Será que você tem esquizofrenia? Faça o teste e descubra

Não dá muito bem para explicar porque, mas hoje em dia os transtornos mentais estão cada vez mais em pauta e são cada vez mais discutidos, virando até mesmo temas de novelas e filmes. Não que o número de pessoas transtornadas seja maior hoje em dia, mas o acesso à informação tem desmistificado o assunto e ajudado as pessoas a diferenciarem melhor o que é ser maluco ou enfrentar doenças, como a depressão e a esquizofrenia, como você vai ver hoje.

Aqui, no Segredos do Mundo, por exemplo, você já teve a oportunidade de entender melhor e de fazer testes para descobrir se você também sofre de algumas doenças afins, como o autismo e a psicopatia. Dando continuidade a essa espécie de alerta, vamos ajudar você a descobrir se você, ou algum de seus conhecidos, sofre com a esquizofrenia.

Mas, você sabe o que é esquizofrenia? Embora a definição médica desse transtorno seja algo bastante complexo, dá para dizer que uma pessoa esquizofrênica tem dificuldades de diferenciar experiências reais e imaginárias. Isso porque a doença prejudica o pensamento lógico, nas respostas emocionais e interfere também no comportamento das pessoas.

Assim, ao contrário do que muita gente pensa por aí, a esquizofrenia não é um distúrbio de personalidade. Ela se trata de uma doença crônica, causada pela combinação de fatores genéticos e ambientais, segundo alguns estudos científicos ainda em desenvolvimento.

Teste de esquizofrenia

1

Mas, no final das contas, será que você sofre de esquizofrenia? O teste que você está prestes a conhecer, além de rápido, ajuda você a responder essa pergunta tão delicada.

Desenvolvido na Escola Hannover de Medicina, na Alemanha, o teste de esquizofrenia, conhecido também como Teste da Máscara Oca, ajuda a descobrir a predisposição das pessoas à doença por meio de um vídeo rápido. Nele, uma máscara é mostrada girando, durante um pouco mais de 2 minutos.

A ideia, segundo os especialistas que desenvolveram o teste de esquizofrenia, é saber se as pessoas que veem o vídeo estão enxergando a parte de trás da máscara ou se veem duas máscaras convexas comuns.

Isso porque, de acordo com os cientistas alemães, todos os voluntários do estudo com esquizofrenia puderam distinguir entre os dois tipos de imagens, enquanto 99% das pessoas que não apresentavam o transtorno foram enganadas e viram duas máscaras comuns girando.

Por que isso acontece?

De acordo com os especialistas, a esquizofrenia atrapalha no julgamento da realidade e faz com que haja desconexão entre os componentes da percepção em nosso cérebro, como no caso da produção interna de conceitos, do componente de controle e a interação desses componentes.

Mas, claro, ver ou não a face côncava da máscara não é um diagnóstico certeiro e definitivo de que você sofra com esquizofrenia. Na verdade, é preciso muito mais que isso para saber se um paciente tem o transtorno. Esse teste pode significar apenas um indício de que seu cérebro está em conflito.

Veja o vídeo e descubra se você tem esquizofrenia:

E aí, qual foi seu resultado?

Fonte: New Scientist