Curiosidades

Deu branco, o que é? Principais causas e como evitar

Deu branco! Provavelmente todo mundo já passou por isso alguma vez. Principalmente durante uma prova ou em alguma apresentação em público.

Deu branco, quem nunca passou por uma situação dessas? Em um momento ou situação importante, sob estresse, e a memória falha, causando mais transtorno e estresse. No entanto, esse esquecimento repentino é considerado normal, principalmente em situações que exigem muito como, provas, vestibulares, concursos, ou até mesmo, falar em público, por exemplo.

Infelizmente, esses episódios de esquecimento podem se repetir por várias vezes, o que trás prejuízo para o desempenho da pessoa que sofre desse problema.

O branco acontece quando a pessoa coloca muita expectativa sobre ela mesma, o que gera nervosismo e ansiedade para que tudo dê certo. Então, no meio da crise, seu corpo congela e você não consegue responder ou agir da maneira esperada.

No entanto, a falha de memória momentânea, pode ser amenizada com algumas técnicas de respiração, meditação, atividade física e em casos mais extremos, um especialista pode ajudar.

Deu branco – o que é?

Imagem: Criação

Deu branco, é uma expressão bastante conhecida, em que ocorre uma falha na memória. Que acontece principalmente quando se está em alguma situação de grande pressão, que exige da pessoa, deixando-a nervosa, ansiosa e estressada, causando o branco na mente.

Portanto, em momentos de grande pressão, é liberado no organismo, o hormônio do cortisol, que vai alterar o funcionamento das funções do corpo. Por exemplo, afeta a memória, ou seja, causa o branco, além de causar outros efeitos como, sudorese, taquicardia, etc.

No entanto, esses sintomas são considerados normais, e costumam passar rápido, geralmente, quando a pessoa se vê distante do que causou o momento estressante.

Deu branco- o que causa?

Imagem: Unicursos

De acordo com cientistas, uma das causas do branco ou falha da memória, é a falta de oxigênio no cérebro. Isso pode acontecer quando há uma demanda maior do que o cérebro está acostumado a lidar.

Ou seja, em situações sob uma grande pressão, o cérebro precisa gastar mais energia, consequentemente, precisa de mais oxigênio. E é nessa situação que a mente entra em uma espécie de colapso, causando o branco.

De acordo com um estudo realizado por cientistas no Japão, foi possível comprovar como a ansiedade pode afetar o desempenho físico.

Pois, descobriram a região do cérebro responsável pela reação do corpo em situações de ansiedade e estresse, e com impulsos magnéticos nessa região, ajudam o desempenho da pessoa, mesmo sob pressão.

Essa descoberta pode ajudar no desenvolvimento novas formas terapêuticas, mais eficientes no tratamento da ansiedade, e assim ajudando a evitar ou diminuir os brancos mentais.

Do mesmo modo, quando uma pessoa envelhece, é normal que a memória sofra pequenas alterações, afetando o processo de memorização. Ou seja, o deu branco, pode se tornar mais frequente.

Outros fatores também podem ser responsáveis pela causa da falha na memória. Por exemplo, o uso de medicamentos, depressão, insônia, hipotireoidismos e doenças neurológicas com o Alzheimer.

Como evitar

Imagem: EMS

Para evitar o branco ou o esquecimento temporário, praticar técnicas de memorização, mudanças nos hábitos de vida, pode ajudar no problema.

De acordo com pesquisadores, controlar a ansiedade, é uma boa maneira de evitar o branco mental, e uma técnica eficaz é pensar em palavras com sentidos amplos. Ou em letras de músicas, assim, um alívio é gerado nas regiões do cérebro que estão sob estresse, diminuindo a ansiedade e o risco de dar branco em momentos importantes.

O importante é exercitar a mente e a memória, e para isso há algumas dicas que podem ajudar a resolver esse problema tão frustrante e incapacitante.

Dicas para evitar o branco

1- Noite de sono

Imagem: IES

Procure dormir bem nos dias que antecedem a um momento importante como, provas, palestras, entrevistas de emprego, etc. Pois uma boa noite de sono é fundamental para ajudar a memorizar conteúdos e relaxar.

2- Atividade física

Imagem: Pacefit

Ao praticar atividades físicas, ajuda a aliviar a tensão, ansiedade e o estresse. Seja qual for a atividade praticada, ela vai contribuir para desenvolver o autocontrole, a concentração e o equilíbrio, além de ajudar no sono e no bom funcionamento do cérebro.

Exercícios de respiração também podem ajudar a manter a concentração e aliviar a ansiedade.

3- Meditação

Imagem: Catraca livre

A meditação é uma prática bem interessante para combater a ansiedade, o estresse e a depressão. Através de inúmeras técnicas, você pode aprender a controlar as emoções, relaxar o corpo e a mente, desenvolver autocontrole, autoconhecimento e autoconfiança.  Consequentemente, desenvolver uma boa memória.

4- Alimentação saudável

Imagem: Assai

Alimentação saudável promove inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Por exemplo, ajuda a aumentar a memória, na concentração e no rendimento do trabalho. Afinal, uma alimentação saudável e balanceada, é essencial para o bem estar físico e mental de uma pessoa.

Evite ingerir alimentos ou bebidas com substâncias estimulantes, pois prejudicam o funcionamento da memória e da concentração.

5- Procure um especialista

Imagem: Saúde Business

Se mesmo com as mudanças no hábito de vida, os esquecimento continuarem a acontecer, prejudicando a vida acadêmica, profissional ou pessoal, o ideal é procurar por um especialista.

Pois, quando a situação de estresse ou ansiedade fica descontrolada, podem aparecer sintomas como, insônia, dores musculares, por exemplo. Portanto, nesses casos, não tenha medo ou preconceito de pedir ajuda a um psicólogo para resolver esse problema.

Em suma, para evitar o branco da memória, mude os hábitos, exercite a mente e o corpo, use técnicas e estratégias para melhorar a memorização e aliviar a ansiedade. Não crie expectativas que vão além da realidade, tenha segurança em suas próprias habilidades e seja confiante.

Assim, você pode melhorar a qualidade de vida, consequentemente, diminuir a frequência da sensação de brancos na memória.

Se você gostou do nosso post, veja também: Sintomas de ansiedade, 25 sinais mais comuns e como controlá-los.

Fontes: UOL, Psicologia acessível, Método supera, Manual do homem moderno

Imagens: Instituto Denize Terabaika, Criação, Unicursos, EMS, IES, Pacefit, Catraca livre, Assai, Saúde Business

Próxima página »

Escolhidas para você