Curiosidades

Simu Liu: tudo o que você precisa saber sobre a estrela de Shang-Chi

Shang-Chi é o mais novo sucesso da Marvel nos cinemas. No entanto, para além do filme, o protagonista Simu Liu tem uma história e tanto.

Após enfrentar várias dificuldades durante o ápice da pandemia de coronavírus, a Marvel Studios fez um retorno triunfal aos cinemas com Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Assim como Pantera Negra, o longa aposta em um super-herói de mitologia representativa e tem sido recebido com sucesso pela crítica e pelo público. No entanto, nada disso seria possível sem Simu Liu, a nova estrela do Universo Cinematográfico Marvel.

Convenhamos que arrecadar 247 milhões de dólares em um filme de origem de um personagem nada conhecido, é um grande desafio. Contudo, se tem alguém capaz de superar expectativas e estabelecer novos patamares, certamente é a Casa das Ideias. Embora todo o investimento na produção e excelente trabalho de marketing tenham seus méritos, o grande trunfo do estúdio é o casting, ou melhor, a escalação de elenco.

Dessa forma, surpreendendo a todos, a Marvel conseguiu repetir o êxito alcançado no filme estrelado pelo saudoso Chadwick Boseman e mostrar ao mundo que nunca foi sorte, sempre foi empenho em encontrar um ator de potencial homérico. Contudo, para além de seu cativante personagem, Simu Liu conta com uma incrível história.

Simu Liu é um ator sino-canadense

Fonte: Ei Nerd

Embora tenha nascido na China, em 1989, Liu mudou-se para o Canadá com a família aos cinco anos de idade. Ali ele cresceu em Mississauga, Ontário e, mais tarde, mudou-se para os Estados Unidos em busca do sonho de tornar-se ator. Apesar de ter estrelado algumas séries, seu primeiro papel de destaque foi como Shang-Chi.

Formou-se em contabilidade e foi demitido por ser ‘ruim demais’

Simu Liu: tudo o que você precisa saber sobre a estrela de Shang-Chi
Fonte: NBC News

Filho de engenheiros aeroespaciais, Simu Liu costuma brincar e dizer que seus pais são pessoas muito inteligentes que não têm ideia do porquê ele não ter os genes da família. No entanto, piadas à parte, o ator formou-se em contabilidade na Universidade de Ontário e chegou a trabalhar na área. Porém, foi demitido por ser “ruim demais”.

Simu Liu chegou a ser modelo de banco de imagens

Fonte: Ei Nerd

O sucesso não chega da noite para o dia, ainda mais para um contador que resolveu largar tudo pela carreira de ator. Portanto, antes de colher os frutos da fama, Simu Liu teve que dar duro para pagar as contas, inclundo aceitar uns freelas aleatórios como, por exemplo, modelo de fotos de banco de imagens em 2014. O meme, literalmente, já veio pronto.

Continua após a publicidade

Ele também já trabalhou como dublê

Simu Liu: tudo o que você precisa saber sobre a estrela de Shang-Chi
Fonte: Tenho Mais Discos Que Amigos

Além de modelo, Simu Liu tambem fez bicos como dublê antes de chegar onde está. Aliás, em 2014, ele chegou a ser dublê de Pete Wentz da banda Fall Out Boy no clipe de Centuries. Visto que as cenas de luta eram seu forte, Liu levou essas habilidades para o set de Shang-Chi e arrasou nas artes marciais. Facilitou o trabalho da produção, hein.

E fez cosplay de Homem-Aranha…

Fonte: Comicbook

Na hora do aperto, a gente acaba ficando sem opção, né?! E com Simu Liu não foi diferente. Embora seu primeiro destaque significativo como herói tenha sido em Shang-Chi, nos bastidores ele já atuava como o Homem-Aranha. Acontece que o ator chegou a trabalhar como animador de festas e, para isso, se fantasiava de amigo da vizinhança.

Aliás, Simu Liu pediu à Marvel um filme sobre herói asiático

Simu Liu: tudo o que você precisa saber sobre a estrela de Shang-Chi
Fonte: hypebeast

Acredite se quiser, lá em 2014, quando a Casa das Ideias ainda estava em sua Fase Dois e faltava muita representatividade em seus filmes, Simu Liu fez um singelo tweet. Segundo o ator, a Marvel deveria fazer um filme sobre um super-herói asiático. Bom, as palavras realmente tem poder, né? Quem te viu, quem te vê, hein Simu Liu!

E chorou quando leu o roteiro de Shang-Chi

Fonte: Jovem Nerd

De acordo com Simu Liu, o diretor Destin Cretton já havia lhe adiantado alguns detalhes sobre o filme. No entanto, quando ele recebeu o roteiro e pôde lê-lo, as lágrimas foram certas. O ator revelou que chorou por muitos motivos, principalmente pela relação de Shang-Chi com a família e pela representatividade do personagem.

Porém, o filme acabou sendo rejeitado na China

Simu Liu: tudo o que você precisa saber sobre a estrela de Shang-Chi
Fonte: Chippu

Shang-Chi é primeiro super-herói asiático a estrelar um filme da Marvel, ou seja, tem feito história. Porém, do outro lado do mundo, na China, a recepção do longa não é das melhores. Isso porque, em 2017, Simu Liu deu uma entrevista na qual, supostamente, disse que seus pais descreveram o lugar como um “país de terceiro mundo no qual as pessoas morriam de fome”.

Embora o vídeo nem esteja mais disponível, a imagem de Liu ficou bem feia na nação chinesa e chegou a ser ameaçado de boicote. Como resultado disso, pode ser que Shang-Chi nem chegue aos cinemas chineses.

Continua após a publicidade

Simu Liu também escreveu seu próprio artigo na Wikipédia

Fonte: USA Today

Assim como pudemos ver até agora, Simu Liu é uma figura e tanto. O astro promete trazer muitas alegrias para os fãs de Shang-Chi e construir uma carreira para além do UCM. Sendo assim, em breve a página do ator na Wikipédia contará com muitas informações e uma biografia nem elaborada.

Contudo, vale ressaltar que Simu Liu escreveu seu próprio artigo na Wikipédia em 2015. Curiosamente, o site rejeitou a submissão do ator inúmeras vezes, até que finalmente ele encurtasse o texto para “literalmente, apenas duas sentenças”. Ele faz a publi dele.

E então, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: Ordem dos filmes da Marvel – Linha do tempo das obras da franquia.

Fontes: Jovem Nerd, Tenho Mais Discos Que Amigos, Adoro Cinema, Revista Monet, gshow, Veja, Notícias da TV, CNN, Fandom.

Imagens: Guia Disney+ Brasil, Ei Nerd, NBC News, Ei Nerd, Tenho Mais Discos Que Amigos, ComicBook, Hipebeast, Jovem Nerd, Chippu, USA Today.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você