Quem nunca entrou no Google, pra ver o significado da sua dor de cabeça e se assustou ao ver alguns sintomas de câncer, não é mesmo?
Basicamente nós seres humanos temos um corpo que é literalmente perfeito, o qual é todo trabalhado nos detalhes e tudo entrelaçado uma coisa com a outra.
Porém, nem tudo é tão perfeito assim. Em algumas pessoas, alguns órgãos, células ou sistemas começam a “dar alguns defeitos”. Esses ‘defeitos’, em alguns casos específicos podem ser sintomas de câncer.
Calma, não queremos ver ninguém desesperado aqui nessa matéria, ela é justamente para não deixar você desesperar atoa. Até porque também, o certo é ir ao médico com frequência e principalmente se estiver sentindo algo anormal no seu corpo.
Não vai pela opinião das tias “médicas”, ou de qualquer lugar que você não confie. Vá atrás de profissionais qualificados para esses casos.
Entretanto, caso você queira se prevenir, montamos uma lista com 12 sintomas de câncer, que também podem ou não podem ser um câncer. Mas, o intuito é se manter bem pois, caso realmente seja um câncer, diagnostica-lo na fase inicial aumenta mais as chances de cura.
Como surge o câncer
O câncer ele pode surgir do nada, ou pode estar ali “encostado” faz um tempo. Contudo, pode surgir em qualquer pessoa, além também de ser em qualquer idade. Ou seja, pode acontecer com qualquer ser humano, por isso o correto é ir ao médico com frequência.
O câncer ocorre pelo crescimento desordenado de algumas células, as quais podem comprometer o funcionamento de algum órgão.
Entretanto este crescimento desordenado pode estar relacionado com algumas complicações. Dentre elas estão o agravamento de alguma doença ou até mesmo fatores como cigarros, consumo de alimentos ricos em gorduras e exposição a metais pesados.
Tratamentos para o câncer
Caso já tenha ido ao médico, e ele tenha confirmado que realmente é um câncer, o ideal agora então será fazer os tratamentos da forma correta. Pois assim, o câncer pode estabilizar, ou até mesmo desaparecer de vez. Além também de evitar ocorrer a metástases, que é quando o tumor se espalha para outras regiões.
Após o diagnóstico do câncer o médico irá te indicar qual é o estágio do seu tumor. Além também de expor quais são suas opções de tratamento. Pois, elas podem variar dependendo da idade da pessoa, do tipo de tumor e também do grau que ele se encontra.
Inclusive as opções de tratamento serão: Cirurgia, Radioterapia, Quimioterapia, Imunoterapia, Hormonoterapia, Transplante de medula óssea e Fosfoetanolamina. Os quais deverão ser orientados pelo oncologista.
12 principais sintomas de câncer
1. Emagrecer sem fazer dieta ou praticar exercícios
Isso é sério. Não ache legal, você estar emagrecendo sem motivos. Não estamos falando de 1 quilo ou 2 quilos. Estamos falando da perda rápida de até 10% do peso inicial em menos de 1 mês.
Isso pode ou não ser sintomas de câncer. Porém, a perda de peso rápida é também frequente em quem está desenvolvendo um câncer.
2. Cansaço intenso fazendo pequenas tarefas
Não é aquele cansaço extremo pós serviço. Estamos falando daquele cansaço de dias e dias, que mesmo você dormindo durante muitas horas do dia, você ainda se sente fraco e desmotivado.
Basicamente, pode ser por conta de uma anemia ou por perda de sangue pelas fezes, por exemplo. Pois, isso pode levar à diminuição dos glóbulos vermelhos e à redução de oxigênio no sangue.
3. Dor que não passa
Aquela dor insuportável, que você já fez de tudo, tomou todos os tipos de remédios, tanto os industriais como também os caseiros. Porém, ela continua ali persistindo, mesmo depois de dias.
Contudo, não significa que sua dor de cabeça constante será um câncer. Pode ser uma enxaqueca, ou dor provocada pela fraqueza das vistas. Porém, uma dor localizada em uma determinada região é comum também em vários tipos de câncer, por isso é um sintoma de câncer.
4. Febre que vai e volta, sem tomar remédio
A febre por si só, já é um sinal de que algo não vai bem no seu corpo. Ou seja, de toda forma caso ela apareça o ideal já é tomar alguma atitude.
Agora se a febre ficar indo e voltando, sem você tomar remédio, pode ser um sintoma de câncer. Pois, pode significar que o sistema imune está enfraquecido.
