Curiosidades

50 hacks para desvendar o segredo da felicidade

Quer saber quais são os segredos para viver mais feliz? Então, leia neste artigo e veja os principais ingredientes da receita de felicidade!

Obviamente, todos nós queremos saber qual é ou quais são os segredos da felicidade. Parece uma frase motivadora de coaching, mas se trata exatamente disso: “pessoas felizes realizam mais”.

Mas é mais fácil falar do que fazer, certo? Na verdade, pequenas mudanças e hábitos são fáceis de incorporar para ter uma vida mais feliz. Contudo, antes vamos entender o que há por trás desse conceito de felicidade.

Qual o segredo da felicidade de acordo com a ciência?

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia, 50% da felicidade das pessoas é determinada por seus genes, 10% depende de suas circunstâncias e 40% da “atividade intencional”; ou seja, da rotina, hábitos e atividades que desempenha diariamente.

Durante décadas, pesquisadores de genética comportamental realizaram estudos com gêmeos e estabeleceram que entre 40% e 50% da variação em sua felicidade era explicada pela genética, razão pela qual a porcentagem apareceu na receita de bolo da felicidade.

Os geneticistas comportamentais usam uma técnica estatística para estimar os componentes genéticos e ambientais com base no parentesco familiar das pessoas, daí o uso de gêmeos em seus estudos.

Continua após a publicidade

Em resposta às críticas sobre o artigo inicial de 2005, os mesmos autores escreveram um artigo em 2019 que introduziu uma abordagem mais sutil sobre o efeito dos genes na felicidade, que reconheceu as interações entre nossa genética e nosso meio ambiente.

Como a psicologia explica a felicidade?

O fundador da psicologia positiva, Martin Seligman, descreve a felicidade como a experiência de emoções positivas frequentes, como alegria, excitação e contentamento, combinadas com sentimentos mais profundos de significado e propósito.

Em suma, implica uma atitude positiva no presente e uma perspectiva otimista para o futuro. É importante ressaltar que os especialistas em felicidade argumentaram que a felicidade não é um traço estável e imutável, mas algo flexível em que podemos trabalhar e, em última instância, nos empenharmos.

Além disso, estudos têm demonstrado que a maneira como respondemos às circunstâncias de nossas vidas tem mais influência em nossa felicidade do que os próprios acontecimentos.

Portanto, experimentar estresse, tristeza e ansiedade a curto prazo não significa que não possamos ser felizes a longo prazo. Quer conferir outros segredos da felicidade? Então, veja a seguir.

Continua após a publicidade

50 segredos da felicidade que você precisa saber

1. Pare de consumir cafeína

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Embora as pessoas pensem que têm um melhor desempenho com cafeína, a verdade é que realmente não têm. Além disso, essa substância nos torna dependentes da cafeína, pois quando estamos cansados, perdemos o desempenho e a concentração.

Então, para evitar dores de cabeça de abstinência que substitua a cafeína por outra coisa (chá, smoothie, suco, etc.). Depois de alguns dias sem cafeína, você desenvolverá confiança em sua capacidade de funcionar sem ela.

2. Ore ou medite pela manhã

Experimente ter uma rotina matinal que inclui vários exercícios respiratórios e técnicas de visualização que o levam a um estado de clareza e concentração. Além disso, exercitar a espiritualidade com oração também pode fazer você se sentir mais feliz e motivado.

3. Leia 1 livro por semana

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Continua após a publicidade

Pessoas comuns buscam entretenimento, mas pessoas extraordinárias buscam educação e aprendizado. Então, tente tirar 15-30 minutos todas as manhãs para ler informações edificantes e instrutivas, ao invés de gastar seu tempo na internet e redes sociais.

Por um longo período de tempo, você terá lido centenas de livros; você terá conhecimento sobre vários assuntos e pensar e ver o mundo de forma diferente.

4. Escreva em seu diário 5 minutos por dia

Outro segredo da felicidade é simplesmente escrever. Em suma, esse hábito pode mudar sua vida, pois irá ajudar a filtrar suas emoções servindo como seu terapeuta pessoal; aumentar sua criatividade; acelerar sua capacidade de manifestar seus objetivos; melhorar suas habilidades de escrita e muito mais.

