Ciência & Tecnologia

Cor de catarro, quando não é normal? Cores e seus significados

A cor do catarro ou muco pode indicar como está a saúde das vias respiratórias. Em alguns casos pode indicar infecções ou inflamações.

O catarro ou muco é um método de defesa do corpo, e é produzido com o objetivo de limpar as vias aéreas. Ou seja, o catarro serve para expulsar do organismo as sujeiras, poeiras ou toxinas. Sendo que, essa limpeza passa pelo nariz, pelos brônquios e pelos pulmões. No entanto, a produção de catarro é normal, mas quando possuía a cor de catarro transparente.

Porém, caso a cor de catarro mude é bom observar, pois pode indicar alguma doença respiratória como, pneumonia, por exemplo. Principalmente durante as épocas de outono e inverno, cujas temperaturas são mais baixas, é quando o número de casos de doenças respiratórias aumenta.

Entre as doenças respiratórias mais comuns estão, alergia, gripe, sinusite, rinite e o resfriado, cujos sintomas são acompanhados de tosse, espirro e secreções de muco.

Portanto, quando a cor de catarro mudar ou apresentar uma espessura mais grossa ou com odor forte, é bom procurar por orientação médica.

Continua após a publicidade

Quando é considerado normal

Imagem: Metrópoles

O catarro ou muco é produzido por pequenas glândulas localizadas na mucosa que reveste as vias aéreas, sua produção tem como função ajudar na limpeza das vias respiratórias. Portanto, a secreção é essencial para prevenir contra contaminação de vírus, bactérias ou micro organismos.

No entanto, é considerado normal quando a cor de catarro é transparente, com consistência mais líquida e sem odor forte, esse muco é chamado desalubre de hialino.

Continua após a publicidade

Entretanto, quando o muco apresenta uma espessura muito consistente, um odor forte que não é característico e a cor de catarro for diferente da transparente pode indicar alguma infecção nas vias respiratórias.

Quando o catarro apresenta um odor fétido, pode indicar uma infecção causada por algum tipo de bactéria anaeróbica, que são responsáveis por causar abscessos. Ou seja, esse tipo de bactéria provoca o mau odor do catarro, pois, produz gases no processo de digestão.

Continua após a publicidade

Portanto, quando o catarro apresentar consistência, odor e cor alterada, há a possibilidade de que o corpo esteja com alguma infecção bacteriana de origem pulmonar e brônquica, como a pneumonia.

Por isso, é importante observar a cor do catarro, pois, cada cor pode indicar como está o estado de saúde respiratório do indivíduo.

Cor de catarro amarelo ou esverdeado

Imagem: Tua Saúde

Quando a cor de catarro apresentar a cor amarela ou esverdeada indica a presença de neutrófilos nas vias aéreas. Os neutrófilos são células de defesa do corpo, que produzem uma proteína verde que é dissolvida no muco, mudando sua cor.

Portanto, essa cor indica a presença de infecção nas vias respiratórias ou nos seios nasais, por exemplo, pneumonia, gripe, sinusite ou faringite.

Continua após a publicidade

Cor de catarro avermelhado ou com a presença de sangue

Imagem: Tua Saúde

A cor de catarro avermelhada indica a presença de sangue no muco, caso seja em pouca quantidade, pode significar um quadro inflamatório como, uma bronquite ou sinusite.

Durante o processo inflamatório, os pequenos vasos sanguíneos presentes na mucosa do nariz se rompem, fazendo com que as secreções saem com sangue.

Porém, se a secreção conter uma quantidade de sangue muita alta, pode ser indício de alguma doença mais séria, por exemplo, tuberculose, pneumonia ou câncer de pulmão. Nesse caso, o indicado é procurar por orientação médica.

Cor de catarro cinza ou branco

Imagem: Tua saúde

Quando a cor de catarro apresentar a cor branca ou cinza, indica a presença de uma inflamação mais leve nas vias respiratórias, como é o caso de gripes, sinusites e resfriados. Inclusive, é comum que a secreção seja drenada para a garganta.

Continua após a publicidade

Nesse caso, é recomendado ingerir mais líquidos, pois ajuda na eliminação do excesso das secreções.

No entanto, em alguns casos, a cor de catarro cinza ou branca pode acontecer quando o indivíduo ingere muito laticínio e seus derivados. Porém, são casos mais raros de acontecer.

Cor de catarro preto ou marrom

Imagem: Tua Saúde

A cor de catarro preta ou marrom é bem comum de acontecer em fumantes ou em pessoas que vivem em contato direto com poluição no ambiente de trabalho. Por exemplo, usinas, pedreiras ou minas.

A cor é resultado das partículas de poluição que grudam nas vias respiratórias. Porém, o consumo de chocolate, café ou vinho tinto, também pode deixar as secreções do muco na cor branca ou cinza.

Continua após a publicidade

Cor de catarro rosa

Imagem: R7

Quando o muco apresenta a cor rosa, pode indicar que existe líquido nos pulmões. E é comum acontecer em pessoas que sofrem com problemas no coração, pois o sangue se acumula nos pulmões. Nesse caso, é muito importante procurar a orientação de um pneumologista para que um diagnóstico mais preciso seja realizado.

Eliminando o muco de forma saudável

Imagem: Vix

O jeito mais saudável de eliminar as secreções é por meio da tosse e expectoração, nunca deve ser forçado. Pois ao forçar a saída do catarro pode causar dores musculares, vômito, rompimento de vasos sanguíneos presentes nas vias aéreas ou até mesmo uma fratura de arcos costais.

No caso do catarro ter uma espessura muito grossa, sua eliminação pode ser mais difícil, portanto, nesse caso é indicado seguir as recomendações médicas.

Mas, independente do tratamento indicado, beber bastante líquido sempre é bom, pois ajuda a diluir o muco, o que ajuda na sua eliminação.

Continua após a publicidade

No entanto, é importante que o catarro seja expelido do organismo, pois ao acumular pode causar o entupimento dos brônquios, o que favorece na proliferação de bactérias. Outra consequência do acúmulo do muco é que pode causar doenças como, sinusite ou rinite crônica, por exemplo.

Se você gostou dessa matéria, veja também: Sinusite: 6 melhores remédios caseiros contra a inflamação.

Fontes: Metrópoles, Minha Vida, Cuidados pela vida

Imagens: Veja, Metrópoles, Tua saúde, R7, Vix

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você