Saúde

Existe TPM masculina? Saiba o que é e conheça os sintomas e as causas

Todos nós sabemos por que as mulheres podem ficar irritadas por alguns dias todos os meses, mas e os homens sofrem de TPM masculina?

A síndrome pré-menstrual, ou TPM é um processo mensal natural, embora desconfortável que geralmente antecede a menstruação. Desse modo, os sintomas podem variar de ansiedade e mudanças de humor, seios sensíveis, desejos por comida, fadiga e irritação. Mas, existe TPM masculina? Na verdade, há uma condição similar a das mulheres: a SHI.

Também chamada de Síndrome do Homem Irritável (SHI) ou Síndrome da Irritação Masculina, essa condição que promove alterações nos níveis de testosterona, provoca sintomas semelhantes aos que as mulheres sentem na tensão pré-menstrual.

Aliás, essa sigla foi criada pelo pesquisador, endocrinologista e naturalista, Gerald Lincoln. Segundo o médico escocês, ” a condição causada por uma perda relevante de testosterona no corpo do homem, provoca uma reação bem parecida com TPM vivida por mulheres mensalmente, no âmbito de comportamentos e humor”.

Vamos saber mais sobre a TPM masculina neste artigo!

Continua após a publicidade

Existe TPM masculina?

Embora não haja um consenso geral sobre o assunto, alguns especialistas acreditam que, quando os homens experimentam uma queda nos níveis de testosterona, ficam mal-humorados.

Por mais machões que os homens sejam, ou finjam ser, eles não liberam frustração emocional por meio de chocolates, filmes românticos e lenços de papel, mas reforçando sua masculinidade.

Desse modo, quando os homens se sentem inseguros (emocionais, tristes, vulneráveis), eles correm para reforçar sua masculinidade, sempre mantendo a guarda. Portanto, é por isso que, em certas épocas do mês, os homens ficam irritados e prontos para fazer birras a qualquer momento.

Estudo comprova os sintomas

Em uma pesquisa com 2.412 pessoas realizada pelo site Vouchercloud.com , 26% dos homens disseram que acham que têm “menstruações masculinas” mensais. Assim, eles relataram sintomas semelhantes aos da TPM – irritabilidade, fadiga, desejo por comida, bem como sensação de fome constante e mudanças de humor.

Continua após a publicidade

O estudo, conduzido pelo site financeiro britânico também afirma que quase dois terços das mulheres em um relacionamento com um homem que sofre de TPM, disseram achar que a condição é real, e um quinto das mulheres disse achar que seu parceiro lida com este período pior do que ela faz com o dela.

Enquanto a maioria das mulheres disse que simpatiza com a TPM de um homem, 33% admitiram que disseram ao parceiro para “se tornar homem” quando estive “naqueles dias”.

O que é a Síndrome do Homem Irritável?

Jed Diamond, PhD, autor de ‘A Síndrome do Homem Irritável e a Menopausa Masculina”, disse ao Yahoo que os períodos mensais do homem, que ele chama de Síndrome do Homem Irritável (SHI), são legítimos.

“Os homens, como as mulheres, têm alterações hormonais que continuam ao longo de suas vidas”. “Acho que todo mundo entende isso.”

Continua após a publicidade

A resposta curta para a pergunta “existe TPM masculina?” é não. Ou seja, os homens não têm o aparato anatômico que faz as mulheres ovularem uma vez por mês. Mas Diamond disse que os sintomas que as mulheres experimentam durante seus ciclos menstruais não são necessariamente específicos de gênero.

“SHI é um estado de hipersensibilidade, ansiedade, frustração e raiva que ocorre em homens e está associado a alterações bioquímicas, flutuações hormonais, aumento do estresse e mudanças na identidade do papel masculino”, diz ele.

De acordo com Diamond, todos os homens passam por essas mudanças – alguns podem simplesmente não notá-las. “Não temos certeza de quais são as causas, mas há indícios de que esteja relacionado aos complexos ciclos hormonais que os homens experimentam”, diz ele.

