Curiosidades

Tipos de relógios: modelos e características do acessório atemporal

Os tipos de relógio acompanham o desenvolvimento das invenções humanas, com diferentes funções e características específicas ao uso.

Trocadilhos à parte, o relógio é um acessório atemporal. Isso porque, o objeto passou de uma forma de medir o tempo por meio de forças da natureza, a um acessório de estética. Além disso, ao longo da história da humanidade, vários tipos de relógios foram desenvolvidos. No mais, cada um deles tinha recursos distintos.

Além de marcar o tempo, os relógios se tornaram acessórios de moda e estilo. De modo geral, os vários tipos de relógio funcionam de maneira semelhante. Sendo assim, são objetos com intervalos regulares ligados a um dispositivo contador  afim de registrar movimentos. Em resumo, definem o tempo astronômico, ou seja, com divisão de horas, minutos e segundos.

Primeiramente, um dos primeiros tipos de relógios foi o de Sol. Inicialmente, os relógios do Sol surgiram com obras de grandes dimensões, como os obeliscos. O mais antigo deles foi construído em 3.500 a.C, no Antigo Egito.

Tipos de relógios

1) Relógio de Sol

Tipos de relógios- Lista com vários modelos do acessório atemporal
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Primeiramente, um dos mais antigos já inventados. Acredita-se que o relógio de sol tenha sido criado por sociedades antigas, a fim de controlar o período das plantações. Isso porque, a observação do sol era o melhor meio de saber a época de plantar e colher. Após o surgimento do relógio de sol, aproximadamente 2 mil anos depois, surgiu o relógio de sombra. Apesar de diferentes, ambos eram utilizados no Antigo Egito e na Babilônia, a fim de calcular o momento do dia de forma mais precisa.

De modo geral, o relógio de sol é composto por uma superfície achatada conhecida como mostrador. Desse modo, nesse mostrador estão as marcas que representam a passagem do tempo. Além disso, para marcar o tempo, um bastão é acoplado na superfície achatada. Essa peça é chamada de gnômon e forma um ângulo com o mostrador. Sendo assim, quando o sol bate, faz uma sombra que muda de lugar ao passar do dia.

2) Clepsidra ou simples de água

Tipos de relógios- Lista com vários modelos do acessório atemporal
Fonte: Marcelo Aith

Apesar de parecer com uma ampulheta, este é um relógio de água, ou clepsidra. Junto com o relógio de sol, ele foi um dos primeiros tipos de relógio criados pelo ser humano. Segundo especialistas, a clepsidra já era usada por egípcios e babilônicos durante o século XVI a.C. No entanto, acredita-se que ele tenha sido criado na Judeia no ano 600 a.C.

Continua após a publicidade

Em 725 a.C., um monge chinês chamado Yi Xing criou um tipo desses relógios de água. Sendo assim, o sistema funcionava por meio de baldes colocados em níveis diferentes. Eram 60 baldes que correspondiam à quantidade de segundos para formar um minuto. De modo geral, a clepsidra funciona à medida em que a água no balde de cima cai no balde de baixo. Dessa maneira, o tempo que o líquido leva para fluir de um nível para outro é utilizado como padrão para medir o tempo.

3) Ampulheta ou de areia

Tipos de relógios- Lista com vários modelos do acessório atemporal
Fonte: Mercado Livre

Assim como a clepsidra, utilizou-se a ampulheta também no Egito e na Babilônia durante o século XVI a.C. De modo geral, esse objeto funciona a partir de dois cones de vidro conectados e cheios de areia. Sendo assim, a areia desce de um recipiente para outro com a força da gravidade e marca o tempo.Na ampulheta, a contagem do tempo começa quando, ao ser virada, a areia na parte inferior. Do mesmo modo, contagem termina quando o último grão cai na parte de baixo. No entanto, este tipo de relógio apenas determina um determinado período e não informa o horário do dia.

Mesmo sem uma data específica para a sua criação, acredita-se que tenha sido no século VIII. Ademais, a ampulheta surgiu a partir por um monge francês chamado Liutprand. Contudo, o modelo só se popularizou por volta do século XV. Além de ser usada por sociedades antigas, a ampulheta também é muito recorrente em:

  • Navios
  • Jogos de tabuleiro
  • Igrejas
  • Nos primeiros telefones

4) Relógio mecânico

Tipos de relógios- Lista com vários modelos do acessório atemporal
Legenda: Relógios Mecânicos

Apesar de haver vários tipos de relógios, o primeiro deles a apresentar um sistema complexo foi o mecânico. Sendo assim, seu funcionamento se baseia em um conjunto de rodas dentadas que formam uma engrenagem. Estas, por sua vez, giram por meio do movimento de uma mola.