5. Case com a pessoa que você ama

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Este segredo da felicidade não está restrito ao fato de simplesmente casar, já que muitas pessoas vivem bem sem esse tipo de compromisso. Todavia, casar com alguém que realmente ama lhe dá um propósito maior para ser produtivo. Você não é mais um viajante solitário, mas tem outra pessoa que está ali junto com você.

Continua após a publicidade

O casamento também lhe dá um tapa na cara com o que é realmente importante na vida. Claro, sair e festejar é bacana, mas muitas pessoas ficam presas nesta fase e perdem o significado que vem de construir uma vida com alguém.

Aliás, você nunca encontrará um seminário ou livro de desenvolvimento pessoal melhor do que o casamento. Ele irá destacar todas as suas falhas e fraquezas, desafiando você a se tornar uma pessoa melhor do que você jamais imaginou ser possível.

6. Faça uma lista de ‘coisas para fazer antes de morrer’

A maioria das pessoas pensa ao contrário, ou seja, elas projetam suas ambições em torno de suas vidas, em vez de projetar suas vidas em torno de suas ambições. Então, quais são as coisas que você deseja fazer antes de morrer? Comece por aí.

7. Pare de consumir açúcar refinado

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Se você parar de consumir açúcar, seu cérebro mudará radicalmente. Na verdade, estudo após estudo está mostrando que o açúcar refinado é pior para o nosso cérebro do que para a o corpo. Além disso, alguns estudos comprovam que o açúcar refinado nos deixa mal-humorados e estressados.

Continua após a publicidade

8. Faça jejum de todos os alimentos e bebidas calóricas uma vez por semana

Os jejuns alimentares de um dia (24 horas) são uma forma popular de manter a saúde e o vigor. O jejum potencializa as propriedades de autocura do corpo humano. Ademais, melhorias radicais na saúde ocorrem quando o sistema digestivo descansa e os órgãos têm tempo suficiente para se reparar e curar.

9. Fique sem usar internet 24 horas, uma vez por semana

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Como você leu acima, seu corpo passa por um processo de autocura quando você jejua. Com efeito, sua mente e seus relacionamentos também precisam dessa intervenção.

Em suma, o objetivo de algumas redes sociais da internet é fazer você se conectar com seus amigos e entes queridos. Contudo, aquela antiga conversa olho no olho, sair para tomar um café e passear, é uma das maneiras mais fortes de formar e fortalecer esses laços.

10. Pare de consumir as notícias o tempo todo

Continua após a publicidade

Alguns meios de comunicação têm uma agenda pautada muitas vezes em apelar aos seus medos, aumentando os casos extremos – fazendo-os parecer normais e comuns.

Portanto, ao se desintoxicar da sujeira tóxica que é notícia pública, você ficará surpreso ao ver que sua visão de mundo se torna radicalmente mais otimista.

Contudo, isso não se trata de mascarar a realidade, mas viver internalizando notícias ruins pode afetar a forma como você vê o mundo e afastá-lo de seus objetivos.

11. Faça algo todos os dias que te apavore

Outro segredo da felicidade é ter mais coragem. Você só precisa ser corajoso por 20 segundos de cada vez, ou seja, vinte segundos de medo é tudo de que você precisa. Se você enfrentar o medo corajosamente por 20 segundos todos os dias, antes que perceba, você estará em uma situação totalmente diferente.

Além disso, na maioria dos casos, seus medos são infundados. Aliás, nossa zona de conforto e nossa zona de segurança não são a mesma coisa. É totalmente seguro fazer uma chamada desconfortável. Então, não hesite em superar seus medos.

Continua após a publicidade

12. Faça algo gentil para outra pessoa diariamente

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Reservar um tempo para ajudar as outras pessoas de forma espontânea – e também planejada – é uma das maiores alegrias da vida.

Em suma, ajudar os outros abre você para novos lados de si mesmo. Essa ação faz você se conectar mais profundamente com aqueles que você ajuda e com a humanidade em geral. Ela esclarece o que realmente importa na vida.

13. Vá para a cama cedo e levante-se cedo

De acordo com inúmeras pesquisas, as pessoas que vão para a cama e acordam cedo possuem melhor desempenho em suas tarefas. Além disso, o biólogo de Harvard, Christoph Randler, descobriu que quem acorda cedo é mais proativo e tem maior probabilidade de antecipar os problemas e minimizá-los com eficiência, o que leva a ter mais sucesso nos negócios.

