A tosse é a maneira que seu corpo usa para proteger seus pulmões, principalmente em caso de doenças virais. E ás vezes, quando você tosse, pode expelir muco, também chamado de catarro. Portanto, quando isso acontece, os médicos chamam esse tipo de tosse de ‘tosse produtiva’.
A tosse acontece devido à vários eventos que ocorrem em sequência quando estamos doentes. Ou seja, primeiro, as cordas vocais se abrem amplamente, permitindo que o ar adicional passe para os pulmões. Em seguida, a epiglote fecha a traqueia (laringe) e, simultaneamente, os músculos se contraem, aumentando a pressão atrás da epiglote. Com o aumento da pressão, o ar é expelido com força e cria um som rápido ao passar rapidamente pelas cordas vocais. Dessa maneira, a pressão impelida expulsa o ar irritante, tornando possível respirar confortavelmente.
Apesar de ser uma forma de proteção dos pulmões, a tosse contínua é uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas vão ao médico. Por isso, a maneira mais rápida de curá-la é descobrir o que está produzindo o catarro.
Além disso, dependendo da causa da tosse produtiva, você pode perceber alguns sintomas associados como nariz escorrendo, dor de garganta e espirros múltiplos.
Causas de tosse com catarro
Frio
Os vírus causam resfriados. Dessa forma, a tosse é causada porque seu corpo está tentando se livrar do muco que está cheio de germes. Portanto, é mais provável que você fique resfriado nos meses mais frios do ano, quando há grande circulação de agentes virais.
Gripe
Uma tosse com catarro, associada a dores no corpo, pode ser um sinal de uma doença mais grave. A gripe, causada pelo vírus influenza, pode ter sintomas semelhantes aos de um resfriado. Mas você geralmente se sente muito pior quando está gripado, pois pode desenvolver sintomas como febre, calafrios, bem como, dores musculares e cansaço excessivo. Como resultado, o tratamento para a gripe pode incluir medicamentos que atuem contra o vírus. Todavia, a melhor maneira de prevenir a gripe é com uma vacina anual.
Bronquite aguda
A bronquite aguda geralmente dura cerca de 3 semanas. Para esclarecer, essa doença faz você tossir porque as vias respiratórias dos pulmões incham e produzem muito muco. Como resultado, esse tipo de inflamação geralmente aparece após uma infecção viral. Entretanto, as bactérias também podem causar bronquite. Por conseguinte, você pode ter alguns outros sintomas, como por exemplo:
- Dor no peito
- Dores leves de cabeça ou corpo
- Cansaço
- Dor de garganta
O tratamento da bronquite aguda inclui hidratação, repouso, bem como medicamentos prescritos pelo médico.
Pneumonia
A pneumonia é uma infecção pulmonar que pode fazer os pulmões se encherem de líquido ou pus. A pessoa doente pode tossir muito e expelir catarro verde ou amarelo, contendo sangue ou não. Normalmente, as bactérias causam pneumonia. Mas, há infecções fúngicas ou virais, como a gripe e a COVID-19, que também podem causar isso.
Os sintomas podem ser leves ou graves e incluem febre muito alta, falta de ar e tonalidade azul nos lábios ou dedos, por exemplo.
O tratamento para pneumonia depende das suas causas da infecção. Nesse sentido, o médico pode indicar medicamentos de venda livre, antibióticos ou antivirais, além de orientá-lo a beber bastante líquido.
Outras causas de tosse com catarro incluem:
- Sinusite
- Asma
- Tabagismo
- Doença do refluxo gastresofágico
- Câncer de pulmão
- Doença pulmonar, como bronquiectasia ou doença pulmonar intersticial
Tratamento para tosse com catarro
Medicamentos de venda livre para tosse, resfriado e gripe podem ser usados com segurança para controlar a tosse produtiva em adultos, em caso de infecções virais. Além disso, remédios caseiros podem ter um efeito benéfico sobre os sintomas em adultos e crianças. Confira algumas dicas:
- Tomar uma colher de chá de mel com limão antes de dormir
- Anti-histamínicos para alergias
- Beber muitos líquidos, especialmente caldos e chás quentes
- Gargarejar água salgada
Por fim, procure atendimento médico imediato, pois podem ser necessários antibióticos, medicamentos prescritos ou outras formas de intervenção médica, se:
- Sua tosse durar mais de 8 semanas
- Tossir com sangue
- Você sentir falta de ar
- Sua tosse piorar a noite
- Sentir dor no peito acompanhando a tosse com muco
- Você se sentir asfixiado ou vomitar após tossir
- Tiver febre de 38⁰C ou mais
- Você se sentir fraco
- Você tiver dores musculares.
Saiba mais sobre este assunto lendo a seguir: Cor de catarro, quando não é normal? Cores e seus significados
Fontes: Cuidados pela vida, Minha Vida, Tua Saúde
Fotos: Pexels