Curiosidades

Significado de Coruja, quais são? Origem e associações

Os significados de coruja partem das diferentes interpretações culturais dadas ao animal, de modo que cada comunidade tenha uma visão única.

Em primeiro lugar, o significado de coruja relaciona-se com as associações culturais do animal em diferentes comunidades. Nesse sentido, o animal simboliza a sabedoria, a inteligência, o mistério e o misticismo. Além disso, por ser uma ave de rapina noturna, também está associada com mau augúrio, azar, morte, trevas e bruxaria.

Porém, no que diz respeito ao significado místico e espiritual a maior parte das associações tem a ver com suas características físicas. Ou seja, porque possui garras e enxerga a noite, a coruja pode ainda representar a lua, o misticismo e a sorte. Contudo, cada cultura cria um significado diferente ao animal, de modo que para algumas comunidades ele represente a alma das mulheres.

No geral, as comunidades originárias ao redor do mundo, como os aborígenes australianos, associam esse animal a características da natureza. Como consequência, pode-se encontrar relação da coruja com a clarividência, por conta dos grandes olhos e da cabeça que observa todos os lados. Sendo assim, a ave ainda atua como um alerta para o desastre ou o azar.

Por outro lado, na cultura Asteca e na Europa Medieval, a coruja simbolizava o Deus dos Infernos. Portanto, a ave viria à Terra para devorar a alma dos moribundos. Em contrapartida, os europeus associavam as corujas à bruxaria. Basicamente, compreendiam esse animal como bruxas disfarçadas, guardiãs dos cemitérios e uma espécie de divindade da morte.

Continua após a publicidade

Antes de mais nada, a associação da coruja com sabedoria parte da mitologia greco-romana. Em resumo, a coruja era o animal de Atena ou Minerva, deusa da sabedoria e da justiça.

Portanto, atuava como mascote da deusa, revelando os segredos da noite por meio da clarividência, habilidade inspirada na lua. Por fim, os hindus entendem a coruja também como símbolo de sabedoria, inteligência e ligação com o místico.

Continua após a publicidade
Significado de Coruja, quais são? Origem e associações
Fonte: Pixabay

Origem do significado de coruja

A princípio, o significado de coruja parte da cultura greco-romana e das tradições na Antiguidade. Desse modo, os gregos consideravam a noite como o melhor momento para o pensamento filosófico. Portanto, porque o animal tem hábitos noturnos, costumava ser visto como símbolo pela busca do conhecimento.

Curiosamente, existiu uma tradição sobre como comer carne de coruja fazia com que a pessoa adquirisse os dons de previsão e clarividências. Contudo, a prática para obter poderes divinatórios era extremamente desencorajada por conta da deusa Atena, que tem a coruja como símbolo máximo.

Continua após a publicidade

Ademais, porque o animal fica acordado enquanto as pessoas dormem, com olhos atentos e vigilantes, a coruja também simbolizava uma poderosa e profunda conhecedora do oculto. Nesse sentido, os gregos entendiam a ave como um enviado divino dos deuses gregos para vigiar os homens. Mais ainda, consistia numa espécie de Oráculo, capaz de prever desastres e calamidades.

Porém, anteriormente na humanidade os sumérios também cultuavam a imagem da coruja. Entretanto, para eles o animal simbolizava a morte eminente e a tragédia. Em contrapartida, os egípcios entendiam que a alma deixando o corpo era representada por uma coruja. Nesse contexto, a representação do deus Hórus como uma coruja surge em diversas ilustrações.

Em resumo, existe um mito romano que conta de uma aparição dessa ave. Basicamente, quando a coruja apareceu no Capitólio em Roma, o local teve que ser limpo com água e enxofre para afastar as energias negativas. Sendo assim, escravos e servos passaram meses limpando todo o local.

Significado de Coruja, quais são? Origem e associações
Fonte: Pixabay

Curiosidades e associações

Primeiramente, a coruja tem a capacidade de girar o seu pescoço em 270º. Contudo, visualmente parece que ela gira completamente o pescoço sem mover o corpo, por conta da penugem. Nesse sentido, os gregos acreditavam que a coruja agia como o olho dos deuses, vigiando e observando tudo ao redor.

Continua após a publicidade

Ademais, esse animal também é excelente na caça, por conta de uma audição apurada e visão desenvolvida. Sobretudo, ambas características representam o lado guerreiro e astuto de Atena enquanto deusa da estratégia. Curiosamente, os egípcios entendiam essa habilidade como a capacidade do deus Hórus em capturar uma alma que não pertencia ao plano dos mortais.

Comumente, algumas corujas se alimentam de outras corujas, como acontece entre a espécie Strix e o Corujão-da-Virgínia. Como consequência, essa predação fez com que muitos vissem a coruja como um símbolo maligno, associado à morte e ao azar.

Por fim, diversas espécies de coruja têm orelhas assimétricas. Ou seja, estão localizados em partes diferentes da cabeça da coruja, dando a capacidade de identificar sons em várias direções. Sobretudo, essa função serve para caça e sobrevivência contra predadores.

E aí, aprendeu sobre o significado de coruja? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Continua após a publicidade

Fontes: Dicionário de Símbolos | Segredos do Mundo | Astrocentro | SuperInteressante | Dicionário de Significados

Imagens: Pixabay

Próxima página »

Escolhidas para você