Sabe aqueles dias em que você amanhece com nariz vermelho e escorrendo? Ou então, aquele dia que você começa a espirrar sem parar e com a garganta dolorida? Se você já teve dias assim, então você já esteve resfriado.
Aliás, o resfriado é tão comum, que provavelmente todo ser humano já teve alguma vez na vida.
Para quem não sabe, o problema se trata de uma infecção viral e benigna do trato respiratório superior. Inclusive, essa infecção normalmente afeta mais o nariz e a garganta. Além do mais, pelo fato dela ser tão comum, você consegue contraí-la com muita facilidade, seja no corrimão do ônibus, ou na sala de aula ou de trabalho.
Aliás, por ser tão fácil de proliferar, a nossa dica que você mantenha sempre as mãos higienizadas. Ainda mais se você tiver usado o transporte público, usado o corrimão ou os aparelhos da academia, por exemplo. Isso porque lugares de muita circulação e de uso coletivo são verdadeiros conglomerados de bactérias.
Sintomas
Para você entender melhor, os sintomas do resfriado são inúmeros. Porém, antes de saber quais são os principais sinais, é importante destacar que eles costumam se manifestar de três dias a uma semana após o contato com o vírus.
Já, com relação à duração dos sintomas, eles persistem, em média, de 3 a 4 dias. Agora se você for fumante, o resfriado pode se prolongar por 7 ou até 10 dias. Ou seja, mais um sinal negativo do tabagismo.
Enfim, agora que você já sabe por quanto tempo dura os sintomas, vale destacar quais são eles:
- Congestão nasal;
- Corrimento nasal, claro como água;
- Garganta irritada e com dor;
- Espirros;
- Febre, que pode ocorrer em crianças pequenas, geralmente baixa. Contudo, adultos e crianças maiores, dificilmente, têm febre.
Transmissão
Para título de curiosidade, existem mais de 200 vírus que podem causar o resfriado. Esses vírus, portanto, são transmitidos através de transmissão respiratória.
Ou seja, o contágio pode ser mais fácil do que você imagina. Tanto é que o simples fato de você estar em um mesmo ambiente que uma pessoa resfriada pode fazer com que você também fique doente.
Assim sendo, vale destacar que o vírus do resfriado consegue entrar pelo corpo através da mucosa da boca, dos olhos, ou do nariz. Sobretudo, o mais comum de ocorrer é você contaminar sua mão, através do contato manual com pessoas ou objetos contaminados. Até porque, sem perceber, você acaba levando a mão infectada no rosto.
Outra possibilidade de contaminação é por meio de gotículas invisíveis suspensas no ar. Normalmente, após a pessoa resfriada espirar, tossir ou falar, o próprio ar em volta fica infectado. Mas, nesse caso, é preciso estar a menos de um metro da pessoa.
Além do mais, lugares fechados, como escolas, transporte coletivo e ambientes de trabalho e o compartilhamento de objetos contaminados, como corrimãos, talheres e telefones são também formas de transmissão.
Fatores de risco
Idade
Primeiramente, existem inúmeros fatores de risco para se contaminar com o resfriado. Inclusive, como já se sabe, ele pode ser bem fácil de ser adquirido. Porém, alguns fatores, como a idade podem facilitar um pouco mais esse contágio.
As crianças, aliás, são os principais portadores do vírus do resfriado. Basicamente, isso ocorre por que elas levem menos em consideração hábitos de higiene. É comum, por exemplo, que uma criança beba no mesmo copo que a outra, que pegue das coisas ao redor e coloque a mão na boca e assim por diante.
Assim sendo, após a criança se infectar, ela então passa a estar sujeita a transmitir para as outras crianças mais próximas. Aliás, esse contágio acaba virando uma “bola de neve”, até porque pode ser transmitido para os pais, professores, irmãos e outros parentes mais próximos.