14. Tenha 8 horas de sono todas as noites

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Continua após a publicidade

Dormir é tão importante quanto comer e beber água. Apesar disso, milhões de pessoas não dormem o suficiente e, como resultado, têm problemas com estresse.

Por outro lado, dormir uma boa quantidade de sono está relacionado a:

  • Memória aumentada
  • Vida longa
  • Diminuição da inflamação
  • Aumento da criatividade
  • Maior atenção e foco
  • Diminuição da gordura e aumento da massa muscular com exercícios
  • Menor estresse
  • Diminuição da dependência de estimulantes como a cafeína
  • Risco reduzido de acidentes
  • Risco reduzido de depressão

15. Tome banho com água fria

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Já imaginou que esse poderia ser um dos segredos da felicidade? Tomar banho com água fria é uma imersão que facilita radicalmente o bem-estar físico e mental.

Quando praticado regularmente, proporciona mudanças duradouras nos sistemas imunológico, linfático, circulatório e digestivo que melhoram a qualidade de vida. Ademais, para aqueles que necessitam, também pode aumentar a perda de peso porque estimula o metabolismo.

Uma pesquisa de 2007 descobriu que tomar banhos frios rotineiramente pode ajudar a tratar os sintomas de depressão com mais eficácia do que medicamentos prescritos. Isso ocorre porque a água fria desencadeia uma onda de neuroquímicos que aumentam o humor e fazem você se sentir feliz.

Continua após a publicidade

16. Aprenda a dizer ‘não’

Seus 20 segundos de coragem diária envolverão mais consistentemente dizer “não” para coisas que realmente não importam. Isso ajudará você a saber o que quer, e fará com que você evite desgastes mentais com assuntos irrelevantes.

17. Pratique a gratidão

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Curiosamente, um estudo descobriu que dizer “obrigado” facilitou um aumento de 66% na ajuda oferecida por aqueles que servem. Embora o altruísmo seja a meta, não se surpreenda, pois seu hábito de dizer “obrigado” gentilmente se transforma em ainda mais motivo de agradecimento.

18. Diga “Eu te amo” todo dia para as pessoas mais importantes da sua vida

De acordo com a pesquisa da neurociência, quanto mais você expressa amor (como gratidão), mais as outras pessoas sentem amor por você.

Continua após a publicidade

Infelizmente, as pessoas aprendem mentalidades absurdas sobre ser vulnerável e amoroso nos relacionamentos, mas é possível mudar essa mentalidade começando a dizer ‘eu te amo’ hoje mesmo.

19. Consuma 30 gramas de proteína nos primeiros 30 minutos ao acordar

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Alimentos ricos em proteínas mantêm você saciado por mais tempo do que outros alimentos porque demoram mais para sair do estômago. Além disso, a proteína mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis, o que evita picos de fome.

Assim, comer proteína primeiro diminui seus desejos por carboidratos brancos, ou seja, os tipos de carboidratos que engordam. Faça isso com dois ou três ovos inteiros (cada ovo contém cerca de 6g de proteína). Contudo, se você não gosta de ovos, substitua por peito de peru, bacon ou queijo cottage.

Para as pessoas que evitam laticínios, carnes e ovos, existem várias proteínas de origem vegetal como por exemplo legumes, verduras, nozes e sementes.

20. Ouça audiobooks e podcasts na velocidade 1,5 ou 2x

Continua após a publicidade

Há uma tendência – principalmente no Vale do Silício – de ouvir audiolivros a 150 ou 200% mais rápido, chamada de “audição rápida”.

Além disso, em 2010, o blog de tecnologia GigaOm sugeriu “ouvir podcasts rapidamente” como uma técnica geral para economizar tempo. Use esta técnica e você consumirá tanta informação quanto antes consumia cafeína.

21. Decida onde você estará em cinco anos e chegue lá em dois

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Sempre existe uma maneira mais rápida do que você concebeu originalmente. Na verdade, o estabelecimento de metas pode retardar seu progresso e diminuir seu potencial se você confiar demais nisso.

Então, tente jogar com as melhores possibilidades do que ficar preso em uma meta. Como resultado, essa abordagem permitirá que você vá muito mais longe do que poderia planejar.

