Quem não gosta de assistir a um vídeo ou escutar uma música enquanto toma banho, não é mesmo? Embora esse pareça um hábito inocente, exceto pelo fato de poderem estar espiando você pela câmera, se você deixa o celular no banheiro na hora do banho pare antes que seja tarde demais.
Segundo especialistas no assunto, o vapor do banheiro pode ser muito mais prejudicial para o seu celular que você poderia imaginar, mesmo que o aparelho esteja desligado. O que acontece, se você ainda não entendeu, é que o excesso de umidade, vinda do vapor, pode oxidar os componentes internos de seu aparelho.
O que isso significa?
Se você é leigo como nós, quem entende do assunto explica que essa oxidação pode até mesmo causar curtos-circuitos por causa da condutividade da água, mesmo que seu celular não pareça molhado. Danos na tela, na bateria, na entrada do fone de ouvido, USB; problemas na câmera e muito outros também são bem comuns.
Agora, se você está duvidando de nossa informação porque deixa o celular no banheiro todos os dias, na hora do banho, e nada de errado acontece; não fique muito feliz. Os especialistas afirmam que os danos não são imediatos e que as consequências do excesso de umidade podem aparecer até um ano depois.
Celular no banheiro nunca mais?
Se você está se perguntando se não poderá mais deixar o celular no banheiro, a resposta é: depende. Um banheiro bem ventilado e banhos em água fria evitam o problema.
No entanto, se você, em um momento de fraqueza ou esquecimento, deixar o celular no banheiro uma única vez que seja, enquanto toma aquele banho escaldante, é possível que seu aparelho esteja em risco. Mas, claro, seu celular não é o único que pode ser danificado, qualquer outro aparelho eletrônico está sujeito ao mesmo problema da umidade.
Agora, se você ficou preocupado ou se seu celular deu um “mergulho” recentemente, essa outra matéria pode ajudar um pouquinho: Descubra como salvar o celular molhado e evitar estragos.