O universo do RPG de mesa vem crescendo a cada dia e está sempre ganhando novos adeptos. Entretanto, ainda são várias as pessoas que não conhecem esse modelo de jogo.
Primeiramente, RPG significa role-playing game. Ou seja, jogo de interpretação de papéis. E o de mesa não é nem necessário explicar, não é?! Contudo, é necessário um pouco de estudo para começar a jogá-lo.
Portanto, uma ideia é começar a acompanhar quem já joga RPG de mesa há um tempo. Outra forma é reunir um grupo de pessoas que estão começando agora para que todos possam se ajudar.
Alguns exemplos de RPG de mesa são Dungeons & Dragons, GURPS, Vampio: A Máscara, Tormenta, Call of Cthulhu e Pathfinder. Todos eles são jogos feitos para vários personagens e com várias ações para cada um.
Aliás, também é possível passar o famoso RPG de mesa para os jogos online. Isso mesmo. Se não der pra reunir todo mundo em volta de uma mesa, dá para reunir pelo computador – ou celular.
Dicas para aprender a jogar RPG de mesa
Se reinvente
O RPG de mesa é um jogo que trabalha muito com a imaginação. Portanto, se você não conseguir criar as coisas do zero no princípio, crie seu personagem a partir de si mesmo. Ou seja, crie a melhor versão de si que você sempre sonhou. Aliás, isso pode facilitar na hora de interpretar durante o jogo.
Descubra onde quer estar
Novamente, o RPG de mesa usa a imaginação como base. Então, comece seu jogo em um ambiente familiar, onde você tenha mais conhecimento. Por exemplo, use o cenário de um filme de ficção científica que você adora. Por fim, seus conhecimentos prévios vão te ajudar na hora do jogo.
Objetos para o jogo
Nem só de imaginação e criatividade vive o RPG de mesa. O jogo precisa de alguns objetos específicos para que seja possível ter uma partida. Por exemplo:
- Livros
- Mapas
- Fichas de personagens (geralmente acompanham os livros que explicam sobre o formato do jogo)
- Dados de múltiplas faces (a quantidade de faces depende do jogo escolhido)
- DM Shield (escudo para esconder as jogadas feitas pelo mestre da partida)
Estude bastante
Primeiramente leia muito sobre o jogo e só jogue quando tiver certeza sobre as regras e os detalhes. Como o RPG de mesa é uma aventura que acontece em tempo real, o jogo acaba perdendo a graça se for parado várias vezes.
Como jogar RPG de mesa online
Comunicação em primeiro lugar no RPG de mesa
Não dá pra jogar RPG de mesa online sem ter uma comunicação clara entre todos os participantes. Portanto, definam todas as regras antes. Como vai ser narrada a história? Por áudio ou vídeo-chamada? Como vai ser jogado o dado? Vai ser mostrado por vídeo-chamada ou um aplicativo vai ser usado?
Aliás, as fichas também precisam ser adaptadas. Uma ideia é pegar um arquivo de ficha em branco do jogo escolhido e preenche-lo no computador.
Dados para RPG de mesa
Se no tópico anterior a escolha foi rolar os dados de forma online, existem aplicativos para isso. Além disso, esses aplicativos podem até ser mais seguros, pois registram as rolagens que foram feitas evitando roubos.
Wizards of the Coast
O site Wizards of the Coast possui um rolador de dados bem simples e completo para quem está jogando o RPG de mesa Dungeons & Dragons. Na coluna Die você seleciona o dado, enquanto na Nbr a quantidade que será usada. + e – são usados para somar ou subtrair. E por fim, modifier é o valor do modificador. Então, é só rolar os dados.
Rolador de dados do Google
É só colocar Dice Roller no Google que o site já aparece. Ele é ainda mais simples que o primeiro. É só clicar em um número que está na parte de baixo da tela que o dado rola com a quantidade de faces que foi clicada. O roll serve para rolar o dado de novo.
Em +- é possível adicionar um modificador que faz a conta de forma automática, além disso, o resultado já aparece no lado direito. Por fim, para fazer o dado sumir é só clicar nele novamente.
Roll dice online
Tirando o fato de que ele está em inglês, esse site é super simples na hora de rolar os dados para o RPG de mesa online. No primeiro espaço você seleciona a quantidade de lados do dado, no segundo a quantidade de dados e no terceiro quantas vezes ele precisa rolar.
