health. 2001 Mar-Apr;46(2):51-9. PMID: 11370690
Belew, C. (1999). Herbs and the childbearing woman: Guidelines for midwives. J Nurse-Midwifery. 44:231-252.

Então, gostou de saber quais são os principais calmantes naturais? Pois, leia a seguir: Benefícios da hortelã, propriedades nutricionais e como fazer o chá

Continua após a publicidade

Fonte: Tua Saúde

Próxima página »

Escolhidas para você