Imunidade
Basicamente, a fase infantil ainda é um tempo de muita sensibilidade e cuidado. Até porque, a criança ainda possui um sistema imunológico mais frágil e menos efetivo, consequentemente mais vulnerável a infecções.
Sobretudo, vale destacar que não só crianças, mas também adultos podem ter o sistema imunológico mais sensível. De certo modo, eles também se tornam mais suscetíveis ao resfriado.
Inclusive, o grupo de risco mais propenso ao resfriado, além das crianças, são idosos, gestantes e pacientes com doenças crônicas. Essas pessoas são classificadas pode ficar doentes com maior facilidade justamente por possuírem uma resposta imunológica menos efetiva do que a de indivíduos saudáveis.
Época do ano
Já percebeu que sempre que muda de estação, grande parte da população fica resfriada? Basicamente, isso acontece pelo fato de aumentar o número de pessoas aglomeradas em um espaço sem ventilação.
Essa proximidade em ambientes fechados e mal ventilados, aliás, pode facilitar a transmissão. Pois, essa junção de fatores favorece a circulação de vírus, bactérias e de microrganismos.
Além do mais, o frio pode acarretar mais corrimento nasal, e isso pode ser responsável por transmitir o vírus para mais pessoas.
É preciso ir ao médico?
A priori, o resfriado não é uma doença que necessariamente precise de cuidados médicos, exceto em casos de febre. Contudo, quando isso acontece, especialmente se for uma criança, é importante que tenha um acompanhamento, para que o médico consiga afastar outras doenças.
Sobretudo, se o seu caso for suspeito de gripe com potencial mais grave, talvez seja necessário de você procurar por ajuda. Inclusive, se tratando de uma gripe, é importante que você faça exames para o tratamento seja mais específico.
Consulta médica
Sobretudo, caso você ache necessário ir ao médico, ou então queira levar o seu filho para tratar o resfriado, nós indicamos que você procure por:
- Clínica médica
- Pediatria
- Otorrinolaringologia
- Infectologia.
É importante destacar a importância de se procurar por um médico, pois somente ele saberá lhe informar qual dosagem correta e qual será a duração do tratamento. Inclusive, nós não indicamos que você se automedique e nem que você interrompa o tratamento antes da hora.
Tratamento e Cuidados
A priori, como o resfriado é um caso mais simples de se tratar, nem sempre se torna necessário o uso de medicamentos para combater o vírus. Sobretudo, os medicamentos usados nesse tipo de problema servem para tratar os sintomas que causam desconforto, como por exemplo, o nariz entupido, tosse e dor de garganta. Porém, para o vírus em si, não existe um medicamente específico.
Agora, para conseguir afastar o resfriado sem o uso de medicamentos, nós indicamos que você repouse mais, beba muita água e, claro, mantenha as medidas de higiene necessárias. Como por exemplo, mãos limpas, limpeza do nariz com um lenço descartável e assim por diante.
Basicamente, tomando essas medidas, o seu próprio corpo eliminará esse vírus. Até porque, ele produz anticorpos que eliminam os inimigos causadores da gripe ou do resfriado.
Porém, em casos de gripe, o vírus influenza pode causar complicações mais severas. Ou seja, talvez o seu corpo não consiga eliminar esse vírus da gripe, sem outros cuidados mais específicos.
Medicamentos para combater o resfriado
- Acetilcisteina
- Aspirina 500mg
- Advil
- Afrin
- Alivium
- Apracur
- Benegrip
- Bisolvon
- Buscofem
- Cimegripe 77C
- Cimegripe Adulto
- Cimegripe Bebê e Criança
- Cimegripe Dia
- Claritin D
- Clobutinol + Succinato de Doxilamina
- Coristina D
- Flanax 550mg
- Fluviral
- Histadin D
- Ibupril (cápsula e gotas)
- Ibupril 400mg
- Ibuprofeno
- Loratadina + Pseudoefedrina
- Multigrip
- Naldecon Dia
- Naldecon Noite
- Neosoro
- Paracetamol Bebê
- Paracetamol Cafeina
- Paracetamol
- Trimedal
- Tylenol sinus
- Nimesulida
- Dipirona monoidratada.
