Saúde

Tipos de açúcar, aprenda como escolher o mais saudável

O açúcar é processado em diversos tipos como o cristal, demerara, mascavo, entre outros; confira as principais diferenças entre eles.

O açúcar tem uma péssima reputação no que diz respeito à saúde, pelo fato de estar associado a uma série de doenças crônicas como diabetes, obesidade, doenças cardíacas, doenças metabólicas e câncer. No entanto, é muito importante lembrar que nem todos os tipos de açúcar são iguais.

Apesar da grande variedade de açúcares, eles são muito semelhantes nutricionalmente. Eles são compostos predominantemente de glicose, frutose e sacarose, que são as formas básicas de açúcar.

A glicose e a frutose são ligeiramente diferentes na estrutura química, enquanto a sacarose é um açúcar composto por uma glicose e uma frutose. Vamos conhecer os principais tipos de açúcar abaixo.

Conheça os diferentes tipos de açúcar

1. Açúcar cristal

O açúcar branco, também chamado de açúcar cristal, é o produto final do processamento e refino da cana-de-açúcar ou beterraba. Durante o processo de refino, a umidade, os minerais e os compostos que dão cor aos açúcares são removidos e o açúcar refinado branco é formado.

Continua após a publicidade

Desse modo, o subproduto que contém os compostos removidos durante o refino do açúcar é conhecido como “melaço”.

2. Refinado

Esse tipo de tipo de açúcar é feito a partir da diluição do açúcar cristal. A calda obtida passa por diversos processos até chegar ao peneiramento. Posteriormente, separa-se a porção mais fina para a obtenção do açúcar de confeiteiro e, o restante que sobra, é o açúcar refinado.

3. Mascavo

O açúcar mascavo é o açúcar branco refinado com quantidades variadas de melaço adicionados, o que fornece uma cor mais escura e uma quantidade menor de nutrientes vestigiais.

Contudo, tanto o açúcar mascavo claro quanto o escuro contêm melaço, o açúcar mascavo escuro simplesmente contém uma concentração mais alta.

Continua após a publicidade

4. Demerara

O açúcar demerara é um dos tipos de açúcar que passa por um processo de produção semelhante ao mascavo. No entanto, o açúcar demerara passa por um leve refinamento antes de chegar às prateleiras dos supermercados. Apesar disso, preserva-se os nutrientes da cana-de-açúcar em sua composição.

O açúcar demerara não altera tanto o sabor dos alimentos quanto os açúcares mencionados anteriormente. Entretanto, esse tipo de açúcar tem 2 pontos negativos: os seus cristais não se dissolvem facilmente; e ele adoça menos do que o açúcar branco.

5. Açúcar de coco

O açúcar de coco é feito da seiva dos coqueiros por um processo natural de 2 etapas. Em primeio lugar, coleta-se a seiva dos botões florais do coqueiro. Em seguida, a seiva é então fervida para evaporar seu conteúdo de água e o produto final é o açúcar de coco.

Quimicamente falando, o açúcar de coco é muito semelhante ao açúcar branco, já que 70% a 79% do açúcar de coco é sacarose e, embora seja frequentemente elogiado por ser uma boa fonte de minerais; a quantidade por porção de uma ou duas colheres de chá é mínima e sua alta teor de açúcar supera quaisquer benefícios potenciais.

Continua após a publicidade

5. Light

O açúcar ligth ou “açúcar magro” é uma combinação do açúcar comum com adoçantes artificiais. Com efeito, ele adoça mais e é menos calórico do que o açúcar normal. Todavia, o açúcar light não possui mais nutrientes do que o açúcar comum.

Além disso, não deve ser uma opção para portadores de diabetes, uma vez que ele ainda apresenta açúcar comum na sua fórmula. O seu consumo deve ser feito com cautela, já que alguns adoçantes são nocivos à saúde quando consumidos em excesso.

7. Açúcar de confeiteiro

Obtém-se este tipo de açúcar após o peneiramento do açúcar branco para a separação dos grãos que vão dar origem ao açúcar refinado e de confeiteiro. Aliás, também adiciona-se amido nesta variação, com intuito de evitar a formação dos pequenos cristais, e tornando-o mais fino como o nome sugere.