“Eles são muito mais sutis do que os ciclos que vemos nas mulheres, por isso têm sido frequentemente ignorados, negligenciados ou mal compreendidos”, afirma.

Continua após a publicidade

Principais causas da TPM masculina

Embora a Síndrome do Homem Irritável possa ocorrer em homens por diferentes razões, geralmente há três gatilhos principais, são eles:

Continua após a publicidade

1. Variações hormonais

Em primeiro lugar, assim como a alteração dos níveis de estrogênio causa a TPM nas mulheres, a flutuação dos níveis de testosterona causa a SHI nos homens. Mais especificamente, os baixos níveis de testosterona são conhecidos por serem uma das principais causas do problema.

Além disso, diz-se também que níveis mais baixos de serotonina, o hormônio do bem-estar, pioram o efeito da condição, fazendo com que os homens se sintam mal-humorados, irritáveis ​​e deprimidos.

2. Estresse

O estresse é ruim para o nosso corpo por várias razões, porém como ele traz muitas mudanças hormonais, é particularmente ruim para alguém com SHI. O estresse pode piorar os sintomas da SHI, bem como tornar o corpo não responsivo aos tratamentos. Em casos extremos, também é conhecido por provocar um início precoce de andropausa em homens.

Continua após a publicidade

3. Perda da identidade e propósito masculinos

Todos nós tendemos a associar nossa autoestima com nossa identidade e propósito, mas a sociedade tende a colocar muito mais pressão sobre os homens em relação ao seu propósito.

‘Ser o homem da casa’ e ‘ser o provedor’ são apenas alguns dos papéis sociais que os homens precisam se preocupar em cumprir. Com efeito, se eles não estão trabalhando ou não podem sustentar a família, sentem que não são realmente homens.

Embora essas causas possam parecer inevitáveis ​​e apenas um subproduto da vida, a SHI pode ser gerenciada se for diagnosticada adequadamente por um profissional da saúde.

10 sintomas de TPM masculina

Os sintomas da SHI ainda estão sendo pesquisados, mas no geral costumam ser:

Continua após a publicidade

1. Fadiga
2. Confusão ou nebulosidade mental
3. Depressão
4. Sentir raiva em excesso
5. Baixa autoestima
6. Baixa libido
7. Ansiedade
8. Hipersensibilidade
9. Insônia
10. Tensão

Como tratar a Síndrome do Homem Irritável?

As flutuações hormonais são uma das causas da SHI, portanto, seu médico pode testar seus níveis de testosterona e outros hormônios.

A serotonina é considerada um hormônio da felicidade, contudo este neurotransmissor às vezes pode estar associado ao problema. Isso porque a serotonina é vital para a função cerebral e a comunicação, de modo que uma redução nos níveis disponíveis pode facilmente desencadear as emoções e as condições do SHI.

Finalmente, você deve “gerenciar sua mente” sendo proposital sobre o que você foca. Ou seja, o que você pensa pode piorar o problema, então remova as fontes de estresse e seja menos exigente consigo mesmo.

Continua após a publicidade

Então, se os sintomas se agravarem, é recomendado buscar ajuda de profissionais como urologista, endocrinologista, psicólogo ou terapeuta.

Fontes: Tua Saúde, Ecycle, Jornal Contábil

Bibliografia

TAKAHASHI, Traci A.; JOHSON, Kay M. Menopause. Med Clin North Am . 99. 3; 521-534, 2015

Continua após a publicidade

SANTORO, Nanette; EPPERSON, C. Neill; MATHEWS, Sarah B. Menopausal Symptoms and Their Management. Endocrinol Metab Clin North Am. 44. 3; 497-515, 2015

Então, gostou de saber mais sobre a TPM masculina? Pois, leia também: Temperamento colérico – Características e vícios conhecidos

Próxima página »

Escolhidas para você