Dessa maneira, o movimento é transmitido por meio de peças chamadas carretes que controlam o movimento dos ponteiros e mostram a hora. Ademais, os relógios mecânicos possuem várias maneiras de marcar o horário, como por exemplo, pêndulo, quartzo ou cronômetro.

5) Relógio de bolso

Tipos de relógios- Lista com vários modelos do acessório atemporal
Fonte: Mercado Livre

Aposto que você já viu uma cena de filme em que o personagem tira um relógio de bolso do casaco. Essa representação é tão comum, porque esse tipo de relógio é bem antigo. Acredita-se que a criação se deu por volta do ano de 1500, em Nuremberg, na Alemanha. Por seu formato, chamou-se o objeto de Ovo de Nuremberg. De modo geral, seu funcionamento parecia-se com o relógio mecânico. Porém, o relógio de bolso movia-se à corda.

Continua após a publicidade

Comumente feito de ferro, o relógio de bolso permitiu a contagem de tempo durante experimentos científicos, por exemplo. Por isso, o objeto se tornou tão importante e considerou-se sua invenção um grande marco. Além disso, considerou-se um acessórios de luxo, restritos, muitas vezes, a membros da aristocracia.

6) Relógio de pulso

Tipos de relógios- Lista com vários modelos do acessório atemporal
Fonte: Shopee

Apesar de ser um dos tipos de relógios mais popular atualmente, a invenção do relógio de pulso não é recente. Isso porque, sua criação data de 1814. No mais, acredita-se que surgiu por meio do trabalho do relojoeiro Abraham Louis Bréguet, que trabalhava para princesa de Nápoles, irmã de Napoleão Bonaparte.

No entanto, há outra teoria que afirma que criou-se os relógios de pulso pelo brasileiro Santos Dummont. Contudo, ele certamente foi responsável por tornar o objeto popular entre os homens. Isso porque o adereço era de uso quase majoritariamente feminino.

7) Relógio de pêndulo

Fotografia do aparelho para ilustração do item
Fonte: Pinterest

Inicialmente, a criação do relógio de pêndulo está associada à descoberta de Galileu Galilei (isocronia). Sendo assim, o funcionamento deste objeto se da por meio do movimento do pêndulo e na regularidade das oscilações (isocronismo). Apesar de muito bonitos, não é fácil manter a precisão de um relógio de pêndulo. Isso porque, sua precisão depende da oscilação do pêndulo. Desse modo, é preciso utilizar um sistema de molas ou de energia para otimizar o objeto.

8) Relógio de quartzo

Fotografia do aparelho para ilustração do item
Fonte: DHGate

Existe também um relógio que funciona à base de quartzo. Isso porque, as engrenagens do objeto geram energia e esta estimula o quartzo, que é um material elétrico. Dessa maneira, o quartzo vibra em uma frequência fixa que move os ponteiros do relógio. Este funcionamento faz com que esse tipo de relógio seja de simples fabricação e, consequentemente, mais baratos. Por isso, esses modelos foram muito populares no século XX. Além disso, ele passou a se popularizar a partir de 1930. Já a partir de 1967, novas pesquisas permitiram que também se utilizasse o átomo do césio.

9) Relógio Digital

Fotografia do aparelho para ilustração do item
Fonte: Pinterest

Já os relógios digitais se valem de meios eletrônicos para marcar as horas. Comumente, esses objetos utilizam baterias ou carrega-se os aparelhos com energia elétrica. Desse modo, o horário surge  em um viso, ótima opção para quem se confunde com os ponteiros. Além dos modelos mais recorrentes, como os portáteis, estes relógios podem aparecer em outras versões. Por exemplo, nos visores de aparelhos micro-ondas, em rádios, celulares e televisões.

Continua após a publicidade

10) Modelo atômico

Fotografia do aparelho para ilustração do item
Fonte: Gizmodo

Apesar de tantos tipos de relógios, o mais preciso deles é um dos mais recentes. Trata-se do relógio atômico, pois este é feito com quartzo que fornece uma fonte de energia alternada. Em resumo, criou-se esse tipo de relógio em 1954 e, por ser tão preciso, utiliza-o principalmente em experimentos científicos.

E aí, aprendeu sobre os tipos de relógio? Então leia sobre Teoria dos jogos, o que é? Conceito, aplicações e exemplos

Fonte: Preçolândia, Grife Relógios, New Greenfil

Imagens: Pinterest, Jornal Cruzeiro do Sul, Marcelo Aith, Mercado Livre, Relógios Mecânicos, Shopee, DHGate, Gizmodo

Próxima página »

Escolhidas para você