Curiosidades

Smurfs: origem, curiosidades e lições que os bichinhos azuis ensinam

Criados na Bélgica, há mais de 50 anos, os Smurfs ainda fazem sucesso no mundo todo e carregam importantes lições em suas histórias

Por P.H Mota

Criados na década de 50, os Smurfs ainda hoje são extremamente populares no mundo inteiro. Desde então, já receberam adaptações variadas em quadrinhos, jogos, filmes e desenhos animados.

As pequenas criaturas azuis lembram duendes e vivem em florestas, em casas com formato de cogumelos. A história deles se baseia no dia-a-dia da vila, ao mesmo tempo que eles precisam escapar do vilão Gargamel.

Após sua criação, os Smurfs caíram rapidamente no gosto dos leitores. Após décadas de sucesso no quadrinhos, finalmente eles ganharam uma versão para a TV, em 1981. Ao todo, foram produzidos 421 episódios, exibidos na NBC. No Brasil, eles foram inicialmente transmitidos pela Rede Globo.

Origem dos Smurfs

Porfmichelle

O surgimento dos pequenos bichos azuis aconteceu em 1958, a Bélgica. Na ocasião, o ilustrador Pierre Culliford, conhecido como Peyo, apresentou os Smurfs ao mundo pela primeira vez. Apesar disso, eles não começaram como protagonistas.

Continua após a publicidade

A primeira aparição dos personagens, na verdade, os colocava como coadjuvantes. Isso porque eles apareceram na série em quadrinhos Johan et Pirlouit, na história “A Flauta de 6 Estrumpfes”.

Por outro lado, o nome das criaturas já havia surgido um ano antes. Durante um almoço entre amigos, em 1957, Peyo queria pedir o saleiro, mas esqueceu o nome do objeto. Sendo assim, utilizou a palavra Schtroumpf, que significa qualquer coisa em belga. Dessa forma, a palavra se tornou uma piada entre o grupo e, eventualmente, nomeou os famosos personagens.

Originalmente seu nome de batismo é Les Schtroumpfs, em belga, mas o nome mais famoso ao redor do mundo é Smurfs, para facilitar a pronúncia.

Metáforas e lições

Smurfs - como surgiram e o que ensinam os personagens ainda hoje
Dio’s Online Portfolio

Com histórias simples que misturam comédia e fantasia, os Smurfs apresentam várias lições de moral em suas história. Isso porque, para resolver os problemas na vila, encaram questões de amizade, relacionamento e vida em comunidade.

Continua após a publicidade

Participação social: A fim de lidar com alguns problemas na vila, é comum que os Smurfs organizem competições entre os moradores. Dessa forma, cada um deles oferece uma solução diferente e o grupo julga a melhor ideia. Uma vez que cada um é marcado por uma característica ou habilidade diferente, fica claro que problemas diferentes devem ser resolvidos com a contribuição de todos para que as melhores soluções sejam encontradas.

Coletividade: Ainda que as principais decisões da vila passem pela autoridade máxima, Papai Smurf, elas sempre são tomadas em assembleias. Por causa disso, todos possuem uma visão clara da vida em sociedade. Além disso, a atuação em prol do bem-estar coletivo é sempre o objetivo final.

Empatia: Além de viverem em comunidade aproveitando o melhor de cada um, os bichinhos de cor azul também conseguem exercer a bondade e a empatia com os parceiros. Eles sempre procuram se ajudar e estendem isso até mesmo a desconhecidos. Como cada um é marcado por emoções e traços bem particulares, entendem que precisam respeitar as diferenças para também serem respeitados.

Justiça: Não só precisam lidar com as ameaças frequentes de Gargamel, como enfrentam vários outros desafios. Apesar disso, eles aprendem que para driblar os malvados, devem encontrar soluções justas e equilibradas, sem fazer mal aos adversários.

Continua após a publicidade

Curiosidades

Sexualidade

Sweety High

A maioria esmagadora de Smurfs é do sexo masculino. Por muito tempo, inclusive, acreditava-se que a única do sexo feminino era Smurfette. Entretanto, com o tempo e novas obras, conhecemos outras garotas. Ainda que existam fêmeas, no entanto, a reprodução das criaturas acontece de forma assexuada. Dessa forma, a cegonha é responsável por trazer os bebês da espécie.

Comunismo

Smurfs - como surgiram e o que ensinam os personagens ainda hoje
Sweety High

A princípio, o criador dos personagens queria que eles tivessem a cor verde. O tom, no entanto, poderia se confundir com o das plantas das florestas em que vivem. Antes do azul, o vermelho entrou como opção, mas foi descartado pela possível associação com o comunismo. Além disso, a obra é vista por muitos como referência ao sistema político. Isso porque os personagens vivem numa sociedade que compartilha tudo e não possui classes sociais.

Cidade azul

Routes tips

Em 2012, as casas da cidade de Juscar, na Espanha, foram todas pintadas de azul, por causa dos Smurfs. A fim de promover a estreia dos personagens no cinema, a Sony Pictures promoveu a ação. Como resultado, a cidade recebeu 80 mil turistas nos seis meses seguintes. Antes disso, o total não passava de 300 por ano.

Moedas

Smurfs - como surgiram e o que ensinam os personagens ainda hoje
Numista

Em 2008, a Bélgica homenageou os personagens em suas moedas. Uma moeda de 5 euros especial foi cunhada com a figura de um Smurf para comemorar os 50 anos da série.

Continua após a publicidade

Idade

Facebook

Todos as cem criaturas que vivem na Vila Smurf têm aproximadamente 100 anos de idade. As exceções são Papai Smurf e Vovô Smurf. O primeiro, tem 550 anos, enquanto o segundo não tem idade definida.

Casas Smurf

Smurfs - como surgiram e o que ensinam os personagens ainda hoje
Atlas Obscura

Em 1971, foi construída uma casa com formato de cogumelo no bairro de Perinton, em Nova Iorque, como homenagem aos personagens de cor azul.

Fontes: Significados, Verdadeira História, Sintonia Geek, Leiturinha, Catia Magalhães, Família Smurf, Mensagens com Amor

Imagem de destaque: Super Cinema Up

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você