Aposto que ao longo de sua vida você já deve ter escutado a seguinte frase: “o que diferencia o homem dos outros animais é o fato dele ser racional”. Acertei? Pois então, isso não aconteceu só contigo e, em certa parte, é verdade. Embora existam outros seres do reino animal, bastante dotados de inteligência, nenhum deles tem um cérebro como o nosso. No entanto, o tamanho do cérebro humano tem alguma influência nisso?
Bom, apesar desse questionamento ser válido, a resposta é não. Só para ilustrar, animais como baleias, elefantes e girafas tem cérebros bem maiores que os nossos. Apesar disso, nossa capacidade de raciocínio lógico é mais desenvolvida. Portanto, a proporção tem sim sua importância, mas não é tudo.
Acontece que, juntamente com o tamanho do cérebro humano, é importante levar em consideração sua complexidade. Dessa forma, é possível “medir” a inteligência. Aliás, o segredo está nas rugas. Quanto mais enrugado é um cerébro, mais neurônios ele tem. Interessante, né?! Mas, calma, que tem mais informações a respeito disso, afinal, se você tem esse cérebro, melhor fritar ele. Vamos lá?
A proporção do cérebro humano
Primeiramente, quando trata-se de proporção, o cérebro humano é muito grande em comparação ao tamanho do nosso corpo. Só pra você ter uma ideia. ele pesa mais ou menos 1,5 kg. Então, em uma pessoa de 80 kg, o órgão corresponde a quase 2% do peso corporal.
Em contrapartida, uma baleia-azul pesa 200 toneladas e conta com um cérebro de 10 kg. Embora esse seja o maior cérebro do reino animal, ele ocupa apenas 0,005% do corpo do grande mamífero. Portanto, é um cerébro proporcionalmente menor que o nosso.
Contudo, assim como dissemos acima – e como defendido pelo famoso ditado popular – tamanho não é documento. Se a inteligência fosse medida apenas pela propórção do cérebro, estaríamos empatados com os ratos nesse quesito. Sim, os roedores também têm um cérebro que ocupa 2% do espaço de seu corpo.
O segredo é a complexidade do cérebro
O sistema nervoso é uma característica marcante na maioria das criaturas vivas. Todavia, ele é mais simples em algumas, e mais desenvolvido em outras. Por exemplo, a anêmona-do-mar possui apenas uma pequena rede de células nervosas. Em contrapartida, outros animais possuem cérebro e medula espinal.
Então, um indicativo da inteligência de um ser vivo, é a quantidade de rugas em su cérebro. Se você notar na imagem acima, o cérebro humano é bem mais enrugado que o dos outros animais. Sabe por quê? Porque possui muitos neurônios.
Portanto, enquanto animais como esquilos e atos tem cérebros mais lisos, golfinhos e baleias possuem órgãos tão enrrugados quanto os nossos. Então, mesmo que não expliquem totalmente todo o mistério por trás da inteligência, as rugas cerebrais são mais importantes que o tamanho do cérebro.
Tamanho do cérebro de outros animais
Primatas
- Chimpanzé (Pan troglodytes): 273 g
- Babuíno (Papio cynocephalus): 151 g
- Mandril (Mandrillus sphinx): 123 g
- Macaco (Macaca tonkeana): 110 g
Carnívoros
- Urso (Ursus arctos): 289 g
- Leão (Panthera leo): 165 g
- Guepardo (Acinonyx jubatus): 119 g
- Cão (Canis familiaris): 95 g
- Gato (Felis catus): 32 g
Herbívoros
- Girafa (Giraffa camelopardalis): 700 g
- Cudo (Tragelaphus strepsiceros): 166 g
- Muflão (Ovis musimon): 118 g
- Cabra do Gerês (Capra pyrenaica): 115 g
- Queixada (Tayassu pecari): 41 g
- Coelho (Oryctolagus cuniculus): 5,2 g
- Rato-preto ou ratazana (Rattus rattus): 2,6 g
- Camundongo ou rato-doméstico (Mus musculus): 0,5 g
Grandes mamíferos
- Baleia cachalote: 7,8 kg
- Vaca: 5,6 kg
- Orca: 5,6 kg
- Elefante: 7,5 kg
- Golfinho: 1,6 kg
- Hipopótamo: 500 g
Curiosidades sobre o tamanho do cérebro
- Segundo os cientistas Gideon Nave e Phillipp Koellinger, o tamanho do cérebro conta apenas 2% para a inteligência. Em contrapartida, os outros 98% são constituídos por vários vários fatores que explicam a inconstância no desempenho e mantém grande parte do cérebro como uma incógnita para a ciência.
- Ademais, a quantidade de neurônios, responsável pelas rugas cerebrais, também não indicam necessariamente uma inteligência maior. Na verdade, quem tem mais neurônios, tem apenas uma melhor capacidade de arquivar informações (memória) ou fazer várias coisas ao mesmo tempo.
- Apesar de ocupar apenas 2% do nosso corpo, o cérebro humano consome 25% da energia que produzimos. Sendo assim, precisamos consumir, aproximadamente, 2 mil calorias para mantê-lo funcionando com 500 delas e ainda sobrar um pouco para o restante dos sistemas.
- E sabe o porquê do cérebro consumir tanta energia? Bom, talvez os 86 bilhões de neurônios que ele tem que alimentar expliquem esses gastos. Por isso é importante se alimentar bem e de forma saudável.
- Enquanto o cérebro humano leva 7 dias para desenvolver-se na formação do feto, outros primatas, como chimpanzés e gorilas, passam por esse processo em apenas 5 dias. Como resultado disso, a qualtidade de neurônios torna-se menor e menos desenvolvida naqueles que tem o cérebro formado mais rápido.
E então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também: O que acontece na cabeça de quem está amando e Como funciona a cabeça de cada um dos signos do zodíaco.