22. Remova todos os itens não essenciais de sua vida (comece com seu armário)

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Continua após a publicidade

A maioria dos bens que você possui não usa, ou até mesmo, roupas do seu armário, se você não usa, livre-se deles. Eles estão sugando energia de sua vida. Além disso, eles são valores inativos esperando para serem doados ou trocados caso você decida vendê-los.

Com efeito, livrar-se de recursos subutilizados é como injetar motivação e clareza em sua corrente sanguínea. Enquanto toda essa energia inexplorada é removida, uma nova onda de energia positiva entra em sua vida. Assim, você pode usar essa energia de maneiras mais úteis e produtivas.

23. Consuma uma colher de sopa de óleo de coco uma vez por dia

Outro segredo da felicidade é consumir óleo de coco. Este é um dos alimentos mais saudáveis ​​do planeta. Algumas das razões pelas quais você deve comer óleo de coco todos os dias incluem:

  • Ele aumenta o colesterol HDL (bom) e, simultaneamente, bloqueia o acúmulo de colesterol LDL (ruim);
  • Possui gorduras especiais que ajudam a queimar mais gordura, ter mais energia e manter um peso saudável;
  • Ele combate o envelhecimento e mantém você com aparência e sensação de jovem;
  • Reduz a febre e atua como um antiinflamatório;
  • É antibacteriano e, portanto, afasta possíveis doenças;
  • Além disso, melhora a memória e o funcionamento cognitivo;
  • Pode aumentar a testosterona para homens e equilibrar o nível de hormônios saudáveis ​​para homens e mulheres;

Por fim, o óleo de coco é uma alternativa saudável à cafeína. Portanto, consumir uma pequena quantidade lhe dará uma injeção de energia sem os efeitos colaterais.

24. Beba sucos naturais algumas vezes por semana

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Continua após a publicidade

O suco é uma maneira incrível de obter muitas vitaminas e nutrientes de frutas e vegetais. Esses nutrientes podem ajudar a proteger contra doenças cardiovasculares, câncer e várias doenças inflamatórias; e proteger contra o dano celular oxidativo da manutenção celular diária e da exposição a produtos químicos e poluição. Contudo, prefira sucos verdes, de frutas cítricas e o mais importante, sempre sucos naturais.

25. Escolha ter fé em algo

Se você não acredita em seus sonhos, as chances de eles acontecerem são quase nulas. Mas se você puder vir a saber totalmente que as coisas que você busca ocorrerão, o universo conspirará para que isso aconteça.

26. Pare de ficar obcecado com o resultado

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Uma pesquisa descobriu que as expectativas em relação à própria capacidade servem como um melhor indicador de alto desempenho do que as expectativas sobre um resultado específico.

Então, espere um ótimo desempenho de você mesmo e deixe as coisas acontecerem onde podem. A produção orgânica será seu trabalho da mais alta qualidade. Simplificando: faça o que é certo e deixe as consequências virem.

Continua após a publicidade

27. Tenha pelo menos uma hora livre para relaxar por dia

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Embora tenhamos uma rotina bastante acelerada, o relaxamento é crucial para o sucesso. É como descansar entre as séries de exercícios na academia. Sem descansar, seu treino será muito menor do que poderia ter sido.

Ingenuamente, as pessoas encaram suas vidas como um treino, sem pausas para descanso. Em vez disso, eles tomam estimulantes para se manterem cada vez mais. Mas isso não é sustentável e muito menos saudável. Ademais, também é ruim para a produtividade e a criatividade a curto e longo prazo.

28. Peça desculpas de coração

Pedir perdão é mais um segredo da felicidade. As pessoas cometem erros várias vezes ao dia. Infelizmente, na maior parte do tempo agimos como crianças e culpamos nossos erros por fatores externos.

Pesquisas descobriram que pessoas que não pedem desculpas abertamente e muitas vezes experimentam níveis mais elevados de estresse e ansiedade. Portanto, você não precisa dessa energia reprimida em sua vida. Faça as pazes e siga mais leve.

Continua após a publicidade

29. Faça amizade com pessoas que o inspiram

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Com quem você passa o tempo é extremamente importante. Ainda mais fundamental é: com que tipo de pessoa você se sente confortável ? Lembre-se que a miséria adora companhia; então não deixe de se cercar de pessoas que você ama e admira e as mantenha ao seu lado, para ajudá-las e ser ajudado quando você precisar.

