Mundo Animal

Salpa – O que é e onde vive o animal transparente que intriga a Ciência?

Seria um peixe? O salpa é um animal bastante peculiar e que possui mecanismos que intrigam os cientistas até hoje. Mas o que ele é, afinal?

Sabemos que a natureza é muito vasta e possui muitos mistérios ainda não entendido pelos cientistas. Mesmo que saibamos de vários estudos, de vez em quando somos surpreendidos. Por exemplo, o caso do Salpa. Seria ele um peixe transparente? Ou ele seria apenas um camarão?

Por mais que se pareça com um peixe, o Salpa é, inesperadamente, um Salpa. Ou seja, ele pertence a classe de animais chamados de Salpa Maggiore, da família salpidae. Portanto, não são considerados peixes.

Os Salpas são criaturas muito interessantes e intrigantes. Afinal, são transparentes e gelatinosas, além de terem uma mancha meia alaranjada no corpo. Mas, por quê são assim?

Estrutura corporal

Salpa - o animal transparente que intriga os cientistas
Fonte: ytimg

A família salpidae se alimenta de todo o fitoplâncton espalhado pelos oceanos. Além disso, possuem um corpo cilíndrico com duas cavidades. É através dessas cavidades que eles bombardeiam água para dentro e para fora do corpo conseguindo, assim, se movimentar.

Continua após a publicidade

Os salpidae podem chegar até 10cm. Seu corpo transparente ajuda, e muito, na camuflagem, pois eles não tem nenhuma outra forma de se defenderem. No entanto, a única parte colorida de seu corpo são suas vísceras.

Todavia, se eles precisam fazer esse movimento de contração para conseguirem se movimentar, isso significa que não possuem uma espinha dorsal. Como resultado disso, os salpas apresentam, pelo menos uma vez na vida, uma notocorda. Mas, em suma, são animais invertebrados.

Continua após a publicidade

Por o salpa chama tanta atenção dos cientistas?

Ao mesmo tempo em que absorvem água para se movimentarem, o Salpa Maggiore também coleta seus alimentos dessa forma. Mas uma das coisas que intrigam os cientistas é que, ao fazerem a contração e filtrarem tudo o que tem pela frente, eles também absorvem cerca de 4.000 toneladas de CO2 por dia. Assim sendo, eles ajudam a reduzir o efeito estufa.

De acordo com os cientistas, o Salpa possuí um sistema nervoso muito parecido com o do ser humano. Por isso, eles acreditam que o nosso sistema evoluiu a partir de um sistema muito parecido com o da família salpidae.

Continua após a publicidade

Onde são encontrados e como se reproduzem?

Salpa - o animal transparente que intriga os cientistas
Fonte: pinimg

Essa espécie pode ser encontrada em águas equatoriais, subtropicais, temperadas e frias. No entanto, é na Antártica que é onde ela é mais encontrada.

Em virtude se serem seres multicelulares e assexuados, ou seja, fazem autorreprodução, os Salpas normalmente são encontrados em grupos. Eles podem até formar quilômetros de fila com o seu grupo.

Se você gostou dessa matéria, leia também: Peixe-bolha – Tudo sobre o injustiçado animal mais feio do mundo.

Fonte: marsemfim diariodebiologia topbiologia

Continua após a publicidade

Imagem de destaque: curiosidades

Próxima página »

Escolhidas para você