Curiosidades

Sonhos lúcidos, o que são? Efeitos, riscos e como tê-los

Já imaginou poder ter noção que estar sonhando e controlar o que acontece neles? Isso é possível em alguns casos de sonhos lúcidos.

Por P.H Mota

Sonhar pode ser uma faca de dois gumes. Isso porque você pode, de repente, se ver diante de um pesadelo terrível. Por outro lado, pode se ver diante de uma situação incrível e maravilhosa. Nesse caso, você pode conseguir permanecer nelas por meio de sonhos lúcidos.

O sonho lúcido é um estado de consciência possível enquanto você está dormindo. Por meio dele, é possível perceber que está no meio de um sonho, mas continuar ali, sem acordar.

Segundo pesquisadores, o fenômeno é mais raro a partir da adolescência, mas é um muito comum entre crianças. Por causa disso, eles defendem que existe uma possível relação entre o estado e o amadurecimento do cérebro.

Efeitos

Sonhos lúcidos - o que são, efeitos, riscos e como tê-los
Discover Magazine

Entre as pesquisas que analisam sonhos lúcidos, algumas sugerem que eles acontecem num estado de consciência singular, aproximado ao de paralisia do sono ou uso de drogas, como maconha e LSD.

Ao mesmo tempo, enquanto eles acontecem, podem ativar áreas frontais do cérebro. Ou seja, os sonhos estão ligados a funções cognitivas superiores, autoconsciência, memória de trabalho, linguagem e tomada de decisões.

Dessa maneira, segundo a Associação Internacional para Estudo dos Sonhos, pessoas que vivem sonhos lúcidos desenvolvem mais capacidade para resolução de problemas. Isso porque perceber que está sonhando reflete numa capacidade cognitiva de perceber soluções ou problemas em situações do mundo real.

Uma vez que perceber um sonho envolve analisar fatos fora do comum que estão acontecendo na história, a mesma habilidade pode se refletir diante de problemas que passam desapercebidos por outras pessoas.

Além disso, um grupo de pesquisadores brasileiros acredita que sonhos lúcidos possam ser úteis em alguns tratamentos. Por exemplo, pacientes que sofrem com muito pesadelo podem utilizar da técnica para escapar deles. Ao mesmo tempo, pacientes que passam por tratamentos de reabilitação motora podem desenvolver as habilidades nos sonhos, refletindo a melhoria na realidade.

Riscos

Sonhos lúcidos - o que são, efeitos, riscos e como tê-los
Brain Support

Ainda que apresentem vantagens, os sonhos lúcidos também trazem riscos. Alguns especialistas, por exemplo, defendem que passar pelo episódio com frequência pode provocar dificuldade para perceber a realidade. Isso poderia acontecer principalmente na hora de tentar lembrar se algo realmente aconteceu ou foi um sonho.

Além disso, a condição pode afetar a qualidade do sono. Não porque os sonhos tenham algum efeito negativo, mas porque você pode ficar tão viciado em viver em sonhos, que passa a dormir mais. Assim, o sono pode passar a sofrer influências, bem como a rotina.

Como ter sonhos lúcidos

Sonhos lúcidos - o que são, efeitos, riscos e como tê-los
Smart Nora

Segundo um estudo da Escola de Psicologia da Universidade de Adelaide, existe um conjunto de técnicas que pode ajudar na indução de sonhos lúcidos. A fim de testar o sucesso da técnica, 47 pessoas foram testadas.

Dos participantes que combinaram as técnicas, então, 17% conseguiram ter sonhos lúcidos. O número foi ainda maior para quem conseguiu pegar no sono nos primeiros cinco minutos deitado: 46%.

Técnica 1: Ao longo do dia, faça pequenos testes de realidade, percebendo o ambiente à sua volta e testando se está ou não num sonho.

Técnica 2: Tente programar o despertador para uma ou meia hora antes do horário de costume. Dessa maneira, você pode acordar durante o sono REM. Apesar disso, a ideia é continuar na cama, sem se mover, voltando a dormir.

Técnica 3: Por último, você pode tentar induzir os sonhos repetindo a frase “vou lembrar que estou sonhando”, antes de dormir.

Existem outras dicas complementares, como fazer um diário de sonhos. Assim, você cria um hábito de registro de sonhos, garantindo que se lembrará deles com mais frequência. Alguns pesquisadores também sugerem que deixar celular e outras telas de lado antes do sono pode ajudar.

Curiosidades

Sonhos lúcidos - o que são, efeitos, riscos e como tê-los
Self-Discovery & Transformation

Egípcios: Acredita-se que os egípcios tinham os primeiros registros de sonhos lúcidos da história. Por meio do Ba, a alma egípcia, eles estariam presentes nos sonhos lúcidos. Assim, ele seria o primeiro exemplo de uma consciência além do plano real, durante um sonho.

Um sonho por mês: Segundo um estudo de 1988, 20% das pessoas passam por sonhos lúcidos mensalmente. Por outro lado, 50% declarou que passou pela experiência ao menos uma vez. O estudo também defende que crianças têm esses sonhos com maior frequência porque lidam mais com pesadelos, responsáveis por fases de lucidez durante o sono.

Alimentação: Participantes de um estudo realizado em 2006 revelaram que o consumo diário de 250mg de vitamina B6 ajudou a produzir sonhos mais vivos, mirabolantes e emocionantes. Por outro lado, a OMS recomenda que o consumo seja de 100mg por dia. O consumo excessivo do suplemento pode gerar problemas como neuropatia sensorial, que gera dormência e perda de sensibilidade nas extremidades.

Fontes: Meu Cérebro, Uol, Revista Galileu

Imagens: Smart Nora, Self-Discovery & Transformation, Greatist, Brain Support, Discover Magazine

Próxima página »

Escolhidas para você