Bots de dados específicos para o Discord
O Discord é um modelo de bate-papo muito usado entre jogadores online e nele já existe um bot para a rolagem de dados. Entretanto, é necessário avisar que é mais complicado de ser usado. Isso porque cada rolagem tem um comando específico.
O Sidekick é uma opção de bot muito completo, contudo, possui diferentes comandos. Uma outra opção mais simples é o RPBot que também tem várias personalizações.
Uma ferramenta mais completa para o RPG de mesa online
Enfim, para quem quer fazer tudo em um lugar só, também existem sites completos com mapas, dados, fichas, miniaturas, descrição de monstros e magias e muito mais.
Roll20
O site permite que jogadores de RPG de mesa criem suas fichas online, inclua música no jogo, façam chamadas de vídeo e até incluam o mapa do jogo. Apesar de ter uma versão paga, a versão gratuita do site já ajuda muito todos os jogadores.
O site é um pouco difícil de ser usado pela primeira vez, contudo, é só dar uma estudadinha sobre ele que vai dar tudo certo. Outras opções (porém pagas) são o Fantasy Grounds e o D20Pro. Todavia, ambos são mais complicados que o Roll20.
A opção para quem não tem tempo para o RPG de mesa
O mRPG é a salvação para quem não tem tempo de reunir com os amigos mesmo que seja de forma online. Ele é um aplicativo para celular que te ajuda a jogar no seu tempo. Ou seja, você envia a sua ação por texto e espera os outros jogadores fazerem o mesmo. E isso pode levar horas.
O aplicativo te permite fazer as fichas, rolar os dados e até acha um grupo para jogar com você. Entretanto, a comunicação a feita apenas de forma textual.
10 RPGs de mesa gratuitos e onlines
1 – Dungeon World
O jogo mistura o retrô de Dungeons & Dragons com regras recentes e modernas. Além disso, em seu manual é possível mudar o jogo de acordo com a vontade do grupo. Ou seja, é possível incluir novas regras, criando novos monstros e raças.
2 – Belregard
No RPG de mesa Belregard você volta para a Idade Média vivendo todas as dificuldades da Europa no período medieval. Ou seja, passando por pestes, fome e o fanatismo religioso.
3 – Blades in The Dark
Aqui você e os outros jogadores farão parte da gangue obscura de Doskvold, uma metrópole que sobrevive a um mundo steampunk.
4 – História incríveis
Esse RPG de mesa é direcionado para o público infantil. Nele participam um adulto e até quatro crianças aventureiras que irão ajudar a criar as histórias.
5 – Numera
Nesse jogo, todos os participantes vão explorar o 9º mundo. Este já viu 8 diferentes Terras nascerem e morrerem. Portanto, você vai viver em uma realidade recheada de religião, ciência e magia, todos indistinguíveis.
6 – The Strange
The Strange é um RPG de mesa irmão de Numera. Ele é cheio de magias e sobrenatural, além de trabalhar com agentes secretos e algumas viagens em dimensões paralelas.
7 – O Templo Caído
O jogo é uma aventura para Dungeons & Drangons 5e. Criado para ter entre 4 e 6 jogadores de alto nível. Por outro lado, ele pode ser jogado em uma só sessão.
8 – Terra Devastada
Em Terra Devastada, você e seus parceiros precisam sobreviver em um mundo destruído por uma ameaça biológica. Esse RPG de mesa pós-apocalíptico é uma ótima escolha para trabalhar terror e formas de sobrevivência.
9 – Explorer’s Guide to Wildemount – Adventure Preview
O jogo é apenas um prévia, porém muito generosa, do novo cenário de Explore’s Guide to Wildemount. Entretanto, ele não deixa a desejar, fornecendo a aventura Frozen Sick e mais quatro diferentes mapas.
10 – Deadlands – RPG de mesa em inglês
Por fim, um jogo com um pouco mais de dificuldade: a língua. Por outro lado, Deadlands vem com os dois manuais básicos do jogo faroeste. Essa aventura consegue ser, ao mesmo tempo, assustadora e fantástica.
Enfim, curtiu a matéria? Em seguida leia: Digimon – Origem, história e curiosidades sobre o anime atemporal
Imagens: Wizards, Google, Caixinhaquantica, Ladieson, Gatonoteclado, Pensarbemviverbem, Poltronanerd, Turboluck, Roll20, Clashsidekick, Cronicasrpg, Reddit, Historiartstudio, Youtube, Newordereditora, Scribd, Masmorra, Medium, Rederpg, Dicebreaker, Newordereditora, Rederpg