Curiosidades

Xarope caseiro: 9 receitas para aliviar tosse e gripe

Essas receitas de xarope caseiro são feitas com ingredientes comuns, mas que vão te ajudar a superar a gripe, a tosse e os espirros.

Certamente, um dos melhores produtos para aliviar problemas como a gripe e a tosse são os xaropes, principalmente o xarope caseiro. Isso por que é um remédio natural que pode ser feito em casa.

Isso porque os ingredientes utilizados nas receitas, como o mel e o limão, por exemplo, possuem propriedades expectorantes. Ou seja, suas propriedades ajudam a eliminar as secreções presentes nas vias aéreas, solucionando a tosse em poucos dias.

Até mesmo inflamações podem ser tratadas com eles, como as de garganta. As mais leves, certamente.

Apesar de ser bom, se houver outros sintomas pode ser indicativo de bronquite aguda ou pneumonia, sendo importante consultar o médico para que seja indicado o melhor tratamento.

Continua após a publicidade

Todavia, quando se trata apenas de gripe, o xarope caseiro é realmente uma boa solução e você pode prepará-lo em casa seguindo as receitas abaixo.

Receitas de xarope caseiro para aliviar a tosse

1. Xarope de agrião com mel

Fonte: Pexels

Em suma, o agrião possui propriedades expectorantes e descongestionantes. Além disso, ele fortalece o sistema imunológico. Veja como se faz:

Continua após a publicidade

Ingredientes

  • Mel;
  • 1 maço de agrião;
  • suco de 1 limão.

Modo de fazer

Primeiramente, coloque no liquidificador 1 maço de agrião fresco e depois coloque 1 colher de sopa de mel e limão. Em seguida, leve a mistura ao fogo brando até engrossar e adquirir uma consistência pastosa. Além disso, tome 1 colher de 3 a 4 vezes ao dia.

2. Xarope de erva-doce

Fonte: Pexels

Em resumo, a erva-doce também possui propriedades expectorantes. Basicamente, se faz o xarope caseiro assim:

Continua após a publicidade

Ingredientes

  • 500 ml de água;
  • 1 colher (sopa) de semente de erva-doce;
  • Lascas de raiz de alcaçuz seca;
  • 1 colher (sopa) de tomilho seco;
  • 250 ml de mel.

Modo de fazer

Em primeiro lugar, coloque a panela a água, a erva-doce e o alcaçuz e deixar ferver durante 15 minutos. A seguir, retire esta infusão do fogo, adicione o tomilho e deixe descansando tampada até esfriar. Depois, coe, acrescente o mel e aqueça em fogo brando, mexendo sempre até que eles se incorporem, ou seja, até que fique uma mistura homogênea.

3. Xarope de Gengibre e Alfavaca

Xarope caseiro - 3 receitas infalíveis para aliviar a tosse e a gripe
Fonte: Pexels

Ingredientes

  • Uma rama de canela em pau;
  • Um limão com a casca separada da parte interna;
  • Um dente de alho;
  • Uma xícara de gengibre em lascas;
  • Uma xícara de açúcar cristal;
  • Folhas de guaco e alfavaca secas ou frescas.

Modo de fazer

Primeiramente, faça uma calda com o açúcar, acrescente o gengibre, as folhas e deixe no fogo por 20 minutos. Além disso, adicione a parte interna do limão.

Depois de levantar fervura, acrescente a canela a casca do limão e o alho. Desligue e deixe em infusão por 30 minutos. Então, beba apenas meia xícara deste xarope por dia.

4. Xarope de mel e limão para tosse

Fonte: Pexels

Mel e limão são uma combinação muito boa para aliviar a tosse. Desse modo, o mel é poderoso com propriedades antibacterianas e também é uma boa fonte de cálcio, ferro, bem como magnésio e potássio. O limão, por outro lado, é uma fonte rica de vitamina C.

Continua após a publicidade

Como resultado, a grande quantidade de vitamina C do limão ajuda a manter o sistema imunológico saudável. Ambos os ingredientes deste xarope para a tosse são muito eficazes no alívio da tosse.

Ingredientes

  • ¼ xícara de mel
  • 1 e ½ colher de sopa de suco de limão
  • 2-3 colheres de sopa de água morna

Modo de fazer

Mantenha os ingredientes em temperatura ambiente (exceto água). Primeiramente, misture o mel e o suco de limão em um copo. Posteriormente, adicione água morna à mistura para obter a consistência de xarope desejada. Armazene o conteúdo em um frasco de vidro esterilizado. Tome uma colher três a quatro vezes ao dia.

5. Leite e mel

Fonte: Pexels

Certamente você não sabia que leite e mel juntos funcionam como um remédio eficaz para aliviar a tosse. As propriedades calmantes do mel, juntamente com as propriedades nutritivas do leite, funcionam muito bem na cura da tosse em crianças e adultos.

Ademais, este xarope não só aliviará a tosse, mas também ajudará a aliviar o nariz escorrendo. Ambos os ingredientes estão facilmente disponíveis em casa, e você pode preparar este xarope caseiro assim que notar o primeiro sinal de tosse.

