Curiosidades

Teofania, o que é? Características e onde encontrar

Teofania é um termo que significa manifestação de Deus. ou seja, citações no Antigo e Novo Testamento sobre aparições reais para as pessoas.

Provavelmente você já ouviu falar das aparições visíveis de Deus na Bíblia. Logo, essas aparições são denominadas de teofania. Ambas ocorreram em momentos decisivos na história da redenção, onde Deus aparece na forma de uma manifestação, ao invés de comunicar a sua vontade a alguma pessoa.

A teofania é bastante recorrente no Antigo Testamento da Bíblia. Por exemplo, quando Deus se comunicava com Abraão, e em alguns casos realizava aparições visíveis a ele. Entretanto, ela também aparece no Novo Testamento. Por exemplo, quando Jesus (após a ressurreição) apareceu para Saulo, o repreendendo por perseguir os cristões.

Entretanto, muitas pessoas confundem os registros de teofania com a linguagem antropomórfica da Bíblia. Em suma, essa linguagem remete características humanas a Deus, mas a teofania consiste na aparição real de Deus.

O que é teofania

Imagem: Jornal da educação

Teofania consiste em uma manifestação de Deus na Bíblia que é tangível aos sentidos humanos. Ou seja, trata-se de uma aparição visível e real. Ademais, a palavra possui origem grega, que advém da junção de dois termos, onde Theos significa Deus, e Phainein significa manifestar. Por isso, teofania significa literalmente a manifestação de Deus.

Continua após a publicidade

Essas aparições ocorreram em momentos importantes na história da Bíblia, momentos decisivos. Com isso, Deus deixa de revelar suas vontades através de outras pessoas ou anjos e aparece visivelmente. Porém, a teofania não deve ser confundida com a linguagem antropomórfica, que apenas atribui características humanas a Deus.

Características da teofania na Bíblia

Imagem: Belverede

As teofanias surgiram de formas diferentes ao longo do tempo. Ou seja, Deus assumiu diferentes formas visuais em suas aparições. Logo, houve aparições em sonhos e visões, e outras ocorreram mediante aos olhos dos homens.

Continua após a publicidade

Ademais, houve aparições simbólicas também, onde Deus se mostrou através de símbolos e não na forma humana. Por exemplo, quando Deus selou a sua união com Abraão, e houve o forno de fumaça e a tocha de fogo, retratados em Gênesis 15:17.

Teofania no Antigo Testamento

Alguns estudiosos destacam que a grande parte das teofanias em forma humana ocorreu no Antigo Testamento. Com isso, Deus em suas aparições possui certas características. Por exemplo, o mensageiro que se manifesta para alguém fala como se fosse Deus, ou seja, na primeira pessoa do singular. Ademais, ele age como Deus, apresentando autoridade, e é reconhecido como Deus a todos a quem ele se manifesta.

Continua após a publicidade

1 – Abraão, em Siquém

Imagem: Código da Bíblia

Na Bíblia há o relato de que Deus estava sempre se comunicando com Abraão. Entretanto, em certas ocasiões Ele realizava aparições visíveis diante de Abraão. Logo, uma dessas aparições ocorre em Gênesis 12:6-7, onde Deus diz a Abraão que dará a terra de Canaã para a sua descendência. Porém, não foi relatada a forma em que Deus se mostrou para Abraão.

2 – Abraão e a queda de Sodoma e Gomorra

Imagem: Metamorfose Cristã

Outra aparição de Deus para Abraão ocorreu em Gênesis 18:20-22, onde Abraão almoçou ao lado de três homens que passavam por Canaã e escutou a voz de Deus dizer que ele teria um filho. Em seguida, ao terminar o almoço, dois dos homens seguiram rumo a Sodoma. Entretanto, o terceiro permaneceu e anunciou que Ele destruiria a cidade de Sodoma e Gomorra. Logo, dando a entender ser uma manifestação direta de Deus.

3 – Moisés no Monte Sinai

Imagem: Portal Viu

No livro de Êxodo 19:18-19, ocorre uma teofania diante de Moisés, no Monte Sinai. Deus aparece em volta de uma nuvem densa, que nela havia fogo, fumaça, raios, trovões e ecoava o som de uma trombeta.

Ademais, os dois permaneceram dias conversando, e Moisés chega a pedir para ver a face de Deus. Entretanto, Deus diz que qualquer mortal morreria ao ver a sua face, deixando-o ver apenas suas costas.

Continua após a publicidade

 4 – Israelitas no deserto

Imagem: Gospel Prime

Os israelitas construíram um tabernáculo no deserto. Por isso, Deus desceu em forma de uma nuvem sobre eles, servindo como um guia para o povo. Com isso, o povo seguia a nuvem e quando ela parava, eles montavam o acampamento naquele lugar.

5 – Elias no Monte Horebe

Imagem: Belvedere

Elias estava sendo perseguido pela rainha Jezabel, pois ele tinha confrontado os profetas do deus Baal. Por isso, ele fugiu para o Monte Horebe, onde Deus disse que apareceria para conversar. Então, escondido em uma caverna, Elias começou a ouvir e sentir um vento muito forte, seguido por um terremoto e fogo. Por fim, Deus apareceu para ele e o tranquilizou.

6 – Isaías e Ezequiel em visões

Imagem: Alagoas Alerta

Isaías e Ezequiel viram a glória do Senhor através de visões. Com isso, Isaías disse que viu o Senhor assentado em um trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo.

Por outro lado, Ezequiel disse que viu bem no alto, acima do trono, uma figura de um homem. Ademais, também disse que na parte de cima, na cintura, parecia um metal brilhante, e na parte de baixo era como se fosse fogo, tendo uma luz brilhante que o cercava.

Continua após a publicidade

Teofania no Novo Testamento

1 – Jesus Cristo

Imagem: Conhecimento Científico

Jesus Cristo é um dos maiores exemplos de teofania na Bíblia. Pois, Jesus, Deus e o Espírito Santo são um só (Santíssima Trindade). Logo, é considerado como uma aparição de Deus aos homens. Além disso, Jesus ainda é crucificado e ressuscita dos mortos para continuar a pregar aos seus apóstolos.

2 – Saulo

Imagem: Notas de uma mente de Cristo

Saulo trata-se de um dos perseguidores de cristãos. Em uma de suas viagens, quando estava indo de Jerusalém para Damasco, Saulo é acometido por uma luz muito forte. Em seguida, ele se depara com a visão de Jesus, que acaba o repreendendo por suas perseguições contra os Cristãos.

Entretanto, após essa repreensão Saulo mudou de postura, e se aderiu ao cristianismo, mudando seu nome para Paulo e passou a pregar o Evangelho.

3 – João na Ilha de Patmos

Imagem: Youtube

João foi perseguido por pregar o Evangelho, acabando preso e isolado na Ilha de Patmos. Ademais, João teve uma visão que Cristo vinha até ele. Então, ele teve a visão do fim dos tempos, e teve a função de escrever o livro de Apocalipse. Com o intuito de preparar os cristãos para a segunda vinda de Cristo e para o dia do juízo final.

Continua após a publicidade

Em suma, na Bíblia há inúmeros registros de teofania, principalmente nos livros do antigo testamento. Onde há relatos das manifestações de Deus aos homens.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Antigo Testamento – História e origem das escrituras sagradas. 

Fontes: Estilo Adoração, Eu sem fronteiras

Imagens: Youtube, Jornal da Educação, Belverede, Código da Bíblia, Metamorfose Cristã, Portal Viu, Gospel Prime, Alagoas Alerta, Conhecimento Científico, Notas de uma mente de Cristo

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você