Será que você tem esquizofrenia? Faça o teste e descubra

Não dá muito bem para explicar porque, mas hoje em dia os transtornos mentais estão cada vez mais em pauta e são cada vez mais

Não dá muito bem para explicar porque, mas hoje em dia os transtornos mentais estão cada vez mais em pauta e são cada vez mais discutidos, virando até mesmo temas de novelas e filmes. Não que o número de pessoas transtornadas seja maior hoje em dia, mas o acesso à informação tem desmistificado o assunto e ajudado as pessoas a diferenciarem melhor o que é ser maluco ou enfrentar doenças, como a depressão e a esquizofrenia, como você vai ver hoje.

Aqui, no Segredos do Mundo, por exemplo, você já teve a oportunidade de entender melhor e de fazer testes para descobrir se você também sofre de algumas doenças afins, como o autismo e a psicopatia. Dando continuidade a essa espécie de alerta, vamos ajudar você a descobrir se você, ou algum de seus conhecidos, sofre com a esquizofrenia.

Mas, você sabe o que é esquizofrenia? Embora a definição médica desse transtorno seja algo bastante complexo, dá para dizer que uma pessoa esquizofrênica tem dificuldades de diferenciar experiências reais e imaginárias. Isso porque a doença prejudica o pensamento lógico, nas respostas emocionais e interfere também no comportamento das pessoas.

Assim, ao contrário do que muita gente pensa por aí, a esquizofrenia não é um distúrbio de personalidade. Ela se trata de uma doença crônica, causada pela combinação de fatores genéticos e ambientais, segundo alguns estudos científicos ainda em desenvolvimento.

Continua após a publicidade

Teste de esquizofrenia

1

Mas, no final das contas, será que você sofre de esquizofrenia? O teste que você está prestes a conhecer, além de rápido, ajuda você a responder essa pergunta tão delicada.

Continua após a publicidade

Desenvolvido na Escola Hannover de Medicina, na Alemanha, o teste de esquizofrenia, conhecido também como Teste da Máscara Oca, ajuda a descobrir a predisposição das pessoas à doença por meio de um vídeo rápido. Nele, uma máscara é mostrada girando, durante um pouco mais de 2 minutos.

A ideia, segundo os especialistas que desenvolveram o teste de esquizofrenia, é saber se as pessoas que veem o vídeo estão enxergando a parte de trás da máscara ou se veem duas máscaras convexas comuns.

Continua após a publicidade

Isso porque, de acordo com os cientistas alemães, todos os voluntários do estudo com esquizofrenia puderam distinguir entre os dois tipos de imagens, enquanto 99% das pessoas que não apresentavam o transtorno foram enganadas e viram duas máscaras comuns girando.

Por que isso acontece?

De acordo com os especialistas, a esquizofrenia atrapalha no julgamento da realidade e faz com que haja desconexão entre os componentes da percepção em nosso cérebro, como no caso da produção interna de conceitos, do componente de controle e a interação desses componentes.

Mas, claro, ver ou não a face côncava da máscara não é um diagnóstico certeiro e definitivo de que você sofra com esquizofrenia. Na verdade, é preciso muito mais que isso para saber se um paciente tem o transtorno. Esse teste pode significar apenas um indício de que seu cérebro está em conflito.

Veja o vídeo e descubra se você tem esquizofrenia:

Continua após a publicidade

E aí, qual foi seu resultado?

Fonte: New Scientist

Outras postagens