Curiosidades

Significado do Corvo: conceito, simbolismo e mitologia

Para alguns o significado do corvo está relacionado ao mau presságio, para outros a ave representa sabedoria: depende da cultura que o vê!

Você já se perguntou qual o significado do corvo? Pois bem, embora para os mais pragmáticos o corvo seja apenas um pássaro, uma ave da família dos corvídeos, para outras pessoas o animal é um sinal de mau presságio. Isso ocorre porque durante anos, sua plumagem de cor escura foi simbolicamente interpretada como morte, azar e mais alguns elementos nada agradáveis.

Em contrapartida, há também casos de pessoas que enxergam a ave como um mensageiro de boas vibrações e a associam à sabedoria, astúcia e fertilidade. Porém, seja para o bem, seja para o mal, o pássaro negro carrega consigo uma grande carga simbólica. Esta última, aliás, é explorada em várias manifestações artísticas.

Sendo assim, dos contos sombrios e clássicos de Edgar Allan Poe até as mais atuais histórias em quadrinhos de James O’Barr, o corvo e seu significado acumulam inúmeras manifestações e adaptações. No entanto quais são exatamente os significados que o corvo carrega consigo? Bom, confira logo abaixo.

Origem do significado sombrio do corvo

Significado do Corvo: conceito, simbolismo e mitologia
Fonte: Mark Timberlake

Primeiramente, é importante pontuar que, assim como inúmeros elementos mitológicos, as suposições em torno do significado do corvo partiram das observações do indivíduo da Antiguidade. Portanto, a partir do momento em que notaram que os corvos (Corvus corax) possuíam hábitos necrófagos, ou seja, alimentavam-se do cadáver de outros seres vivos, atribuíram-lhe uma identidade obscura que atravessou gerações.

Ademais, sua capacidade de imitar sons emitidos por outros animais – incluindo humanos – e possuírem a cor preta, frequentemente associada às trevas, contribuiram para esse estereótipo. Porém, assim como mencionado acima, para outras pessoas, o corvo não possui uma conotação negativa. Por exemplo, na mitologia nórdica esses animais simbolizavam proteção, regeneração e boas energias. Eram enviados de Odin.

Já nos dias atuais, mesmo que a carga simbólica do corvo tenha perdido um pouco o peso, existem muitos indivíduos que adotam sua imagem como amuleto de proteção, principalmente em forma de tatuagens.

Continua após a publicidade

A imagem do corvo nas mitologias

Fonte: Matthias Müllner

Assim como mencionado acima, diversas mitologias ao redor do mundo adotam um significado para o corvo. Só para ilustrar, enquanto na Ásia Central e Oriental existe o Yatagarasu, um corvo de três pernas que atua como mensageiro do céu e do deus do Sol, para os povos nórdicos as aves eram mensageiras de Odin.

Além disso, na bruxaria os corvos possuem um significado mais místico, uma vez que possuem capacidade de premonição e comunicação com o mundo espiritual. Como se isso já não fosse responsabilidade suficiente, os animais ainda representam a ligação entre o mundo dos vivos e dos mortos.

Já os xamãs de algumas tribos indígenas norte-americanas viam o animal como seres divinos e cheios de sabedoria. Na cultura dos totens, o corvo significa proteção contra energias negativas. Para outros ameríndios, o corvo simbolizava criatividade e sol, assim como para os gregos, que associavam a ave ao deus Apolo.

Sendo assim, a perspectiva negativa associada ao significado do animal possui uma origem cristã europeia. Afinal, na Bíblia, enquanto a pomba branca traz boas notícias e simboliza a paz, o corvo libertado por Noé após o dilúvio não trouxe nenhum sinal de terra firme. Eis o motivo da simbologia negativa que os cristãos atribuem aos corvos, enquanto a maioria dos demais povos associam a ave à coisas boas.

Significado do corvo em cada cultura

Enfim, no tópico anterior é possível entender como o corvo é percebido e interpretado em cada cultura – e período – ao redor do mundo. Para finalizar, criamos uma check-list da simbologia do corvo em cada cultura e tempo da história. Confira!

1 – China

AKI GIFS: Gifs animados Corvo

Continua após a publicidade

Primeiramente, na China, o corvo simboliza a vida e as atividades diárias do imperador. Na região, o emblema do Imperador é um corvo que possui três patas, tripé considerado solar, representando o inicio e fim da vida. Ele também representa:

  • Aurora (sol nascente);
  • Zênite (sol do meio dia);
  • Ocaso (sol poente).

2 – Índia

tumblr_lsggtpJdFN1qj2jroo1_500.gif (500×264) | Corvos

O corvo representa os mensageiros da morte na Índia. No Laos, a água usada pelos corvos não serve para realizar nenhum tipo de ritual, por que simboliza a sujidade espiritual.

3 – Cristianismo

História O corvo e o lobo - Capítulo 2 - História escrita por iigor - Spirit Fanfics e Histórias

Em resumo, muitos acreditam que a associação do corvo com tudo o que existe de ruim no mundo, começou na Europa devido ao Cristianismo. Cristãos associam o animal que se alimenta através de carne putrificada a morte. Ou seja, para o Cristianismo, ele é considerado um mensageiro da morte, diretamente ligado a figura de Satanás.

4 – Bruxaria

Pin on 00

Continua após a publicidade

Algumas culturas indicam que as bruxas e feiticeiros usam a capacidades de premonição dos corvos para prever o futuro e se comunicarem com as forças espirituais do além. Consequentemente, podemos concluir que para a bruxaria, os corvos simbolizam uma ligação entre o mundo dos vivos e dos mortos.

Além disso, na Idade Média, acreditava-se que os corvos eram os animais de estimação das bruxas. Alguns também acreditavam que as bruxas podiam se transformar nessas aves.

5 – Significado do corvo na mitologia grega

História O Corvo Poeta - Capítulo 2 - História escrita por lopnx - Spirit Fanfics e Histórias

Na mitologia Grega, o bicho era consagrado do Deus da luz do Sol, Apolo, e cumpria o papel de mensageiro dos deuses, simbolizando a luz. Para os gregos, o animal era dotada de poder a fim de conjurar a má sorte.

6 – Mitologia nórdica

corvo gif | WiffleGif

Na mitologia Nórdica, o animal é um companheiro de Odin, o deus da sabedoria, da poesia, da magia, bem como da guerra e da morte.

Continua após a publicidade

Trata-se de um par de corvos mensageiros de Odin, que andam pelo mundo de Midgard (reino dos homens) coletando informações para o Deus Nórdico. Eles são:

  • Huginn, que significa pensamento;
  • Muninn, quer significa memória.

E então, o que achou do significado do corvo para cada cultura? Leia também sobre Odin.

Fonte: Significados, Dicionário de Símbolos, Símbolos, Blog Ouroboros.

Bibliografia:

  • BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega – Significado do Corvo. Vol. I. 15ª Edição Petrópolis: Vozes, 2000.
  • VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, Bruno. Olhares da História – Brasil e Mundo. São Paulo: Ática, 2019.
  • LANGER, Johnni. Dicionário de Mitologia Nórdica: símbolos, mitos e ritos – Significado do Corvo. [S.L.]: Hedra, 2018.

Fontes das imagens : Meg Jerrard, Mark TimberlakeMatthias Müllner.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você