Tratamentos alternativos
1- Canja de galinha
A priori, se você pensou algum dia que isso seria balela da sua avó, você está enganado. Na verdade, já foi comprovado a eficácia da canja de galinha diversas vezes. Inclusive, ela se torna eficaz pois, o calor, o líquido e o sal podem te ajudar a se sentir melhor, consequentemente, diminuir o resfriado.
2- Vitamina C
A priori, a vitamina C não é um remédio específico para tratar o resfriado. Porém, ela pode ajudar a prevenir. Inclusive, pessoas que fazem o uso de forma regular dessa vitamina, costumam ter menos resfriados, e se tiverem ele dura bem menos, e com sintomas mais fracos que dos demais.
Assim sendo, você consegue encontrar a vitamina C na laranja e na acerola, por exemplo.
3- Zinco
O zinco você consegue obter ele através de suplementos, que geralmente são comercializados em farmácias. Assim sendo, se você tomar esses suplementos durante cinco dias, você diminui suas chances de contrair o resfriado.
Além do mais, se você tomar logo após sentir os primeiros sintomas de resfriado, ele pode ser capaz de diminuir os seus sintomas.
4- Equinácea
Vale destacar que a equinácea é uma erva conhecida como um meio natural de evitar resfriados e consequentemente, tornar os sintomas menos graves.
Prevenção
1- Lave sempre suas mãos
A priori, esse é um dos principais métodos de higiene corporal. Sobretudo, quando se está resfriado, ele se torna ainda mais imprescindível. Portanto, lave sempre as mãos após limpar o nariz, chegar em casa, ou então após frequentar ambientes com outras pessoas. Caso não tenha como você lavar a mão, use o álcool em gel.
2- Evite o fumo passivo
Se você não fuma, procure então ficar mais longe da fumaça de cigarro. Pois, a fumaça pode ser responsável por muitos problemas de saúde, inclusive, piorar os sintomas dos resfriados.
3- Evite antibióticos desnecessários
Basicamente, já lhe mostramos quais são os melhores medicamentos para você tomar para tratar o resfriado. Sobretudo, não é indicado que você tome antibióticos. Pois, eles são responsáveis por tratar bactérias, e não vírus como é o caso do resfriado.
4- Amamente
Aliás, essa dica é só para casos de mamães.
Basicamente, é importante ressaltar que o leite materno pode proteger o seu bebê contra qualquer tipo de infecção do trato respiratório, mesmo anos após o término do período de amamentação. Inclusive, as crianças que não foram amamentadas pegam cinco vezes mais infecções de ouvido, por exemplo.
5- Beba água
Como já dissemos a água é imprescindível para manter a saúde do seu corpo. Portanto, a nossa dica principal é que estando ou não saudável mantenha o corpo hidratado. Até porque, os líquidos podem ajudar o sistema imunológico a funcionar corretamente.
6- Durma o suficiente
Caso você não saiba, noites de sono bem dormidas fazem muito bem para sua saúde, tanto psicológica como também física. Portanto, não dormir suficiente faz com que você fique mais propenso a certos tipos de doenças.
Enfim, o que achou da nossa matéria? Ela te ajudou?
Leia mais: 7 formas de desentupir o nariz que realmente funcionam
Fontes: Minha vida
Imagens: Saúde. abril, Imprensa regional, Prefeitura de Cariacica, Mulher grávida, Viva bem, O Popular do médico, Copapel, Clubinho de ofertas, Diário online, Bebê. abril, ND mais, Catraca livre, Tribuna Pr, Euro dicas, Wikipédia, Big hair, M de mulher, Ana Maria Braga, Ipog, Simers
2 comentários em “Resfriado – Tratamentos, causas, remédios, prevenção e mais informações”