Curiosidades

Tipos de temperamento, quais são? Principais características

De acordo com a teoria dos temperamentos, existem quatro tipos básicos responsáveis por determinara o comportamento de cada indivíduo.

Por P.H Mota

Mesmo sem o conhecimento da teoria dos temperamentos, é fácil perceber que a maioria das pessoas apresenta padrões diferente de ação em diferentes situações. Num mesmo ambiente, você ver uma pessoa que reage a algo com mais estresse, enquanto outra se mantém mais quieta e retraída.

Existem diferentes correntes de pensamentos que buscam entender e explicar os diferentes padrões e reações das pessoas, entre elas a teoria dos temperamentos proposta por Hipócrates. O filósofo viveu entre os séculos IV e V a.C. e também é considerado o pai da medicina.

De acordo com as proposições de Hipócrates, os tipos de temperamento podem ser classificados basicamente em quatro categorias diferentes.

O que é temperamento

Tipos de temperamento - quais são e suas principais características
meuBIZ

A teoria dos temperamentos de Hipócrates foi a primeira a tentar sistematizar conhecimentos sobre humor e comportamento. Algumas ideias do filósofo foram utilizadas como base para o desenvolvimento da medicina e da psicologia e são defendidas ainda hoje por algumas correntes de pensamento.

Continua após a publicidade

Desde então, o temperamento tem sido objeto de estudo de diferentes áreas de pesquisa. Entre elas, destacam-se setores da filosofia, antropologia e psicologia, por exemplo.

Atualmente, pode-se dizer o que o temperamento é definido como conjunto de características e tendências que ditam comportamentos de um indivíduo. Com base nisso, então, alguns estudiosos consideram que essas características podem ser inatas de cada ser humano.

Quatro tipos de temperamento

Colérico

Tipos de temperamento - quais são e suas principais características
AstroMundus

O temperamento colérico leva a reações explosivas, resultado de impaciência e intolerância. Sendo assim, caso não seja trabalhado, pode representar riscos nas relações, uma vez que desencadeia momentos de confronto e embate.

Por outro lado, quando contido, pode levar a uma visão de ambição e liderança extremamente positiva. Uma vez que traz uma energia nas ações, é preciso estar atento para focá-la para resultados positivos, evitando episódios de reações exageradas perigosas.

Continua após a publicidade

Melancólico

Tipos de temperamento - quais são e suas principais características
AstroMundus

A melancolia pode gerar um temperamento resumido em timidez, solidão e pessimismo. Isso pode levar a uma dificuldade de trabalhar ou se envolver com outras pessoas, já que gera introversão e necessidade de esconder pensamentos e sentimentos.

No entanto, segundo a teoria dos temperamentos esse tipo de postura também pode levar uma uma sensibilidade intensa. Além disso, um dos fortes traços de personalidade desse perfil é a lealdade.

Sanguíneo

Tipos de temperamento - quais são e suas principais características
AstroMundus

Diferente do melancólico, o temperamento sanguíneo é marcado por um perfil de extroversão. Pelo lado positivo, isso gera comunicadores natos capazes de se adaptar a várias situações, geralmente com otimismo. Mas esse tipo de comportamento não tem apenas efeitos positivos.

Isso porque essa extroversão também pode ser acompanhada de exagero e impulsividade, o que pode ser um problema em momentos específicos.

Continua após a publicidade

Fleumático

Tipos de temperamento - quais são e suas principais características
AstroMundus

A pessoa de temperamento fleumático é identificada por uma personalidade de muita doçura e paciência. Dessa maneira, costumam ser focados em muita observação para poder realizar suas tarefas. Muitas vezes, no entanto, essa observação pode carecer de flexibilidade e provocar alguma resistência a críticas.

Temperamento x destino

Tipos de temperamento - quais são e suas principais características
Zimbio

Apesar dos conceitos da teoria do comportamento serem bem difundidos e até mesmo aceitos por correntes atuais, precisam ser observados com atenção. Segundo o psicólogo Daniel Goleman, PhD da Universidade de Harvard e responsável por popularizar o conceito de Inteligência Emocional, não deve-se encarar as classificações como definitivas.

De acordo com o Goleman, existem diversos fatores envolvidos na definição do temperamento de uma pessoa. Além disso, ele lembra que os circuitos cerebrais são maleáveis e, portanto, podem ser alterados a partir do desenvolvimento da Inteligência Emocional.

Ou seja, a partir do autoconhecimento, um indivíduo pode identificar o temperamento predominante em cada tipo de situação e trabalhar os pontos que considera suas forças e fraquezas, de acordo com suas intenções.

Continua após a publicidade

Fontes: IBC Coaching, SBIE, Voitto, Meu Biz

Imagens: meuBIZ, Hinc, Zimbio, AstroMundus, AstroMundus, AstroMundus, AstroMundus

Próxima página »

Escolhidas para você