Continua após a publicidade

Ingredientes

  • 1 xícara de leite morno
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1/8 colher ou uma pitada de açafrão em pó (opcional)

Modo de fazer

Em primeiro lugar, pegue o leite em uma panela de fundo grosso e leve para ferver. Depois de ferver, retire a panela do fogo. Assim que o leite esquentar, adicione mel e açafrão em pó ao leite e misture bem. Então, tome uma colher três a quatro vezes ao dia.

6. Xarope de sementes de anis e mel

Fonte: Pexels

As sementes de anis são bem conhecidas por suas propriedades curativas. Assim, elas são usadas para curar infecções do trato respiratório superior, como asma, bronquite e são eficazes no combate à tosse. Portanto, as sementes de anis e o mel são muito eficazes no tratamento dos sintomas de tosse e resfriado.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de sementes de anis
  • 2 xícaras de mel
  • 1 xícara e meia de água

Modo de fazer

Inicialmente, pegue as sementes de anis e esmague-as. Ferva a água em uma panela. Assim que começar a ferver, adicione as sementes de anis trituradas em água e ferva até reduzir a um copo. Desligue o fogo e acrescente mel à mistura. Então, depois que a mistura esfriar, guarde-a em um recipiente de vidro esterilizado. Dessa forma, você pode tomar uma colher três a quatro vezes ao dia.

7. Xarope de mel e gengibre para tosse

Xarope caseiro - 3 receitas infalíveis para aliviar a tosse e a gripe
Fonte: Pexels

O gengibre é antiinflamatório e também tem propriedades medicinais. Em contrapartida, o mel é carregado com propriedades antibacterianas. Portanto, juntos, esses dois ingredientes fazem maravilhas no combate à tosse. Com efeito, esses ingredientes domésticos facilmente disponíveis podem ser usados ​​para fazer xarope para tosse.

Continua após a publicidade

Ingredientes

1 xícara de mel
¼ xícara de lascas de gengibre; como alternativa, você pode tomar ½ xícara de gengibre ralado.
½ suco de limão fresco
1 xícara de água

Modo de fazer

A princípio, pegue uma panela de fundo grosso e coloque água e gengibre nela. Leve a mistura para ferver e cozinhe por 5-6 minutos.
Retire a mistura do fogo e deixe esfriar. Assim que a mistura esfriar, coe. Em seguida, adicione o mel e limão e misture bem. Guarde o conteúdo em uma jarra de vidro na geladeira. Desse modo, você pode tomar esse xarope de três a quatro vezes ao dia.

8. Xarope de menta e gengibre para tosse

Fonte: Pexels

Este é um excelente xarope caseiro para tosse. Além disso, este xarope para tosse inclui hortelã, que é carregada com metanol e também tem propriedades antibacterianas.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de hortelã fresca picadas
  • 2 colheres de sopa de gengibre picado ou ralado
  • 4 xícaras de água

Modo de fazer

Pegue água em uma panela. Adicione o gengibre e as folhas de hortelã na água. Ferva a água e deixe ferver sobre o fogo por cinco a seis minutos.
Assim que a água diminuir, retire do fogo. Posteriormente, coe a água e leve à geladeira o conteúdo. Deixe a calda atingir a temperatura ambiente antes de ingerir e você pode tomar a qualquer hora do dia.

Continua após a publicidade

9. Xarope de cebola, alho e mel para tosse

Xarope caseiro - 3 receitas infalíveis para aliviar a tosse e a gripe
Fonte: Pexels

As propriedades antibacterianas do gengibre e as propriedades antimicrobianas do alho e do gengibre podem ser combinadas para produzir um potente xarope para sintomas de gripe como a tosse e irritação na garganta, por exemplo.

Ingredientes

  • 1 dente de alho
  • 1 cebola
  • ½ xícara de mel
  • Uma pitada de cada um, orégano, tomilho e sálvia
  • ½ xícara de água

Modo de fazer

Primeiramente, pegue água e mel e misture bem. Esmague o dente de alho e pique a cebola. Posteriormente, adicione a cebola e o alho à mistura de mel. Adicione o tomilho, sálvia e orégano à mistura. Mexa bem todos os ingredientes e cubra-os. Contudo, não tome assim que prepará-la, ou seja, deixe a mistura descansar durante a noite. Por fim, coe o conteúdo e leve à geladeira. Você pode tomar uma colher de chá várias vezes ao dia.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Tosse seca, o que pode ser? – Causas, tipos como reconhecer e como tratá-la

Fonte: G1 Tua Saúde, Conquiste sua vida

Continua após a publicidade

Fotos: Pexels

Bibliografia:

HUNTER, Angus M. et al.. Influence of topically applied menthol cooling gel on soft tissue thermodynamic and arterial and cutaneous blood flow at rest. International Journal of Sports Physical Therapy. Vol.13, n.3. 483-492, 2018

EMA. Herbal medicine: summary for the public – Thyme. 2016. Disponível em: <https://www.ema.europa.eu/en/documents/herbal-summary/thyme-summary-public_en.pdf>.

Continua após a publicidade

HADIAN, Fatemeh et al.Medicinal Herbs Useful in Pediatric Fever from the Perspective of Persian Medicine. Internation Journal of Pediatrics. Vol.9, n.69. 10087-10098, 2019

SHARA, Mohd; STOHS, Sidney J.. Efficacy and Safety of White Willow Bark (Salix alba) Extracts. Phytotherapy Research. Vol.29. 1112-1116, 2015

Próxima página »

Escolhidas para você