Curiosidades

Shang-Chi: quem é o herói da Marvel e quais são seus poderes?

Shang-Chi, o super-herói artista marcial chinês da Marvel, viveu muitas vidas desde sua estreia nos quadrinhos em 1973.

Shang-Chi é a mais nova estrela do universo cinematográfico da Marvel (MCU). Especula-se que talvez ele seja uma parte integrante de sua próxima década. Entretanto, sua história remonta a quase meio século.

As origens do personagem foram problemáticas, mas ele se modernizou tanto nos quadrinhos quanto em sua estreia no cinema live-action. Saiba tudo sobre ele neste artigo.

História de Shang-Chi na Marvel Comics

Fonte: Suco de Mangá

Ele apareceu pela primeira vez na Edição Especial da Marvel de nº 15 em 1973, que teve uma mudança no título na edição de nº 17, As Mãos de Shang-Chi: Mestre do Kung Fu.

Todavia, antes que o personagem icônico de quadrinhos surgisse, a Marvel Comics queria adaptar a série de televisão Kung Fu como uma história em quadrinhos, mas com a WarnerMedia (então Warner Communications), a dona da propriedade, também dona da rival da Marvel, DC Comics, que nunca iria acontecer.

Continua após a publicidade

Em vez de adaptar a série de ação ABC, a Marvel comprou os direitos do personagem Dr. Fu Manchu de Sax Rohmer, o que lhes deu a capacidade de usar o vilão e vários cenários que acabariam por levar à criação de Shang-Chi, mas também um número de outras questões no futuro.

Em suma, Shang-Chi cresceu sendo treinado como um assassino mortal por seu pai, um feiticeiro e senhor do crime Fu Manchu. Contudo, ao saber das maldades de seu pai, ele se desviou e se voltou contra ele.

Ele lutou ao lado do Demolidor e sua força-tarefa, junto com a Viúva Negra e seus aliados, na captura do Justiceiro. Além disso, ele também se juntou a Steve Rogers nos Vingadores Secretos na tentativa de derrubar seu pai. Ao longo de sua jornada, ele se juntou a várias equipes que lutam por justiça e contra a causa de seu pai.

Quais são seus poderes?

Shang-Chi: quem é o herói da Marvel e quais são seus poderes?
Fonte: Suco de Mangá

Também conhecido como Mestre do Kung Fu, ou Mão do Irmão, ele é um habilidoso artista marcial, atirador e ginasta que usa uma combinação de tudo isso em seu estilo de combate.

Continua após a publicidade

Desse modo, seu domínio das artes marciais lhe permite conjurar sua grande força e chi, dando-lhe o poder de golpear com uma força equivalente a uma força desumana e dando-lhe força suficiente para quebrar concreto ou aço. Ele também pode suportar a dor em um grau sobre-humano.

Ademais, ele também tem o mais alto nível de resistência, velocidade e resistência de seu condicionamento físico. Isso lhe permite lutar sem quaisquer melhorias artificiais, seu tempo de reação pode ser igual a qualquer indivíduo poderoso.

Shangchi Ten Rings GIF - Shangchi Ten Rings Simului - Discover & Share GIFs

Com seu domínio de armamento e precisão como atirador, ele pode mirar em um inimigo à distância e em combate corpo a corpo.

Continua após a publicidade

Por fim, ele tem controle total sobre seu sistema nervoso, o que lhe permite eliminar qualquer dor que receba em combate e até mesmo limitar as toxinas que tentam se espalhar por sua corrente sanguínea.

Em um ponto, ele pode até mesmo desacelerar seu coração. Ele também tem treinamento como MI-6 e um vasto conhecimento de espionagem e métodos, além de ser multilíngue, o que lhe permite conversar em várias línguas.

Shang-Chi é um vingador?

Fonte: Suco de Mangá

Na Marvel Comics, sim, ele acabou se juntando aos Vingadores contra os X-Men. Ele foi uma das primeiras pessoas a ser incluído na lista do Capitão América e Homem de Ferro, devido às suas extraordinárias habilidades de combate corpo a corpo e domínio de armamento. Aliás, ele também estava com os Vingadores quando eles participaram do Conselho Galáctico.

Com efeito, sua introdução no MCU abrirá o caminho para ele se tornar um Vingador como o Pantera Negra e o Dr. Estranho. Com o fim da Viúva Negra e do Homem de Ferro e a aposentadoria de Tony Stark, um novo conjunto de Vingadores seria necessário para se tornarem os ‘Heróis Mais Poderosos da Terra’ e defendê-la de ameaças iminentes.

Continua após a publicidade

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis: o que sabemos sobre o filme! - O Fuxico

Uma curiosidade, é que no livro de memórias publicado pelo veterano produtor Chris Fenton, foi revelado que Shang-Chi ou The Mandarin tiveram a oportunidade de se apresentar no MCU nos Vingadores em 2012, mas devido a alguns problemas, isso não aconteceu.

Agora que ele estreia seu próprio filme “Shang-Chi e A Lenda dos Dez Anéis” em 3 de setembro de 2021. O novo longa do MCU é estrelado por Simu-Liu nos cinemas e possivelmente nos streamings da Disney.

A Lenda dos Dez Anéis

Shang-Chi: quem é o herói da Marvel e quais são seus poderes?
Fonte: Suco de Mangá

Nos quadrinhos, esses anéis são na verdade físicos e têm poderes especiais, algo um pouco parecido com as Pedras do Infinito. Para este filme, alguns detalhes ganharam novos aspectos.

Continua após a publicidade

Começando pela mão esquerda, o anel do dedo mínimo (Zero) é capaz de emitir ondas frias, além de lançar raios que congelam o oponente em um bloco de gelo.

No dedo anelar (O Mentiroso) o poder psíquico do usuário é intensificado, permitindo manipular as mentes e os impulsos nervosos do cérebro. Já, o anel do meio (relâmpago) gera e manipula descargas de eletricidade que em maior intensidade podem ser destrutivas.

Shang Chi GIF - Shang Chi - Discover & Share GIFs

Ademais, raios de calor tão poderosos quanto um laser são projetados no dedo indicador (Incandescência). Finalmente, o polegar (Daimônico) emite diferentes tipos de energias capazes de criar hologramas.

Continua após a publicidade

Em relação à mão direita, o anel mindinho (NightBringer) pode criar uma área de pura escuridão capaz de absorver luz. O anular (espectral) gera uma descarga de energia desconhecida que destrói átomos e moléculas.

O anel do meio (Spin) pode gerar e controlar turbilhões de ar, bem como vórtices que se movem como o vento. O poder no índice (Influência) cria ondas sônicas que causam desorientação ou um golpe sônico variável.

Finalmente, o polegar (Remaker) manipula a estrutura atômica e molecular de qualquer matéria para alterar a forma e a estrutura de um objeto para criar outro.

Então, gostou de conhecer esse herói dos quadrinhos e da MCU? Pois, leia a seguir: Mitologia chinesa: principais deuses e lendas do folclore da China

Continua após a publicidade

Fontes: Omelete, Uol, IGN

Fotos: Suco de Mangá

Próxima página »

Escolhidas para você