Ciência & Tecnologia

5 segredos da felicidade de acordo com a ciência

Veja uma coleção de descobertas que diferentes pesquisadores descobriram e que podem ser alguns dos segredos da felicidade.

Em um artigo dos autores Kashdan e Biswas-Diener tentam abordar a questão da felicidade. Curiosamente, definir quando as pessoas são felizes não é exclusivamente uma questão psicológica.

Em suma, os psicólogos Ed Diener da Universidade de Illinois em Urbana e Shigehiro Oishi da Universidade da Virgínia estudaram mais de 10.000 participantes de 48 países.

Eles descobriram que indivíduos de todo o mundo classificaram a felicidade como sendo mais importante do que outros resultados pessoais, como ter sentido na vida, tornar-se rico e até mesmo entrar no céu.

O artigo menciona que a verdadeira felicidade provavelmente é melhor descrita como uma sensação de paz ou contentamento. Também inclui reflexões cognitivas, um estado de espírito e, como tal, pode ser intencional e estratégico.

Continua após a publicidade

E não surpreendentemente, certas escolhas que você faz ao longo do dia podem levá-lo a um maior bem-estar ou não. Pessoas felizes, ao que parece, se envolvem em alguns hábitos contra-intuitivos que parecem totalmente infelizes!

Portanto, veja abaixo uma coleção de descobertas que diferentes pesquisadores descobriram que aumentam a sensação de bem-estar ou que podem ser descritos como os cinco segredos da felicidade.

Os 5 segredos da felicidade segundo a ciência

1. Assumir riscos

De modo geral, todos nós temos o sonho de pegar nosso passaporte e embarcar em uma nova experiência. Somos criaturas curiosas que anseiam por aventura e novidade. Tal é o interesse das pessoas felizes.

Continua após a publicidade

Em um estudo de 2007, Todd Kashdan e o psicólogo do Colorado State Michael Steger descobriram que “quando os participantes monitoravam suas próprias atividades diárias, bem como como se sentiam, ao longo de 21 dias; aqueles que frequentemente se sentiam curiosos em um determinado dia também experimentavam o mais satisfação com sua vida – e engajados no maior número de atividades indutoras de felicidade, como expressar gratidão a um colega ou se voluntariar para ajudar os outros…”

De fato, um olhar mais atento ao estudo de Kashdan e Steger sugere que pessoas curiosas investem em atividades que lhes causam desconforto como para obter picos psicológicos mais elevados.

2. Se preocupar menos com os detalhes

5 segredos da felicidade de acordo com a ciência

A pesquisa parece sugerir que as pessoas felizes são menos analíticas e detalhistas. O psicólogo da Universidade de New South Wales, Joseph Forgas, descobriu que pessoas felizes tendem a ser menos céticas do que outras, abertas de forma acrítica a estranhos e podem ser vulneráveis ​​a mentiras e enganos.

Continua após a publicidade

Ao negociar os pontos mais delicados de um mundo complicado e social de colegas, namorados e amigos, certamente parece adaptável, e até mesmo aconselhável, prestar atenção aos detalhes mais sutis. No entanto, a pesquisa parece sugerir que muita atenção aos detalhes pode interferir no cotidiano.

Além disso, a psicóloga Karen Harkness, da Queen’s University, descobriu que indivíduos com humor deprimido eram mais propensos a notar mudanças minúsculas nas expressões faciais. Enquanto isso, as pessoas felizes tendiam a ignorar essas pequenas mudanças no rosto dos outros.

3. Comemorar o sucesso do outro

Uma pesquisa da psicóloga Shelly Gable, descobriu que as pessoas mais felizes são aquelas que estão presentes quando as coisas dão certo para os outros – e cujas alegrias e vitórias são regularmente celebradas por amigos também.

Continua após a publicidade

A Dra. Gable também descobriu que quando os parceiros românticos não valorizam muito o sucesso um do outro, o casal tem mais probabilidade de se separar. Ao que tudo indica, quando os casais celebram as conquistas um do outro, é mais provável que fiquem satisfeitos e comprometidos com o relacionamento.

Mas, além dos relacionamentos íntimos, por que seria propício ficar genuinamente feliz pelo sucesso de um amigo, mesmo em uma área em que você mesmo pode ter dificuldades?

O processo de discutir eventos positivos com um ouvinte receptivo realmente muda a memória do evento. Então, depois de contar a você sobre isso, seu amigo se lembrará daquela noite como ainda mais positiva do que foi.

E, mais importante, da próxima vez que seu amigo encontrar uma dificuldade, ele se lembrará do seu apoio positivo.Portanto, as pessoas mais felizes são aquelas que celebram ativamente o sucesso dos outros.

Continua após a publicidade

4. Admitir os sentimentos negativos

5 segredos da felicidade de acordo com a ciência

Os especialistas em desvendar os segredos da felicidade dizem que ser feliz é o nosso estado natural, aliás, é o nosso superpoder. Existe uma arte para proteger essa disposição infantil e, como a ciência nos diz que podemos controlar 40% de nossa própria felicidade, o como fazer está em entender o que desencadeia os sentimentos negativos opostos.

Na maioria das vezes, os sentimentos simplesmente vêm de pensamentos. Podemos ser astutos com os pensamentos que escolhemos agir e aqueles que negamos. De acordo com especialistas da BornHappy, “é como estamos pensandosobre aquelas coisas que criam os sentimentos de estresse, raiva, mágoa ou tristeza. Não as coisas em si. Como nos sentimos se resume ao que estamos pensando naquele momento.”

Compreender e compartimentar nossos pensamentos no que queremos nos concentrar e agir é uma maneira de usar nosso poder para afastar o negativo e conter nossa felicidade inata. Portanto, isso significa que temos o poder de escolher a felicidade se quisermos.

Continua após a publicidade

5. Definir metas a longo prazo

5 segredos da felicidade de acordo com a ciência

Cerca de 25% de nossa felicidade está relacionada à nossa capacidade de gerenciar o estresse – uma das melhores maneiras de combater o estresse é planejar.

Estudos feitos pelo psicólogo e autor de autoajuda Robert Epstein em pesquisas recentes revelam uma técnica de gerenciamento de estresse que funciona; em suma trata-se de: “combater o estresse antes mesmo de começar, planejando as coisas em vez de deixá-las acontecer”, afirma Epstein. “Isso significa planejar seu dia, seu ano e sua vida para que o estresse seja minimizado.”

Por fim, o neurocientista Richard Davidson, da Universidade de Wisconsin em Madison, descobriu que “fazer avanços em direção à conquista de nossos objetivos não apenas nos faz sentir mais engajados, mas também nos ajuda a tolerar quaisquer sentimentos negativos que surjam durante a jornada”. A felicidade acontece quando planejamos uma meta e marcamos essa caixa.

Continua após a publicidade

Então, agora que você sabe quais são os segredos da felicidade, leia a seguir: 50 hacks para desvendar o segredo da felicidade

Próxima página »

Escolhidas para você