Um único alimento é capaz de prevenir ataque cardíaco, hipertensão, AVC e colesterol alto

Hoje em dia está “na moda” levar uma vida mais saudável, com exercícios físicos e com uma alimentação saudável, baseada especialmente nos famosos alimentos funcionais. Na matéria que você vai ver agora, aliás, indicamos mais um alimento para entrar nessa sua listinha de funcionais e que pode trazer vários benefícios ao corpo, sendo capaz de prevenir ataque cardíaco, hipertensão, acidente vascular cerebral, colesterol alto e assim por diante.

Se você está se perguntando que comida milagrosa é essa, a resposta é muito simples: a tâmara. Isso mesmo, aqueles frutos de uma palmeira comum no Oriente Médio e que costumamos consumir como uma fruta seca. Você já experimentou uma dessas?

O aspecto da tâmara, a gente sabe, não é dos melhores, mas o sabor do fruto seco é bem delicado e adocicado. Tanto que esse costuma ser um ingrediente muito usado em sobremesas finas e em doces funcionais, já que a própria tâmara seca é capaz de substituir o açúcar comum.

Mas, voltando a falar sobre os benefícios desses alimentos, além de prevenir ataque cardíaco e uma série de outros males, como já mencionamos; ele também é fonte de inúmeros nutrientes e atua no corpo de diversas maneiras positivas. Na lista abaixo, como você vai ver, estão alguns bons motivos para começar a consumir tâmaras com regularidade.

Benefícios do alimento que pode prevenir ataque cardíaco:

1. Fonte de energia

Fica em açúcar natural, as tâmaras são um ótimo lanche e repõe as energias do corpo. Apenas dois frutos oferece 40 gramas de hidrato de carbono, que é um impulsionador instantâneo de energia.

2. Fonte de ferro

Pessoas que sofrem de anemia, crianças e grávidas devem consumir 100 gramas do fruto por dia, o que corresponde a 0,9 mg de ferro, ou 11% da ingestão diária recomendada desse nutriente. Para quem não sabe, o ferro atua ativamente na produção de glóbulos vermelhos e apoia o fluxo de oxigênio no sangue.

3. Fonte de proteína

As tâmaras também são ótimas fontes de proteína, principal nutriente da construção muscular. Quem malha pode comê-la depois do treino para repor as energias perdidas e fornecer proteína os músculos.

4. Fonte de vitaminas

Rico em vitaminas B1, B2, B3 e B5, além de A1 e C, esse alimento deve ser incluído na dieta para que se tenha uma saúde melhor. Também por ser rica em vitaminas, as tâmaras fazem maravilhas pela pele e pelos cabelos.

5. Controla o colesterol

Rica em potássio, a tâmara ajuda a combater o colesterol e a diminuir os riscos de sofrer um acidente vascular cerebral ou AVC. Esse mineral também previne a diarreia e alivia a flora intestinal.

6. Combate a constipação

Ao mesmo tempo de corta a diarreia, a tâmara também é uma ótima fonte de fibras, o que estimula o intestino a funcionar melhor, no caso de pessoas que têm o intestino travado. Para isso, basta consumir muita água após comer esse fruto.

7. Ajuda a perder peso

Por ajudar no combate à gordura, as tâmaras também são ótimas aliadas do emagrecimento, especialmente se ingeridas de estômago vazio. Mas, claro, o consumo deve ser moderado por serem ricas em açúcar.

8. Fortalece o coração

Por controlar o colesterol, as tâmaras fazem um bem danado ao coração. Como já mencionamos, elas ajudam a reduzir o risco de AVC por causa do potássio em sua composição. Aliás, segundo os médicos, o melhor remédio na prevenção de derrames é o consumo de 400 mg de potássio por dia.

9. Controla a pressão sanguínea

Os hipertensos também devem consumir tâmaras diariamente por serem ricas em magnésio, mineral que ajuda a controlar a pressão sanguínea. Uma porção de cinco ou seis tâmaras contém quase 80 mg de magnésio, por exemplo.

10. Previne o envelhecimento precoce

Outra vantagem desse alimento riquíssimo é o combate ao envelhecimento precoce. A vitamina C, que já vimos ser bastante presente nas tâmaras, ajuda a combater a oxidação e os radicais livres que danificam as células da pele, o que previne o acúmulo de melanina no corpo e evitam as temidas rugas e linhas finas.

11. Fortalece os cabelos

O consumo diário desse alimento é ótimo também para a saúde dos folículos capilares. Se você consumir de duas a três tâmaras por dias, vai sentir os fios mais fortalecidos dentro de pouco tempo.

12. Controla o colesterol

Os nutrientes presentes na tâmara são uma verdadeira arma no controle do LDL, o colesterol tido como ruim para o corpo. Esses frutos ajudam a limpar os vasos sanguíneos, uma vez que atuam na redução de gorduras; e prevenir o aparecimento de coágulos no sangue, já que regulam o fluxo sanguíneo.

13. É afrodisíaco

O consumo regular de tâmaras ajuda a melhorar a resistência sexual e, há séculos, esses frutos são conhecidos como afrodisíacos em diversas culturas. Para que tenham esse feito, no entanto, dizem que as tâmaras precisam ser deixadas de molho no leite de cabra durante toda a noite e consumidas pela manhã.

E aí, já foi convencido de que incluir essas guloseimas em seu cardápio? Mas, claro, tâmaras sozinhas, não fazem milagres. Para ter uma boa saúde é preciso ter um ritmo de vida saudável e suspender o consumo desses 10 alimentos prejudiciais que você come todos os dias.

Fontes: Sempre Questione, Dicas de Saúde