30. Economize 10% de sua receita

Essa economia pode ajudá-lo a ser mais feliz conquistando suas ambições materiais, sem desmoronar financeiramente. Economize no lanche, no cafezinho e sempre gaste menos do que ganha.

31. Doe 10% de sua renda

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Muitas das pessoas mais ricas do mundo atribuem sua vida financeira saudável e abundância a doar parte dela. A maioria das pessoas está tentando acumular o máximo possível. No entanto, um princípio natural de criação de riqueza é a generosidade. Desse modo, ao doar com generosidade e sabedoria, você ficará surpreso com os aumentos em seu potencial de ganhos.

Continua após a publicidade

32. Beba 2 litros de água por dia

Os seres humanos são compostos por 70% de água. Com efeito, consumir pelo menos 2 litros de água diariamente, irá proporcionar uma pele mais saudável e cérebros que funcionam melhor.

33. Compre em feiras e mercados orgânicos locais

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Os produtos cultivados localmente são mais frescos, maduros e saborosos. Também pode ter um valor melhor e conter menos (se houver) pesticidas prejudiciais a saúde.

34. Verifique seu e-mail e mídia social pelo menos 60-90 minutos depois de acordar

A maioria das pessoas verifica seus e-mails e mídias sociais imediatamente ao acordar. Isso as coloca em um estado reativo pelo resto do dia. Em vez de viver a vida em seus próprios termos, eles preferem responder às demandas de outras pessoas.

Continua após a publicidade

Daí a importância de ter uma rotina matinal sólida. Quando você acorda e se coloca em primeiro lugar, você se posiciona para vencer antes mesmo de começar a jogar.

35. Faça algumas mudanças radicais em sua vida a cada ano

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Reinventar-se todos os anos é um dos segredos da felicidade. A novidade é um antídoto para a monotonia. Portanto, a cada ano, mergulhe em novas buscas e relacionamentos. Experimente coisas que você nunca fez antes, aproveite para assumir riscos e divirta-se mais. Por fim, busque grandes coisas que você procrastinou por anos.

36. Defina o que riqueza e felicidade significam para você

Não existem dois seres humanos iguais, nem mesmo os dedos das mãos são iguais. Então, por que devemos ter um padrão de sucesso? Buscar o padrão de sucesso da sociedade é uma corrida sem fim. Sempre haverá alguém melhor do que você e você nunca terá tempo para fazer tudo .

Em vez disso, você reconhece que toda decisão tem custo de oportunidade. Quando você escolhe uma coisa, simultaneamente não escolhe várias outras. E tudo bem. Na verdade, é uma escolha sábia optar pelo seu ideal final.

Continua após a publicidade

Dessa forma, devemos definir sucesso, riqueza e felicidade em nossos próprios termos, porque se não o fizermos, a sociedade definirá para nós – e sempre ficaremos aquém desse padrão.

37. Mude a maneira como você sente, pensa e age em relação ao dinheiro

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

A maioria das pessoas tem uma relação doentia com o dinheiro. Não é necessariamente culpa deles, mas é o que lhes foi ensinado. Para mudar seu mundo financeiro, você precisa alterar seu paradigma e seus sentimentos em relação ao dinheiro; seja economizando ou se educando financeiramente para saber seus limites e como prosperar.

38. Mantenha informações médicas importantes em sua carteira

Isso pode literalmente salvar sua vida em uma situação de vida ou morte. Além disso, os socorristas saberão imediatamente quais medicamentos podem ou não administrar com segurança no local de um acidente ou lesão.

39. Crie uma fonte de renda automatizada

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Continua após a publicidade

Vivemos em tempos sem precedentes, pois nunca foi tão fácil criar fluxos de receita automatizados. Não importa o seu conjunto de habilidades e interesses, você pode criar um negócio que funcione 24 horas por dia, 7 dias por semana, mesmo enquanto você está dormindo.

Portanto, se você está desempregado e não sabe por onde começar, lembre-se que o empreendedor é aquele que trabalha alguns anos como ninguém, para poder viver o resto da vida como ninguém.

40. Faça sua cama logo de manhã

Como arrumar a cama pode ser um dos segredos da felicidade? De acordo com pesquisas psicológicas, as pessoas que fazem a cama pela manhã são mais felizes e têm mais sucesso do que as que não o fazem.

