Curiosidades

Doutor Destino – Quem é, história e curiosidades do vilão da Marvel

Além de um dos maiores vilões da Marvel, o Doutor Destino é mestre em magia e tecnologia, além de ter dotes asrtísticos.

Para além de um vilão, o Doutor Destino é um dos personagens mais queridos e famosos do Universo Marvel. Isso porque, ele não se resume a um antagonista do Quarteto Fantástico e de outros super-heróis e possui uma história de vida incrível e repleta de curiosidades surpreendentes.

Inicialmente, Doutor Destino era Victor von Doom, nascido em um país fictício chamado Latvéria, mais especificamente em um acampamento cigano em Haasenstadt. Conforme a história, a mãe dele, Cynthia, era considerada bruxa e tentou obter um poder específico a fim de proteger seu povo dos aldeões locais. Contudo, para conseguir a habilidade, ela precisou fazer um trato com o demônio interdimensional Mephisto, que acabou a traindo e matando.

Já o pai de Victor, Werner, era considerado um curandeiro cigano e foi caçado pelo governo da Latvéria por não ter sido capaz de salvar sua esposa. Ele fugiu e levou o filho ainda recém nascido, no entanto, acabou morrendo em decorrência do frio intenso. Por isso, o menino foi criado por um membro de sua aldeia cigana, chamado Bóris.

Mesmo com o nascimento e a história trágicos, Victor buscou estudar e tentar compreender suas origens. Desse modo, ele encontrou artefatos mágicos de sua mãe e se dedicou a estudar as artes ocultas. Além disso, ele cresceu com um enorme desejo de vingar sua progenitora.

Continua após a publicidade

De Victor a Doutor Destino

Fonte: Marvel Wiki Fandon

Depois de ter sido criado por Bóris e estudado as artes ocultas por conta própria, Victor ingressou na Universidade Empire State, nos Estados Unidos, onde conseguiu uma bolsa integral de estudos por conta de seus conhecimentos avançados. Além disso, foi na instituição que ele conheceu Reed Richards e Ben Grimm, que viriam a ser seus inimigos.

Inicialmente, Victor ficou obcecado por construir uma máquina que fosse capaz de projetar a forma astral de uma pessoa através de outras dimensões. Desse modo, ele passou a conduzir estudos extra-dimensionais muito perigosos. Mas, o objetivo de toda a pesquisa era salvar sua mãe, que ainda estava presa com Mephisto.

Apesar de estar certo de suas pesquisas, Victor foi afrontado por Reed, que apontou falhas nos cálculos desenvolvidos pelo rapaz. Mesmo assim, Victor concluiu a construção da máquina e a ligou. O aparelho funcionou bem por cerca de dois minutos, contudo, acabou explodindo, o que resultou em diversas cicatrizes em seu rosto e em sua expulsão da universidade.

Então, desorientado e cheio de raiva, Victor viaja pelo mundo e acaba se abrigando junto a um grupo de monges tibetanos que o ajudam a construir uma armadura para esconder suas cicatrizes resultantes da explosão. Desse modo, ele se torna super poderoso, pois a armadura tinha diversos recursos tecnológicos, transformando então, Victor em Doutor Destino.

Continua após a publicidade

Retorno para a Latvéria

Fonte: Splash Pages

Já equipado com a armadura, Doutor Destino retorna à Latvéria, derruba o governo e passa a comandar o país com mãos de ferro. Além disso, ele passou a utilizar os recursos produzidos no país em vantagem própria. Desse modo, ele criou seu código de conduta, que iria guiar suas ações: “Viver para conquistar”.

Ele também não demonstrava misericórdia com seus soldados. Entretanto, ele foi considerado um líder justo por seu povo. Contudo, ele passou por um processo de deposição, conduzido por Zorba, um príncipe da família real que acabou sendo morto pelo Doutor Destino, que seguiu no poder.

Durante a luta pelo poder, uma das súditas mais leais de Doutor Destino morreu e deixou um filho, Kristoff Vernard. Sendo assim, Doutor Destino adotou o garoto e o tornou seu herdeiro. No entanto, os planos do vilão para o menino eram muito mais sombrios.

Isso porque, ele planejava utilizar Kristoff Vernard como seu plano de fuga caso morresse. Desse modo, a mente de Doutor Destino seria transferida para o corpo do garoto pelos robôs que o vilão utilizava. Esse processo realmente aconteceu durante um episódio em que o vilão foi dado como morto.

Continua após a publicidade

Doutor Destino X Quarteto Fantástico

Fonte: Legião dos Heróis

A priori, Doutor Destino enfrentou o Quarteto Fantástico pela primeira vez quando sequestrou Sue Storm, a mulher invisível. Desse modo, o vilão faz com que os outros heróis do grupo viagem ao passado a fim de recuperar as poderosas Pedras de Merlim. Mais tarde, ele engana Namor para se unir a ele e destruir o grupo.

