Curiosidades

Tio Sam – Quem foi, como surgiu e origem do nome

Um dos maiores símbolos da cultura americana, o Tio Sam, é a personificação dos EUA e está associado a um homem elegante e sério.

Certamente a maioria das pessoas já ouviu falar no Tio Sam. Apesar disso, muitos ainda desconhecem a sua história e como foi criado essa persona tão famosa.

Um dos maiores símbolos da cultura americana, o Tio Sam está presente em muitos anúncios, campanhas, produtos, dentre outras coisas que remetem aos Estados Unidos. Mas você sabe porquê esse personagem é tão famoso?

Bom, aqui vamos te contar um pouquinho da história de sua origem. E, também, porque ele se tornou tão popular ao redor do mundo.

Quem foi o Tio Sam?

Ele é a personificação dos Estados Unidos, a sua imagem está associada a um homem elegante e sério. Podemos observar, que fisicamente, ele se parece muito com um presidente americano que sempre foi reconhecido como herói da nação.

Tio Sam: você já ouviu falar nele?
Biography

Como ele surgiu? Porquê esse nome?

Em 1812, nasce oficialmente a figura que representa a nação mais poderosa do mundo. Antes de tudo, o Tio Sam aparece na literatura americana. Nesse sentido, surge como uma imagem criada pelos soldados americanos nos campos de batalha.

Durante as missões, os soldados recebiam seus alimentos com uma inscrição estampada de U.S. Logo, fazendo referência a United States. Contudo, eles tinham o costume de apelidar que as latas estampadas, na verdade, faziam referência ao dono da companhia, Samuel Wilson.

Continua após a publicidade
Tio Sam: você já ouviu falar nele?
WAMC

O chamando de “Uncle Sam”, e no português, Tio Sam.

O jogo de Imagem

Com cabelos brancos e um chapéu de cartola. Ao passo que, é inevitável não associarmos a imagem do personagem à Abraham Lincoln. Um dos presidentes mais famosos dos Estados Unidos.

Primordialmente, sabemos que essa semelhança não é à toa. Tendo em vista, que o cartunista que personificou a história do Tio Sam 1870, se inspirou nesse presidente.

Tio Sam: você já ouviu falar nele?
Mercado Livre

Além disso, o personagem foi ganhando tanto reconhecimento, que mais tarde, em 1917, James Flagg, a pedido das Forças Armadas americanas, alterou o desenho original.

Assim, o Tio Sam, agora tinha o dedo em riste e teve uma mensagem acrescentada a sua imagem, “I Want You”, ou seja “Eu quero você”, tinha o objetivo de convocar os jovens para se alistarem ao exército americano, durante o período da Primeira Guerra Mundial.

Bom agora que você já sabe um pouco mais desse símbolo da expansão americana, que tal da uma olhada no nosso post sobre o Pentágono – O que é e curiosidades sobre o símbolo da defesa dos EUA.

Continua após a publicidade

Fonte: Terra, BrasilEscola, SuperAbril.

Imagem Destaque: EG

Próxima página »

Escolhidas para você