Ciência & Tecnologia

Situações Constrangedoras – Como evitar a vergonha nesses momentos

A vergonha durante situações constrangedoras pode ser um fator traumático para muita gente, mas um estudo sugere uma forma de escapar disso.

Por P.H Mota

Passar por situações constrangedoras é algo extremamente comum e corriqueiro na vida de qualquer pessoa. Entretanto, para alguns, o constrangimento pode ser tamanho que é capaz de gerar muito incômodo, ou mesmo traumas.

Além disso, o medo de se sentir envergonhado numa situação, pode colocar a vida em risco. Um paciente que evita consultas ou exames médicos por medo de situações constrangedoras, por exemplo, pode se dar mal.

Pensando nisso, pesquisadores americanos buscaram formas de tentar controlar a reação a situações constrangedoras.

Controle em situações constrangedoras

Situações Constrangedoras - como evitar a vergonha nesses momentos
The Healthy

O estudo sobre constrangimento foi publicado no periódico  Motivation and Emotion, especializado em emoções humanas. Segundo os pesquisadores, é possível evitar as reações ao constrangimento com um treino da mente.

Continua após a publicidade

Ao condicionar a mente para que ela seja observadora, é possível criar um distanciamento com a situação constrangedora. Ou seja, ao se colocar a na posição de observação, a pessoa se distancia dos possíveis sentimentos de angústia.

Estudo

Situações Constrangedoras - como evitar a vergonha nesses momentos
Neil Patel

O estudo foi conduzido em três conjuntos diferentes, que deveriam reagir a situações constrangedoras. A ideia era que cada um analisasse um grupo dentro de uma universidade dos Estados Unidos.

O primeiro estudo incluía apenas reações a anúncio curioso. Nele, um personagem soltava um pum acidental durante uma aula de ioga. Já no segundo, os participantes reagiam a um anúncio sobre teste de DSTs. Por último, o terceiro tinha um anúncio de um homem soltando o pum diante um interesse amoroso,

A  principal função da pesquisa era perceber se, na condição de observador, haveria algum distanciamento das situações constrangedoras.

Continua após a publicidade

Resultados

Situações Constrangedoras - como evitar a vergonha nesses momentos
Everyday Health

Analisando os resultados, os pesquisadores perceberam uma diferença nos voluntários mais autoconscientes em público. Isso porque eles apresentaram mais capacidade de assumir um distanciamento, como atores.

As pessoas autoconscientes sentem mais angústia diante do constrangimento, mas conseguem reduzir isso ao se colocarem como observadores.

Segundo a pesquisa, no entanto, a estratégia para chegar a esse distanciamento tem desafios. Ou seja, como cada pessoa reage a situações constrangedoras de formas específicas, em alguns casos a situação pode pedir apoios profissionais.

Fontes: Uol

Continua após a publicidade

Imagens: Neil Patel, Everyday Health, Reader’s Digest, The Healthy

Próxima página »

Escolhidas para você