Pode parecer algo simplório, no entanto, quando você arruma a cama pela manhã, está realizando sua primeira realização do dia. Isso o coloca em uma mentalidade de “vencer”.

41. Seja positivo

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Continua após a publicidade

Para encontrar a felicidade a longo prazo, você precisa treinar novamente seu cérebro de uma mentalidade negativa para uma mentalidade positiva. Experimente o seguinte: Gaste um ou dois minutos procurando coisas positivas em sua vida. Faça isso três vezes ao dia durante 45 dias, e seu cérebro começará a fazer isso automaticamente.

42. Comemore pequenas vitórias

A vida é cheia de altos e baixos, mas no meio temos muitas pequenas vitórias que passam despercebidas. Reserve um momento para comemorar essas pequenas vitórias e desfrute dessas pequenas conquistas.

43. Encontre seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

O trabalho ocupa muito do nosso dia, mas não deve ser a única coisa que fazemos. Desse modo, é importante buscar atividades e interesses além do nosso trabalho.

Você tem um hobby? Está passando tempo com amigos e entes queridos? Você está fazendo exercícios ? Criar equilíbrio em sua vida reduzirá o estresse e lhe dará outras formas de se expressar e se divertir.

Continua após a publicidade

44. Pratique a atenção plena

A mediação de atenção plena funciona trazendo sua consciência e atenção para o momento presente. É sobre não fazer julgamentos e aceitar como você está se sentindo. Assim, praticar atenção plena significa estar presente, atento e curioso.

Aceitar o que estamos passando diminui o estresse e nos ajuda a ver as situações como elas são. Por meio da atenção plena, podemos encontrar paz e afirmação em nós mesmos.

45. Aceite a imperfeição

Muitos de nós lutamos pela perfeição – desejamos nos esforçar para dar o nosso melhor. Mas, para ser verdadeiramente feliz, você deve aceitar a imperfeição que faz parte da vida.

A perfeição é impossível, e sujeitar a nós mesmos e aos outros a esses padrões é fútil, pois sempre acabaremos nos sentindo decepcionados. Aceite que a vida é imperfeita e reconheça que há beleza e graça nessa imperfeição.

Continua após a publicidade

46. Ouça e se envolva com a música

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Ouvir música levanta nosso espírito. Isso nos faz sentir melhor, em parte porque ouvir música faz com que nosso cérebro libere dopamina, um neuroquímico conectado ao prazer e à recompensa.

Ademais, aqueles que se envolvem com a música através da dança ou de shows relatam altos níveis de felicidade e uma sensação de bem-estar.

47. Passe algum tempo na natureza

Certamente, estar em contato com a natureza é um dos grandes segredos da felicidade. Alguns pesquisadores acreditam que a geração ultra conectada de hoje está, na verdade, sofrendo de um distúrbio de déficit natural.

Aliás, estudos têm mostrado que quanto mais tempo passamos na natureza e quanto mais nos relacionamos com o mundo natural ao nosso redor, maior nossa sensação de felicidade. Portanto, nossa conexão com a natureza também desempenha um papel na manutenção de uma saúde mental positiva.

Continua após a publicidade

48. Relembre memórias felizes

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Sentimentos nostálgicos ou reminiscências sobre nosso passado, podem nos ajudar a nos reconectarmos com sentimentos de amor e uma sensação de admiração e realização.

Nosso passado nos molda e define nossa identidade. Desse modo, quando nos lembramos de bons momentos e lembranças felizes, podemos aumentar nossa autoconfiança e nos sentir mais próximos das pessoas ao nosso redor.

49. Adote um animal de estimação

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Ter um animal de estimação pode torná-lo mais feliz. Um estudo recente da Washington State University descobriu que apenas 10 minutos acariciando um amigo peludo resultou em níveis reduzidos do hormônio do estresse cortisol.

50. Não pense sobre felicidade

Qual o segredo da felicidade? 50 dicas para você ser mais feliz

Continua após a publicidade

Por fim, não pense muito sobre o segredo da felicidade. Aliás, a obsessão pela felicidade pode realmente sair pela culatra e se tornar mais um fardo do que uma meta. Em vez disso, busque outras coisas, como relacionamentos ou hobbies, e a felicidade será o subproduto de suas escolhas e ações.

Agora que você sabe o segredo da felicidade, leia também: Descubra qual o país mais introvertido do mundo e suas características

Próxima página »

Escolhidas para você