Após ser derrotado essa primeira vez, com a ajuda do Homem-Formiga, o Doutor Destino bolou outro plano para destruir o Quarteto Fantástico. Assim, ele se juntou ao Trio Terrível, um grupo de bandidos que ganhou poderes graças ao vilão. Contudo, ele foi mais uma vez derrotado e enviado para o espaço por uma onda solar.

Latvéria

Fonte: Splash Pages

Além de conhecer um pouco mais sobre o Quarteto Fantástico, é importante saber um pouco sobre a terra que deu origem e chegou a ser governada por esse vilão. Conhecida como “a joia dos Balcãs”, a Latvéria foi fundada no século XIV no território tomado da Transilvânia por Rudolfo e Karl Haasen.

Rudolfo foi o primeiro rei da Latvéria, mas após a morte de Haasen, o trono foi tomado por Vlad Draasen, cujo reinado foi muito tumultuado. Já durante a Segunda Guerra Mundial, o reino fez uma aliança com outra nação, a Symkária, a fim de garantir proteção para os dois povos.

Continua após a publicidade

Mais tarde, o rei Vladmir Fortunov passou a governar o país e impôs leis muito rígidas, principalmente para os povos ciganos que viviam nos arredores de Latvéria. Foi por isso que Cynthia Von Doom, a mãe do Doutor Destino, fez o pacto com Mephisto, para tentar livrar seu povo da tirania.

Algumas características da Latvéria:

  • Nome oficial: Reino da Latvéria (Königruch Latverien)
  • População: 500 mil habitantes
  • Capital: Doomstadt
  • Forma de governo: Ditadura
  • Línguas: Latveriano, Alemão, Húngaro, Romani
  • Moeda: Franco Lateveriano
  • Recursos principais: Ferro, Força nuclear, Robótica, Eletrônicos, Viagem no Tempo

Curiosidades sobre Victor e o Doutor Destino

1-Desfigurado

Fonte: Legião dos Heróis

Apesar da história original contar que Victor ficou com cicatrizes após a explosão na universidade, há uma outra versão. Isso porque, conta-se também que, ao colocar a marca fervente em seu rosto, ele teria ficado desfigurado. Contudo, essa informação foi alterada nos Os Livros do Destino, que contam que, na verdade, o acidente deixou Von Doom todo desfigurado.

2-Primeira aparição

Fonte: Legião dos Heróis

A priori, Doutor Destino surgiu a quinta edição da revista do Quarteto Fantástico, em 1962. Assim como outros heróis da Marvel, ele foi criado por criado pela dupla Stan Lee e Jack Kirby.

Continua após a publicidade

3-Pioneiro

Fonte: Legião dos Heróis

Além de um vilão muito poderoso, o Doutor Destino foi pioneiro na prática de viagem no tempo no Universo Marvel. Isso porque, logo em sua primeira aparição nos quadrinhos do Quarteto Fantástico, ele manda três membros da equipe ao passado.

4- Motivações

Fonte: Legião dos Heróis

De modo geral, três motivações guiavam as ações de Doutor Destino:

  • Derrotar Reed Richards: ele era considerado o culpado pela explosão na universidade e foi o principal rival intelectual de Doutor Destino;
  • Vingar sua mãe: Victor nunca superou o que aconteceu sua mãe, que ficou nas mãos de Mephisto na tentativa de salvar seu povo;
  • Salvar o Planeta: ele acreditava que somente sua mão de ferro seria capaz de salvar a Terra.

5-Feiticeira Escarlate

Fonte: Legião dos Heróis

Na história em quadrinhos A Cruzada das Crianças, a Feiticeira Escarlate reaparece, depois de muito tempo sem que ninguém soubesse seu paradeiro. Assim, ela é encontrada no castelo de Victor prestes a se casar com o próprio. Mas, o casamento só aconteceria pois ela estava totalmente sem memória!

O objetivo do casamento era possibilitar que Victor roubasse o poder do caos da Feiticeira Escarlate, a fim de garantir ordem no mundo.

Continua após a publicidade

6- Poderes e Habilidades

Fonte: Legião dos Heróis

Além dos poderes tecnológicos graças a sua armadura, Doutor Destino também tem diversos poderes mágicos. Isso porque, antes de ingressar na universidade, Victor estudou as habilidades mágicas de sua mãe.

Sendo assim, ele se tornou extremamente poderoso, capaz de criar sua própria máquina do tempo.

7-Galactus e Beyonder

Fonte: Legião dos Heróis

Além de seus próprios poderes, Doutor Destino é capaz de absorver os poderes de outros heróis e vilões, como já fez coma Feiticeira Escarlate e o Surfista Prateado. Contudo, o auge dessa capacidade aconteceu durante as primeiras Guerras Secretas. A equipe dos vilões liderada por ele tinha acabado de ser derrotada.

Contudo, ele fugiu de sua cela, construiu um dispositivo e sugou os poderes de Galactus. Em seguida, ele enfrentou Beyonder e, antes de ser derrotado por ele, acabou drenando também seu poder. Assim, por alguns instantes, Doutor Destino foi o ser mais poderoso do planeta.

