Curiosidades

Veganos: quem são? O que é a tendência e benefícios do veganismo

Vegano só come folha? Só comida crua? O que mais eles não comem além de carne? Peixe pode? Tudo o que você precisa saber sobre o veganismo.

O veganismo hoje, está em um processo de crescimento, em que diariamente acolhe inúmeros adeptos. No entanto, esse estilo de vida, ainda é pouco usual nos dias de hoje. E é exatamente por ainda serem a minoria, que grande parte das pessoas, não sabem como é o estilo de vida dos veganos.

Basicamente, os veganos deixam de lado qualquer atividade que explore animais. Para você ter uma noção da radicalidade deles é que eles além de não comerem nada de origem animal, eles também deixam de frequentar lugares que “usam” os animais. Como é o caso de alguns circos, zoológicos, parques, produtos que testam em animais, touradas e outros.

Além de, também incentivarem e só consumirem produtos da indústria dos cosméticos veganos, os quais também não usam nada de origem animal, somente vegetal. Portanto, como esse estilo de vida está em ascensão, a indústria para com os veganos, está cada dia maior.

Ficou curioso sobre como é o estilo de vida dessas pessoas? Então vem que vamos lhe explicar com detalhes.

Quem são os veganos?

Quais ideologias os veganos pregam? O que eles comem? Veja agora

Os veganos, ou vegan, não são só aquelas pessoas que não consomem carne. O veganismo é um estilo de vida, o qual não utiliza e nem consome nenhum tipo de produto que vem de origem animal. Entretanto, o veganismo é um movimento que busca a libertação dos animais, como um todo.

Basicamente, o veganismo busca excluir todo e qualquer tipo de forma que faz o uso da exploração e também da crueldade contra os animais. Por isso, que eles são considerados por alguns, como extremistas. Pois, eles não praticam esse tipo de ação somente na sua alimentação.

Assim como, eles também deixam de utilizar roupas e cosméticos por exemplo, que vem de origem animal. Além de, ir contra também trabalhos forçados, ou seja, eles também defendem a libertação dos seres humanos. Os quais podem estar passando por algum tipo de trabalho escravo. E também do reajuste na parte de entretenimentos, em que utilizam dos animais para satisfazer felicidades de humanos.

No entanto, esse estilo de vida, se diversifica, conforme o que cada “tribo” pretende ou não consumir. Como por exemplo, existem os que aderem ao estilo de vida, vegetariano, que são aqueles que só não consomem carne. Porém, esses ainda podem consumir couro, lã, seda. Ou até vão a circo com animais e outros eventos que praticam a exploração de animais.

Além de, se diversificar também entre os “ovolactovegetarianos”, “lactovegetarianos” ou “ovovegetarianos”. Esses três grupos não consomem carne, mas ainda assim consomem produtos que contribuem para a exploração dos animais.

Qual ideologia de vida eles pregam?

Quais ideologias os veganos pregam? O que eles comem? Veja agora

Como já falamos, os veganos pregam a não exploração dos animais. Ou seja, eles não consomem absolutamente nada que venha de origem animal. Nem mesmo, leite, ovos e nem peixes ou outros frutos do mar. Para você entender melhor, iremos explicar com maiores detalhes.

Basicamente, os peixes e outros frutos do mar também são animais. Ou seja, eles também possuem sistema nervoso central e também possuem a capacidade de sofrer e sentir dor, diante os ataques humanos. Portanto, eles morrem também de forma dolorosa, e é exatamente isso que os veganos repudiam.

A questão do leite e dos ovos

“Mas, e o leite? A vaca sofre também?” Aparentemente, pensamos que ela não sofre, pois é um ciclo normal da vida de uma vaca. Porém, a indústria alimentícia, faz hoje tudo com mais radicalidade. Ou seja, para exemplificar de uma forma mais fácil, a expectativa de vida de uma vaca “normal” é de 20 anos. Porém, geralmente as vacas leiteiras, costumam ser abatidas com menos de 8 anos de vida.

Basicamente, isso ocorre pois, elas começam a apresentar problemas de reprodução após as inúmeras gestações forçadas, elas começam a ficar mais doentes que o normal. Até porque tudo é feito com elas de forma artificial, e isso acaba enfraquecendo elas com o tempo. Por isso, eles “diminuem” o tempo de vida delas.

E quanto aos ovos? As galinhas também não vivem uma vida tão diferente das vacas. Tanto é que de acordo com a ONG ONCA, algumas galinhas ficam a vida toda sem ver a luz do sol, sobrevivendo dentro de gaiolas, sem poder andar livremente.

Além de, elas também serem debicadas, ou seja, elas têm os seus bicos arrancados, e pra piorar, é sem anestesia. Entretanto, a explicação para essa tal atitude, é para evitar de que elas furem umas as outras ao serem submetidas a situações de muito stress.

O que eles comem? É acessível?

Quais ideologias os veganos pregam? O que eles comem? Veja agora

O estereótipo dos veganos, é quase sempre que eles são desnutridos, só comem plantas e sementes. Além de, ser um estilo de vida somente para pessoas que possuem uma renda financeira melhor. Porém, viemos aqui para te dizer que esse estereótipo não passa de uma informação falsa.

Basicamente, os veganos comem cereais, frutas, legumes e qualquer outro alimento que venha das plantas, além de algas e cogumelos. Pois, como já dissemos eles não consumem nada de origem animal, nem carnes, leite e derivados do leite, ovos e derivados do ovo, mel ou qualquer outro produto oriundo da exploração animal.

Contudo, se você está achando que eles não comem um hambúrguer, por exemplo, você está enganado. Pois, há infinitas variedades de hambúrgueres, doces e frituras que podem ser produzidos. É só pesquisar, até porque o mercado que oferece comidas veganas hoje em dia, cresceu, e muito.

Estereótipos associados ao veganismo

Porém, outro estereótipo para com os veganos é de achar que todos são desnutridos, por não adquirirem proteínas, as quais em grande parte derivam das carnes. Contudo, de acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, os veganos e vegetarianos também conseguem ser saudáveis, como os demais, e talvez até mais.

Basicamente, ocorre pois, todos os aminoácidos essenciais para a produção de proteínas dentro do seu corpo existem nos vegetais. inclusive, existe um único nutriente que não se encontra em abundância na dieta vegetariana e vegana, que no caso é a vitamina B12.

Essa vitamina é produzida por bactérias e cianobactérias, com as quais a humanidade tem pouco ou nenhum contato atualmente. Entretanto, isso pode significar que uma boa parcela da população, sendo vegetariano ou não, pode apresentar deficiência ou insuficiência de B12. Contudo, hoje em dia a indústria alimentícia dos veganos também, já produziu suplementações sintéticas dessa vitamina.

Enfim, ser vegano e vegetariano é acessível sim. Pois, basicamente esse estilo de vida, leva a consumir em larga escala vegetais, e se você mesmo produzir os seus alimentos, pode sair até mais barato do que o estilo de vida de um carnívoro. Além de, ser bastante democrático pois, essa “tribo” inclui qualquer pessoa, e de qualquer faixa etária.

Nós do Segredos do Mundo, separamos mais matérias especiais para você. Confira: 10 alimentos prejudiciais à saúde que você come todos os dias

Fontes: Mega curioso,

Imagens: Mega curioso, Blog.opolen, Portal t5, Boa forma, Seeds brazil, The summer hunter

Próxima página »

Escolhidas para você