5. Alterações nas fezes
Basicamente, ter variações intestinais, como fezes muito duras ou diarreia por mais de 6 semanas, pode ser também um sintoma de câncer. Mas, lembre-se alterações como essa nem sempre são de se preocupar, tudo depende da intensidade.
Você conhece o seu corpo mais que qualquer um, no fundo saberá quando algo está ou não anormal. Porém, não custa nada ir fazer exames de rotina, para ter a certeza de sua saúde.
6. Dor ao urinar ou urina escura
Basicamente, alguns casos como esses são só falta de água mesmo. Por isso, uma das importâncias de se consumir água com frequência é para evitar qualquer tipo de desordem no seu corpo.
Porém, algumas pessoas que estão desenvolvendo câncer podem ter dor ao urinar ou, urinam com sangue aumentando também a vontade de urinar com maior frequência.
7. Demora para cicatrizar feridas
A demora de cicatrização de ferimentos na pele pode tanto ser uma diabete ou algum sintoma de câncer.
Basicamente o surgimento de feridas em qualquer região do corpo que demorar mais de 1 mês para cicatrizar, pode indicar câncer em uma fase inicial. Pois, isso pode indicar que o seu sistema imune está mais fraco ocorrendo então diminuição das plaquetas as quais são responsáveis por ajudar na cicatrização de lesões.
8. Sangramentos
Não estamos falando de qualquer sangramento que você tiver, em decorrência de uma queda ou lesão no corpo.
Basicamente, o sangramento que nos referimos é os que estão presentes em uma tosse ou, nas fezes, na urina ou até mesmo no mamilo, tudo dependendo da região do corpo afetada.
9. Manchas na pele
O aparecimento de manchas na pele, sem sentido e sem explicação, pode ser um sinal de se preocupar. Em casos mais graves pode ser um câncer de pele.
Pois, o câncer pode provocar alterações na pele, como manchas escuras, pele amarelada, manchas vermelhas ou roxas com bolinhas e pele áspera que causa coceira.
10. Caroços e inchaço das ínguas
Gente, qualquer anormalidade no seu corpo, lógico que você percebe e já fica preocupado, mas calma. Caroços e o inchaço das ínguas também pode ser um sintoma de câncer. Porém, pode ser também só a inflamação de uma glândula.
Porém, o correto é você ficar em estado de alerta e observar se irá desaparecer. Até porque, o surgimento de nódulos ou caroços podem surgir em qualquer região do corpo, como mama ou testículos.
11. Ficar engasgado com frequência
Gente, não estamos nos referindo daquele episódio que você se engasgou do nada no almoço de ontem. Estamos falando daquele engasgo com frequência, que você quase, ou em alguns casos não consegue comer.
Basicamente, em pacientes com câncer pode surgir a dificuldade de engolir, o que provoca o engasgamento e a tosse persistente.
12. Rouquidão e tosse por mais de 3 semanas
Basicamente, sintomas como tosse persistente, falta de ar e voz rouca podem ser sintomas de câncer de pulmão, de laringe ou tireoide, por exemplo. Tosse seca persistente, acompanhada de dor nas costas, falta de ar e cansaço intenso podem indicar câncer de pulmão.
Agora uma alerta para as mulheres, principalmente para aquelas que vão em seus médicos uma vez na vida e outra na morte. Basicamente, sintomas como alterações no tamanho da mama, vermelhidão, formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo e saída de líquido pelo mamilo podem indicar um câncer de mama.
O intuito da matéria não é fazer você ficar enlouquecido aí em sua casa. Nós preocupamos com sua saúde, e por isso pretendemos te manter informado. Pois, informação nunca é demais, contudo a presença desses sintomas nem sempre indicam a existência de um tumor.
Em alguns casos mesmo pode ser só uma anormalidade que logo passa. Porém, em qualquer caso de dúvidas procure o seu médico, ele saberá melhor que ninguém o que está ocorrendo em seu corpo.
A matéria te ajudou? Continue nos acompanhando: Doenças autoimunes, o que são, causas, sintomas e tratamentos
Fontes: Tua saúde,
Imagens: Tua saúde, Saúde.abril, Amarassist, Melhor com saúde, Cadeia logística do frio, Testo Brasil, Vix, Catraca livre, Mulher digital, Rondonotícias, Airmedia works
5 comentários em “Sintomas de câncer, 12 principais sinais que costumam ser ignorados”