Curiosidades

Tio Patinhas – Origem, curiosidades e lições do pato mais rico da ficção

Tio Patinhas é um dos personagens mais ricos da Disney. Apesar da fama de 'pão-duro' o pato é expert quando o assunto é dinheiro.

O famoso Tio Patinhas foi criado na década de 1940 por Carl Barks para a Walt Disney Company. Ele foi inspirado no personagem principal do clássico de Charles Dickens de 1843, “Um Conto de Natal”. Para esclarecer, o pato rico da Disney é caracterizado por ser um ‘velho’ pão-duro e cujo comportamento mesquinho lhe rendeu fortuna, ou seja, um dinheiro fruto do seu trabalho duro.

Além disso, ele tem fortes semelhanças com o rico industrial americano Andrew Carnegie, que também era um imigrante escocês, que fez fortuna com trabalho e engenhosidade. Por conseguinte, Tio Patinhas também mostra traços semelhantes de John D. Rockefeller. Rockefeller já levou o título de homem mais rico do mundo e o primeiro bilionário americano.

É inegável que o jeito vigarista do Tio Patinhas é um tema constante ao longo de sua vida, contudo sua crença na economia e nos negócios justos por meio da honestidade e da engenhosidade são as razões de seu sucesso. Como resultado, ele é frequentemente criticado por ser mesquinho e pão duro, mas, por outro lado, é bastante admirado por seus valores e sua postura perante ao trabalho.

Fonte: Pinterest

Mesmo sendo imensamente rico, Tio Patinhas não dispensa nenhuma oportunidade de ganhar mais. Por outro lado, ele frequentemente lamenta que os jovens queiram começar de cima em vez de trabalhar e conquistar a fortuna aos poucos como ele fez. Por isso, todas as lições que Tio Patinhas ensina aos seus sobrinhos trigêmeos Huguinho, Zezinho e Luisinho, ressaltam sempre os valores e a moralidade. Além da importância de serem totalmente honestos e justos.

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre o Tio Patinhas

  • Tio Patinhas originalmente só apareceu em um quadrinho do Pato Donald em 1947; mas acabou estrelando o popular desenho animado DuckTales.
  • Tio Patinhas é tio do Pato Donald por parte de mãe, ou seja, ele é tio de Huguinho, Zezinho e Luisinho.
  • O primeiro emprego do Tio Patinhas foi de engraxate, quando ele tinha 10 anos. Por este serviço ele ganhou dez centavos, que se tornou sua moeda número um da sorte.
  • Tio Patinhas é tão rico que tem uma caixa-forte do tamanho de um prédio de 26 andares.
  • O programa DuckTales inspirou a criação de Indiana Jones.
Fonte: Pinterest
  • De acordo com os quadrinhos, Tio Patinhas era amigo de Theodore Roosevelt.
  • Nos quadrinhos, Tio Patinhas era um passageiro do grandioso Titanic.
  • O sabor do sorvete favorito do Tio Patinhas é sal marinho.
  • Antes de aparecer em DuckTales, Tio Patinhas estreou na animação ‘Conto de Natal do Mickey Mouse
  • A caixa-forte do Tio Patinhas, na verdade é uma piscina gigante de dinheiro que serve de passatempo favorito para o personagem.
  • A fortuna do pato bilionário da Disney é estimada em US$ 65,4 bilhões, tornando-o um dos personagens mais ricos da ficção de todos os tempos.

11 lições inspiradoras do Tio Patinhas

1. Comece de baixo

Tio Patinhas: origem, curiosidades e lições do pato mais rico da ficção
Fonte: Pinterest

Tio Patinhas realmente começou de baixo. Ele não nasceu rico e seu primeiro trabalho foi de engraxate. Ele nasceu em uma fazenda pobre e começou a trabalhar ainda jovem para ganhar dinheiro. Sua lição aqui, é que não importa o quão pobre você seja, você ainda tem algum valor. Portanto, saiba o seu valor e não aceite nada menos do que ele.

2. Estude

Tio Patinhas: origem, curiosidades e lições do pato mais rico da ficção
Fonte: Pinterest

Como dito acima, Tio Patinhas nasceu numa fazenda pobre e não teve educação formal porque foi trabalhar muito cedo, mas tornou-se um autodidata e aprendiz por toda a vida lendo. Suas extensas viagens de negócios para buscar oportunidades permitiram que ele aprendesse vários idiomas. Por isso, ele sempre está ensinando aos seus sobrinhos os princípios da economia, incluindo noções de finanças e conhecimento sobre inflação. Altamente inteligente, Tio Patinhas sempre pesquisa qualquer investimento antes de investir, porque conhecimento, disciplina e compreensão são a base para a construção de um portfólio de riqueza lucrativo.

