Curiosidades

Olhos pretos existem? Tudo sobre a mais rara cor de olhos

Nossos olhos são as partes mais expressivas do nosso corpo, e sua cor é uma das nossas características mais marcantes. Mas, o olho preto existe?

Você já se perguntou por que seus olhos são azuis, verdes, marrons ou pretos? A parte colorida do seu olho, a íris, contém pigmentação que determina a cor dos nossos olhos. A mistura de pigmentação em sua íris é criada através da combinação única de cromossomos que são dados a você por seus pais.

Em suma, a cor dos olhos não é tão simples quanto outras características genéticas com três genes diferentes contribuindo para a cor dos olhos. Devido aos tipos de genes dominantes, as cores mais escuras, como o marrom, superam as cores mais claras, como o azul e o verde.

Cores como cinza, avelã e múltiplas combinações não são tão comuns e ainda não são completamente compreendidas.

A maioria dos bebês nasce com olhos azuis, mas você sabia que seus olhos podem escurecer por três anos. A melanina é um pigmento que não está presente no nascimento, que se desenvolve com a idade e faz com que os olhos escureçam.

Continua após a publicidade

Quanto mais melanina alguém tiver, mais escuros serão seus olhos. Mas, o que determina os olhos pretos? Leia e descubra a seguir.

Olhos pretos existem?

Continua após a publicidade

Ao contrário da crença popular, os verdadeiros olhos negros não existem. Algumas pessoas com muita melanina nos olhos podem parecer ter olhos pretos, dependendo das condições de iluminação. Isso não é realmente preto, no entanto, mas simplesmente um marrom muito escuro.

A cor dos olhos é mais complicada do que parece, pois é determinada por uma ampla gama de fatores e pode depender até certo ponto das circunstâncias, especialmente da iluminação.

Continua após a publicidade

O que determina os olhos pretos?

Olhos pretos: o que determina as cores raras dos olhos?

A cor dos olhos refere-se à cor da sua íris. A íris é a parte colorida do olho que envolve a pupila. Aliás, a pupila é a pequena abertura preta no centro.

A íris tem duas camadas. Desse modo, a cor dos olhos resulta da quantidade de pigmento (melanina) que você tem na camada frontal (estroma). Quase todo mundo (mesmo pessoas com olhos azuis ou verdes) tem pigmento marrom na camada posterior da íris.

A cor dos seus olhos é como a sua impressão digital. Ninguém mais no mundo tem exatamente a mesma cor dos olhos que você. A quantidade de melanina que você tem em sua íris é totalmente exclusiva para você.

Continua após a publicidade

As cores dos olhos variam de acordo com a quantidade de melanina que seu corpo produz. A melanina é um pigmento natural que dá cor à pele, cabelo e olhos.

As células da pele chamadas melanócitos são responsáveis ​​pela produção de melanina. Os melanócitos de todos produzem diferentes quantidades de pigmento.

Por outro lado, pessoas cujas células da pele não produzem muita melanina têm olhos mais claros. As pessoas cujas células da pele produzem mais melanina têm olhos mais escuros ou pretos.

Quais as cores de olhos mais incomuns?

Olhos pretos: o que determina as cores raras dos olhos?

Continua após a publicidade

Você pode ter visto alguém com olhos rosa ou violeta, ou talvez alguém com um olho azul e outro castanho. Os verdadeiros olhos rosa, vermelho ou violeta são devidos ao albinismo, uma condição na qual o corpo é incapaz de produzir ou distribuir melanina.

A cor rosa é a cor da retina aparecendo. Ademais, a heterocromia é uma condição na qual a cor de uma íris é diferente ou parcialmente diferente da do outro olho. Isso se deve ao conteúdo desigual de melanina causado por genética ou lesão.

6 fatos sobre as cores dos olhos

1. Preto: ocorrem em apenas 1% da população mundial incluindo pessoas sul-europeias, asiáticas, africanas, nativas-americanas e árabes.

Continua após a publicidade

2. Rosa: é caracteristico de pessoas com albinismo. Sem melanina, suas íris são claras, o que torna visíveis os vasos sanguíneos dentro do olho. Os vasos sanguíneos dão aos olhos sua cor rosa ou vermelha.

3. Marrom: cor dos olhos mais comum em todo o mundo. Isso varia entre olhos castanhos escuros, castanhos claros e castanhos mel.

4. Azul: pessoas com olhos azuis têm menos melanina nos olhos do que qualquer outra cor. Acredita-se que os olhos azuis venham de uma mutação genética de um indivíduo.

5. Verde: esta é votada a mais atraente e uma das cores mais raras dos olhos.

Continua após a publicidade

6. Avelã: a tonalidade dos olhos cor de avelã muda com base no que você está vestindo e no tipo de iluminação em que está. Com efeito, as cores marrom, verde, âmbar e azul podem ser vistas nos olhos cor de avelã.

Quais mudanças afetam a cor dos olhos?

Olhos pretos: o que determina as cores raras dos olhos?

Quando a pupila muda de tamanho, os pigmentos na íris do olho se comprimem ou se separam, fazendo com que a cor dos olhos mude. Suas pupilas mudam de tamanho por vários motivos, incluindo mudanças na luz e na distância do objeto que você está focando. Além disso, as emoções também podem alterar o tamanho da pupila e a cor da íris.

Heterocromia

A heterocromia é uma condição na qual os olhos de uma pessoa têm cores diferentes, causadas por um olho ter mais melanina que o outro. A heterocromia geralmente está presente no nascimento e não é considerada uma doença ocular, pois geralmente não causa problemas de visão.

Continua após a publicidade

Comor realçar a cor dos olhos pretos?

  • Use armações de óculos para complementar a cor dos olhos e o tom de pele;
  • Use maquiagem para realçar a cor dos seus olhos;
  • Prefira roupas que complementem ou contrastem a cor dos seus olhos;
  • Escolha penteados e cores para acentuar seus olhos;
  • Por fim, lentes de contato coloridas dão-lhe a oportunidade de experimentar um novo visual.

Então, se achou este artigo interessante, não deixe de ler: Veja o ranking de países com passaportes mais poderosos de 2022

Próxima página »

Escolhidas para você