Curiosidades

Horizontal e vertical – Diferença e como nunca mais errar

Algo é vertical quando é representado de cima para baixo, ou vice-versa, já o horizontal é representado em uma direção paralela ao horizonte.

Horizontal é pra cima ou pro lado? E vertical, é pra qual lado? Desde que o mundo é mundo, as pessoas confundem o que é horizontal e vertical, mas chegou a hora de aprender de vez a diferença.

No geral, existem macetes para aprender e consultar sempre que precisar se lembrar. Entretanto, vale reforçar que esquecer e confundir essa diferença não é problema algum, até porque são conceitos próximos entre si.

Nesse sentido, diz-se que algo é vertical quando é representado de cima para baixo, ou vice-versa. Por outro lado, o horizontal é representado em uma direção paralela ao horizonte, ou nivelado com o próprio chão.

Frequentemente, essas orientações são utilizadas para representar direções e sentidos, em áreas como a Física e a Geografia. Além disso, também pode-se usar o conceito de horizontal e vertical para definir modelos de organização social, formatos de estudos econômicos e até conceitos políticos.

Horizontal e vertical - qual é a diferença e como nunca mais errar
Fonte: Diferença

Diferenças entre horizontal e vertical

Resumidamente, a principal diferença entre horizontal e vertical é a orientação a qual se referem. Nesse sentido, a horizontal diz respeito às linhas retas, ou linhas deitadas, para simplificação. Por outro lado, a vertical refere-se às linhas de cima para baixo, ou retas “em pé”.

Mais ainda, é comum definir como referência paras linhas horizontais o próprio horizonte, de onde vem o seu nome. Ou seja, a referência principal para se identificar a horizontal é a reta que separa o céu e a Terra.

De modo geral, o horizonte é a principal referência para a orientação humana, principalmente por marcar a distância até onde é visível para os olhos. Em contrapartida, o vertical costuma ser baseado na altura de uma pessoa, pois refere-se às linhas de cima para baixo, ou vice-versa. Nesse sentido, as linhas verticais são fundamentais para a identificação humana de profundidade e altura de espaços.

Horizontal e vertical - qual é a diferença e como nunca mais errar
A linha do horizonte é a que divide o céu e a Terra – Fonte: Freepik

Macetes para diferenciar horizontal e vertical

Existem diversos macetes e fórmulas rápidas para se lembrar qual é qual nessa relação, mas cada pessoa prefere um, e outros podem acabar criando os próprios métodos. No geral, diz-se que para lembrar do que é horizontal, basta olhar para o H maiúsculo, pois a linha no meio da formação dessa letra é, por si só, uma linha horizontal. No entanto, a vertical pode também ser lembrada pelo H maiúsculo, pois eliminando-se a linha horizontal do meio têm-se duas linhas verticais aos lados.

Mais ainda, pode-se lembrar do vertical por uma analogia simples: para ver melhor, basta ficar de . Nesse caso, associa-se a linha vertical com a expressão “linha de pé” para memorização da diferença e também é utilizado a primeira sílaba (ver-) da palavra vertical.

Além disso, há quem sugira que se lembre do que é horizontal simplesmente pensando em linha do horizonte. Como foi explicado anteriormente, essa é a principal linha horizontal do planeta, sendo também uma grande referência quando se fala de memorização e macetes. Ademais, lembre-se que você sempre pode memorizar uma, e consequentemente saberá qual é a outra, por um simples critério de exclusão.

Usos desses conceitos em outras áreas

A ideia de horizontal e vertical está presente em diversas áreas do conhecimento, mas principalmente nas Ciências Exatas. Na Matemática, utiliza-se dessas duas orientações para determinar os eixos do plano cartesiano, ferramenta fundamental para os cálculos. Porém, também é utilizado dessas noções no campo das Engenharias e da Arquitetura, especialmente nos projetos e projeções.

Além disso, o conceito de horizontal e vertical também está presente na Economia, em um processo chamado integração industrial. Basicamente, a integração horizontal é a estratégia de crescimento pautada  sobre a aquisição de empresas similares em uma mesma indústria, ou seja, os concorrentes diretos. Por outro lado, a integração vertical ocorre quando diferentes processos de produção passam a ser coordenados por uma mesma empresa.

Nesse sentido, essas orientações estão presentes na Administração de Negócios. Em empresas, costuma-se dizer que uma estrutura horizontal é aquela onde há a organização sem gerências, de modo que não haja hierarquia e os funcionários possuem o mesmo grau de importância. Em contrapartida, a estrutura vertical refere-se à presença de hierarquia, a organização por poderes e autorizações. Ou seja, há um chefe, gerente e outras subdivisões em cargos.

Ademais, o referencial do horizontal para um sistema com distribuição de poder igualitária, e o vertical para a hierarquização de poder está presente em outras áreas. Tanto na Sociologia quanto na Comunicação, têm-se essa percepção para caracterizar regimes políticos, escolas teóricas e até mesmo modelos de comunidades.

Por fim, o conceito de horizontal e vertical está presente também no campo das Artes, em obras que trabalham com profundidade, perspectiva e simetria. Frequentemente, utiliza-se do horizontal e vertical também na Fotografia, para os trabalhos de perspectiva e composição imagética.

Horizontal e vertical - qual é a diferença e como nunca mais errar
Exemplo de fotografia que trabalha com linhas na composição – Fonte: Lightroom Brasil

E a diagonal, onde entra nessa conversa?

Nesse sentido, todas as retas que não são horizontais ou verticais podem ser consideradas diagonais. De modo resumido, a diagonal é uma reta parelela ao eixo ortogonal, ou seja, vai de um ângulo a outro.

Entretanto, é chamada também de transversal ou oblíqua. No geral, essa reta é conhecida por unir pontos opostos, seja em figuras geométricas ou na própria geolocalização.

E aí, aprendeu sobre a diferença entre horizontal e vertical? Então leia sobre Astrolábio, o que é? Conheça sua história e como funciona.

Fontes: Diferença | Física Suave | College Canon | Lightroom Brasil | Dicionário PriberamLivre Saber.

Imagens: College Canon | Freepik | Lightroom BrasilDiferença e Jornal de Brasília.

Próxima página »

Escolhidas para você