Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Estes são os planetas que compõem o nosso Sistema Solar e orbitam o Sol.
Existem diversas curiosidades a respeito de cada um. Pessoas procuram constantemente sobre esses segredos que os planetas escondem. Urano, aliás, é um dos mais buscados. Este é o sétimo planeta a partir do Sol, e o terceiro maior do Sistema Solar.
Quem encontrou esse planeta foi o astrônomo William Herschel. Em 1781 ele conseguiu ver por um telescópio esse planeta azul-esverdeado que tanto chamou atenção.
Tudo em Urano é diferente do que costumamos viver aqui na Terra. Para se ter uma noção, demora 84 anos terrestres para que ele complete uma volta ao Sol. E para despertar ainda mais interesse, ele é um planeta que gira de leste a oeste, assim como Vênus.
Então confira com a gente algumas curiosidades gerais sobre Urano.
Urano
Como falamos, a órbita de Urano é bastante demorada. Sendo assim, o gigante gasoso percorre uma velocidade de 27,4 mil Km/h. Sua massa é 14,5 vezes maior do que do nosso planeta. Urano é formado por hidrogênio, hélio e metano e por este motivo há muito diferença na atmosfera.
Sua temperatura também é muito diferente. Só para exemplificar, o planeta chega a marcar 216ºC negativos. Ele tem uma cor azul-esverdeada que muito intrigou inicialmente, mas que depois descobriram ser resultado da absorção de luz vermelha do metano.
Como afirmamos antes, Urano é o terceiro maior planeta do nosso Sistema Solar. Ele tem, então, 51,118 km de diâmetro e está a 2.873 bilhões de km de distância do Sol. Este é, portanto, o principal motivo do clima extremamente negativo no planeta.
Contudo, seu núcleo também é diferente. Ou seja, é formado por rochas de gelo, mas também possui uma camada pastosa de metano sofisticado.
Já vimos que o planeta Saturno é famoso pelos seus anéis, mas não muito diferente, Urano também é reconhecido pelos anéis que tem. No entanto a grande diferença é que o anéis de Urano não são luminosos como os de Saturno.
Outra característica que chama atenção a respeito do planeta é o seu deslocamento em torno do seu próprio eixo, ou seja, o seu movimento de rotação. Isso porque ele é realizado em 17 horas terrestres. Ou seja, tempo que também dura um dia em Urano.
Luas de Urano
Todos os planetas impressionam pela quantidade de luas que possuem. Em Urano já foram identificadas 27 luas.
As luas são representadas com personagens das obras de William Shakespeare ou Alexander Pope. Portanto, as primeiras quatro são: Titania, Oberon, Ariel e Umbriel.
Das 27 luas, podemos dizer que 26 foram encontradas entre 17878 e 1851. Faltou a Miranda que só foi descoberta em 1948.
Anéis
Acima citamos a diferença de luminosidade dos anéis de Saturno e Urano. Agora, vamos aprofundar um pouquinho nesse assunto. Afinal, Urano tem 13 anéis e eles merecem ser melhores explicados.
Inicialmente, em 1977, a equipe do Airborne Observatory Kuiper identificou apenas cinco deles. Sendo eles: Alpha, Beta, Gamma, Delta e Epsilon. Já a equipe do Observatório de Perth identificou mais seis e os chamou de anéis de 1 a 6. Apenas em 1986 que uma nova equipe, desta vez Voyager 2, descobriu mais dois anéis.
Esses anéis são opacos e estreitos. Por isso, as pesquisas ainda não foram concluídas ou formalizadas, mas também indicam que sejam formados por gelo e partículas escuras e assim não refletir luz.
Identificamos aqui boas características e curiosidades de Urano, mas as pesquisas não param e sempre há novas descobertas. Assim como foi anos atrás, que muito se aperfeiçoou com a sonda Voyager 2 e os astrônomos.
E aí, o que achou da matéria? Então, confira a matéria a seguir: Netuno – Por que é chamado de planeta azul e outras curiosidades.
Fontes: Brasil Escola; Online Star Register; Toda Matéria.
Imagem de Destaque: Super Interessante.