Antigamente o tofu costumava ser o único substituto conhecido da carne, mas com o tempo, o tempeh e a proteína de soja rapidamente se popularizaram. Dessa forma, atualmente, o seitan é a nova opção de vegetarianos e pessoas que buscam aumentar a ingestão de aminoácidos sem produtos de origem animal.
O Seitan surgiu na China e no Japão e há séculos é consumido por monges budistas. Ao contrário de outros substitutos veganos, à base de soja e ricos em proteína, o seitan é feito a partir do desenvolvimento de glúten na massa de trigo. Nesse sentido, a forma mais comum de seitan são os cubos prontos com uma textura emborrachada, disponíveis nos supermercados. Embora também possa ser encontrada na forma de pó que pode ser usado para fazer suas próprias receitas.
O Seitan é rico em proteínas e baixo teor de gordura. Para esclarecer, 100 gramas de seitan contêm cerca de 75 gramas de proteína e 1,9 gramas de gordura. Ele também contém ferro, bem como fibra e magnésio. Por ser feito de glúten de trigo, o seitan não é adequado para celíacos ou pessoas com alergia ao trigo.
Como o seitan é feito?
A produção de seitan é feita por meio do processo de lavagem e amassamento da massa de trigo para remover o amido e desenvolver o glúten. Por conseguinte, a textura única do Seitan vem desse processo de amassamento; quanto mais a massa é amassada, mais o glúten se desenvolve e mais elástico e mastigável se torna o produto final. Posteriormente, ela pode ser cozida de várias maneiras diferentes, ou seja, ela pode ser fervida, assada ou cozida no vapor.
Embora o seitan básico inclua apenas dois ingredientes principais, glúten e água, as variedades caseiras às vezes incluem caldo de vegetais, fermento natural, azeite, molho de soja entre outros. Como o seitan em si não é muito saboroso, os temperos realmente fazem a diferença. Sua suavidade individual permite aromas versáteis, que podem ser feitos para se assemelhar a carne com molhos de carne tradicionais ou para criar novos pratos veganos e vegetarianos.
Quais os benefícios do seitan?
Todavia, como esse alimento é rico em proteínas, baixo teor de carboidratos e baixo teor de gordura, ele possui diversos benefícios como:
- É nutritivo
- Rico em proteínas
- Fonte de vitaminas e minerais
- Possui baixo teor de calorias, carboidratos e gordura
- Mais sustentável
- Não é de origem animal
Há evidências que sugerem que as proteínas vegetais são mais biodisponíveis para suas contrapartes carnudas. Isso significa que seus nutrientes podem ser potencialmente melhor absorvidos pelo corpo. Por isso, o seita é ideal para quem precisa de mais proteína em sua dieta e é vegetariano ou vegano, ou evita carne por qualquer motivo.
Qual a diferença entre seitan, tofu e tempeh?
Tofu, tempeh e seitan são produtos que podem ser usados no lugar da carne, porém ambos possuem propriedades e podem ser usados para diferentes receitas. Aqui estão as principais diferenças entre eles:
Tofu
Em primeiro lugar, o tofu é um alimento macio, semelhante ao queijo, feito de leite de soja condensado prensado em blocos compactos e misturado com nigari. Embora este produto possa ser bastante sem graça, o tofu absorve facilmente os sabores de outros ingredientes, como especiarias. Devido a sua versatilidade, o tofu pode ser usado em uma infinidade de pratos para fazer versões veganas de omeletes, sobremesas, queijos e vitaminas por exemplo.
Seitan
Também conhecido como glúten de trigo, o seitan é um ingrediente típico da culinária asiática e tem sido um substituto comum da carne por mais de mil anos. Tradicionalmente, o seitan era o produto da lavagem e do cozimento da massa de trigo para remover o amido, deixando uma substância densa em proteínas que se revelou uma excelente alternativa à carne. Além disso, ele também pode ser encontrado em forma de pó e assume facilmente os sabores de seus temperos favoritos.
Tempeh
Por fim, o tempeh é um alimento proveniente da Indonésia. Para explicar, ele é feito pela fermentação da soja em folhas de bananeira, até a forma de um hambúrguer firme e suculento. Além disso, ele tem sido um substituto comum da carne desde o século XII. O tempeh contém mais proteína e fibra dietética do que o tofu, e seu sabor suave de nozes funciona muito bem em uma ampla variedade de receitas.
Então, se você curtiu esse artigo, não deixe de ler: História do sushi – Curiosidades e variedades da comida japonesa
Fontes: Conquiste sua vida, Escolha Veg, Cuidai
Fotos: Pinterest