Continua após a publicidade

8-Richards

Fonte: Legião dos Heróis

Depois de ser expulso da faculdade, Victor culpou Richards pelo acidente que sofreu. Desse modo, os dois rivalizaram diversas vezes ao longo da história do vilão nos quadrinhos.

9-Parentes?

Fonte: Legião dos Heróis

Apesar de seres arqui rivais, há uma teoria de que Victor e Richards seriam parentes. Isso porque, há uma história de que o pai de Reed, Nathaniel Richards, teria voltado no tempo e se encontrado com uma cigana, com o qual teve um filho.

Como você já deve imaginar, essa cigana teria sido a mãe de Victor. Contudo, essa teoria nunca foi confirmada e há vários furos que a impedem de ser verdadeira.

10-Vilão

Fonte: Legião dos Heróis

Apesar de ser o principal antagonista do Quarteto Fantástico, Doutor Destino se opôs também a outros heróis do Universo Marvel. Ele chegou a lutar com o Homem de Ferro, os X-Men, o Homem Aranha e os Vingadores.

Continua após a publicidade

11-Aluno

Fonte: Legião dos Heróis

Apesar de ser super poderoso, o Doutor Destino precisou aprender a lidar com seus poderes e, para isso, ele teve um professor. Assim, ele aprendeu muito com outro vilão, chamado Marquês da Morte.

Após anos em universos paralelos, o Marquês voltou para a realidade original, mas acabou se decepcionando com o trabalho feito por Destino. Por isso, o Marquês o deixou para morrer no passado. Contudo, o tutor de Destino acabou sendo morto pelo Quarteto Fantástico.

12-Fundação do Futuro

Fonte: Legião dos Heróis

Assim que o Tocha Humana morre, Richards funa a Fundação do Futuro, cujo objetivo era reunir diversos cientistas super habilidosos para buscar soluções para a humanidade. Assim, a filha de Richards, Valeria, pediu para que um desses profissionais fosse o próprio Doutor Destino.

Desse modo, Victor e Reed precisam trabalhar juntos e conseguem, inclusive, trazer o Tocha Humana de volta à vida.

Continua após a publicidade

13-Inferno de Mephisto

Fonte: Legião dos Heróis

Após a morte de Cynthia, a mãe de Victor, ela foi mandada para o inferno de Mephisto, com o qual fez um pacto. Assim, Doutor Destino decide duelar com o demônio a fim de liberar a alma de sua mãe. Ele consegue derrotar o ser e a alma de sua mãe consegue seguir para lugares melhores.

14-Kristoff Vernard

Fonte: Legião dos Heróis

Além de herdeiro de Victor, Kristoff também assumiu o governo da Latvéria na ausência de seu pai adotivo.

15-Feriado

Fonte: Legião dos Heróis

Apesar de ser um vilão, na Latvéria Doutor Estranho era um herói. Isso porque, ele era considerado muito justo e defendia muito as crianças. Assim, ele instituiu um feriado em homenagem a si mesmo, com uma grande comemoração com fogos e pétalas de flores.

16-Pastor Destino

Fonte: Legião dos Heróis

Nas diversas variações do Doutor Destino ao longo das realidades paralelas, uma das mais famosas foi o Pastor Destino. O personagem faz parte do universo do Porco-Aranha e, assim como os demais personagens, tem uma versão animalizada.

Continua após a publicidade

17-Diferencial

Fonte: doutor destino

Além de ser um vilão com habilidades incríveis, o Doutor Destino tem diversos talentos como o de pintor. Ele, por exemplo, já pintou uma réplica perfeita da Monalisa. Além disso, ele é pianista e já compôs  diversas melodias.

19-Magia

Fonte: Legião dos Heróis

Como já contamos anteriormente, Doutor Destino é especialista em magia e usa isso a seu favor. Ele consegue, por exemplo, transferir sua mente com um simples contato visual, abrir portais, viajar entre dimensões etc.

20 – Filmes

O Doutor Destino já apareceu duas vezes no cinema:

  • A primeira foi no filme de 2005 do Quarteto Fantástico, interpretado por Julian McMahon
  • Já a segunda foi na sequência de 2007, e no reboot de 2015, interpretado por Toby Kebbel

Porém, em nenhuma dessas versões ele é representado como o Imperador de Latvéria, como nos quadrinhos. A primeira versão mostra Victor como CEO de sua própria empresa, que tem papel central na origem dos poderes da equipe.

Continua após a publicidade

Já no segundo, ele trabalha com Reed Richards no projeto para transportar a equipe para a Zona Negativa, criando rixa com ele a partir dali.

Ama o Universo Marvel? Então confira essa matéria: Skrulls, quem são? História e curiosidades sobre os alienígenas da Marvel

Fonte: Amino, Marvel Fandon, Splash Pages, Legião dos Heróis, Legião dos Heróis

Fotos: Splash Pages, Legião dos Heróis, Legião dos Heróis, Tibernna

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você