3. Invista em si mesmo

Fonte: Pinterest

Tio Patinhas sabia que investir em uma boa educação paga os melhores dividendos. Ele se tornou um ávido leitor e linguista. Aliás, isso lhe permitiu fazer negócios com pessoas em todo o mundo. Dessa forma, Tio Patinhas aumentou sua fortuna dizendo sempre que “conhecimento é poder”. Devido à sua constante busca de oportunidades de investimento, ele construiu uma enorme biblioteca pessoal. De acordo com ele, o segredo da riqueza não é complicado, mas exige que você aprenda como funciona o dinheiro, tornando-se alfabetizado financeiramente.

4. Ética e trabalho árduo

Fonte: Pinterest

Tio Patinhas acredita que o trabalho árduo é um dos primeiros passos para o sucesso. Desse modo, ele entende que o progresso é gerado às custas de um trabalho inteligente. Além disso, seu principal conselho é ficar longe de esquemas de enriquecimento rápido e saber que o tempo é seu aliado, não seu inimigo.

Continua após a publicidade

5. Faça bons investimentos

Fonte: Pinterest

Patinhas era astuto e receoso quando se tratava de gastar dinheiro, mas era bastante fã de economizar o máximo possível. Ele preferia que seu dinheiro trabalhasse tanto para ele quanto vice-e-versa. Por este motivo, seu portfólio de investimentos era diversificado e incluía ativos como arte, ouro, diamantes, fazendas, jornais, borracha, imóveis entre outros.

6. Inflação

Fonte: Pinterest

Tio Patinhas também ensinou seus sobrinhos sobre a inflação. Basicamente, à medida que o preço dos bens e serviços aumenta, o valor da moeda cai. Ou seja, o dinheiro no banco hoje valerá menos amanhã. Ele queria ensinar a seus sobrinhos que, sem algo sólido e seguro por trás do dinheiro, a inflação faz o dinheiro valer cada vez menos.

7. Faça o que ama

Fonte: Pinterest

Tio Patinhas sempre fazia o que gostava, que era ganhar dinheiro investindo e buscando tesouros. Para ele, paixão significa que você vai mais longe e continua trabalhando mesmo depois que o relógio marca o fim do expediente.

8. Fundo de emergência

Fonte: Pinterest

Uma coisa que Tio Patinhas tinha em mente é que se algo pode dar errado, dará. Nesse sentido, ele acreditava em manter poupanças e ativos líquidos apenas para garantir a manutenção de algum investimento. A certa altura, ele escondeu ativos como fundo de emergência, caso precisasse recomeçar do zero.

Continua após a publicidade

9. Nunca trapaceie

Fonte: Pinterest

Definitivamente, Tio Patinhas não concorda com nenhum tipo de desonestidade, pois segundo ele, essas características não são prósperas. Além disso, somente a integridade e o trabalho digno são capazes de gerar frutos prósperos. Por fim, o pato bilionário da Disney também acredita na regra de ouro: trate os outros como gostaria de ser tratado.

10. Resiliência

Tio Patinhas: origem, curiosidades e lições do pato mais rico da ficção
Fonte: Pinterest

Tio Patinhas nunca recua perante um desafio ou oportunidade de ficar ainda mais rico. Isto é, independentemente de quão difícil seja o seu objetivo, o pato bilionário da Disney consegue se adaptar rapidamente ao jogo, prosperar em qualquer ambiente, se destacar e aumentar sua fortuna. Ele afirma que o seu sucesso se deve a sua determinação, bem como a sua coragem e força de vontade. Aqui, suas principais lições são ‘não desista tão facilmente e quando os tempos ficam difíceis, fique ainda mais difícil.’

11. Valor da família

Tio Patinhas: origem, curiosidades e lições do pato mais rico da ficção
Fonte: Pinterest

Embora Tio Patinhas não tenha sua própria família, ele tem seu sobrinho Donald e seus sobrinhos-netos Huguinho, Zezinho e Luisinho. Estes são seus maiores e mais valiosos bens: seus parentes. No episódio 22 de DuckTales, intitulado Down and Out in Duckburg a família do pato acaba no asilo.

Em resumo, eles decidem ficar juntos em tempos difíceis, mesmo quando as pessoas zombam deles e os maltratam. Todos acabam até lavando pratos juntos para ganhar a vida. Todavia, no final eles ficam juntos como uma família, resistem e recuperam sua fortuna. Por este motivo, a principal lição do Tio Patinhas é nunca subestimar o poder e a união da família.

Continua após a publicidade

Então, gostou do artigo e quer conferir outros conteúdos interessantes? Pois, clique agora em: Melhores animações da Disney – Filmes que marcaram nossa infância

Fontes: Diário de Pernambuco, Infopédia, Guia dos curiosos, Universo HQ, Uol

Fotos: Pinterest

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você