8. Açúcar orgânico

Este não é precisamente um tipo de açúcar, mas sim uma maneira como os açúcares cristal, demerara ou mascavo podem ser produzidos. Na produção de um açúcar orgânico, não são usados agrotóxicos nem produtos químicos.

Continua após a publicidade

Isso quer dizer que ele é natural desde o plantio da cana-de-açúcar até a sua industrialização. Além disso, suas embalagens podem ser biodegradáveis, garantindo menos impacto ambientel na natureza.

9. Frutose

Por fim, a frutose é um açúcar natural encontrado principalmente em frutas (como maçãs, tâmaras, figos, peras e ameixas), mas também em vegetais (como alcachofras, aspargos, cogumelos, cebolas e pimentões vermelhos).

Ela também existe no mel, beterraba sacarina e cana-de-açúcar. A frutose pura é produzida comercialmente a partir de milho ou sacarose em uma forma cristalina para uso como ingrediente em alimentos e bebidas embalados.

A frutose é metabolizada de forma diferente em açúcar e glicose e não aciona os hormônios que regulam o apetite e a ingestão de alimentos – o que algumas pesquisas sugerem que significa que é muito mais provável que seja convertida em gordura corporal. Observe também que tem outros inconvenientes, como causar desconforto abdominal.

Continua após a publicidade

Malefícios do açúcar

Apesar de suas cores e sabores diferentes, o valor nutricional desses açúcares é muito semelhante. Açúcar é açúcar, seja branco, mascavo ou light. Além disso, uma colher de chá de qualquer tipo tem cerca de 16 calorias.

Eles também são todos fontes de sacarose, glicose ou frutose, ou ainda, das combinações desses três. Portanto, tem muito pouco em termos de vitaminas, minerais ou antioxidantes.

Por isso, médicos e especialistas em todo o mundo sugerem a limitação do consumo de açúcar e de alimentos com adição de açúcar. Você não precisa evitar o açúcar completamente para ter uma boa saúde, mas é sensato reduzir os alimentos que são baixos em nutrição e fáceis de comer em excesso; como por exemplo bebidas energéticas, refrigerantes, doces, molhos, biscoitos e bolachas.

Por outro lado, alimentos como iogurtes ou leites aromatizados têm um melhor perfil de nutrientes e fornecem nutrientes importantes (proteínas, cálcio) juntamente com o açúcar que eles contêm.

Continua após a publicidade

Como escolher o melhor tipo de açúcar?

Em suma, a ideia de que um açúcar é mais “natural” que outro é falsa. Se olharmos para trás para ver como todos esses açúcares são feitos, todos eles vêm de algo “natural” e depois são processados ​​​​para se tornarem mais comestíveis ou seguros para consumo.

Todos esses tipos também contêm aproximadamente a mesma quantidade de açúcar. A decisão sobre qual usar depende do que você está buscando. Cada um desses açúcares tem uma textura e sabor ligeiramente diferentes, fazendo com que funcionem de maneira diferente em diferentes produtos.

Nutricionalmente, as diferenças entre eles são pequenas. Você teria que consumir muito de um açúcar em particular para ver diferenças perceptíveis em seu conteúdo de açúcar ou micronutriente.

Portanto, escolha o açúcar que você gosta ou que funciona melhor para o que você está procurando, mas lembre-se de evitar os excessos ao consumir este produto. Aliás, você também pode optar por substitutos naturais do açúcar.

Continua após a publicidade

Açúcar ou adoçante? Qual é o melhor?

Este é um debate que médicos e nutricionistas se envolvem regularmente. De modo geral, supõe-se que o açúcar comum seja mais saudável, pois não foi feito em laboratório, mas há tantos problemas de saúde associados ao consumo de açúcar que é fácil entender por que as pessoas têm medo de utilizá-lo.

O adoçante artificial, por outro lado, supostamente engana seu cérebro e influencia as mesmas respostas metabólicas que o açúcar. Além disso, está cheio de produtos químicos estranhos. A boa notícia é que ele não contém calorias! Portanto, para quem quer perder peso, os adoçantes artificiais são provavelmente sua melhor aposta.

Fontes: Drauzio Varella, Tua Sáude, Alimente-se bem, Tjdft

Achou este artigo interessante, leia também: Adoçantes naturais, quais são? Principais benefícios à saúde

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você