Ciência & Tecnologia

Urano – Características, luas, anéis e curiosidades sobre o planeta

Urano é o terceiro maior planeta e também é o sétimo planeta do sistema solar

Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Estes são os planetas que compõem o nosso Sistema Solar e orbitam o Sol.

Existem diversas curiosidades a respeito de cada um. Pessoas procuram constantemente sobre esses segredos que os planetas escondem. Urano, aliás, é um dos mais buscados. Este é o sétimo planeta a partir do Sol, e o terceiro maior do Sistema Solar.

Quem encontrou esse planeta foi o astrônomo William Herschel. Em 1781 ele conseguiu ver por um telescópio esse planeta azul-esverdeado que tanto chamou atenção.

Tudo em Urano é diferente do que costumamos viver aqui na Terra. Para se ter uma noção, demora 84 anos terrestres para que ele complete uma volta ao Sol. E para despertar ainda mais interesse, ele é um planeta que gira de leste a oeste, assim como Vênus.

Então confira com a gente algumas curiosidades gerais sobre Urano.

Urano

Urano - Características e curiosidades sobre o sétimo planeta do sistema solar
Mega Curioso

Como falamos, a órbita de Urano é bastante demorada. Sendo assim, o gigante gasoso percorre uma velocidade de 27,4 mil Km/h. Sua massa é 14,5 vezes maior do que do nosso planeta. Urano é formado por hidrogênio, hélio e metano e por este motivo há muito diferença na atmosfera.

Continua após a publicidade

Sua temperatura também é muito diferente. Só para exemplificar, o planeta chega a marcar 216ºC negativos. Ele tem uma cor azul-esverdeada que muito intrigou inicialmente, mas que depois descobriram ser resultado da absorção de luz vermelha do metano.

Como afirmamos antes, Urano é o terceiro maior planeta do nosso Sistema Solar. Ele tem, então,  51,118 km de diâmetro e está a 2.873 bilhões de km de distância do Sol. Este é, portanto, o principal motivo do clima extremamente negativo no planeta.

Contudo, seu núcleo também é diferente. Ou seja, é formado por rochas de gelo, mas também possui uma camada pastosa de metano sofisticado.

Já vimos que o planeta Saturno é famoso pelos seus anéis, mas não muito diferente, Urano também é reconhecido pelos anéis que tem. No entanto a grande diferença é que o anéis de Urano não são luminosos como os de Saturno.

Outra característica que chama atenção a respeito do planeta é o seu deslocamento em torno do seu próprio eixo, ou seja, o seu movimento de rotação. Isso porque ele é realizado em 17 horas terrestres. Ou seja, tempo que também dura um dia em Urano.

Luas de Urano

Urano - Características e curiosidades sobre o sétimo planeta do sistema solar
Wikipédia

Todos os planetas impressionam pela quantidade de luas que possuem. Em Urano já foram identificadas 27 luas.

Continua após a publicidade

As luas são representadas com personagens das obras de William Shakespeare ou Alexander Pope. Portanto, as primeiras quatro são: Titania, Oberon, Ariel e Umbriel.

Das 27 luas, podemos dizer que 26 foram encontradas entre 17878 e 1851. Faltou a Miranda que só foi descoberta em 1948.

Anéis

Acima citamos a diferença de luminosidade dos anéis de Saturno e Urano. Agora, vamos aprofundar um pouquinho nesse assunto. Afinal, Urano tem 13 anéis e eles merecem ser melhores explicados.

Inicialmente, em 1977, a equipe do Airborne Observatory Kuiper  identificou apenas cinco deles. Sendo eles: Alpha, Beta, Gamma, Delta e Epsilon. Já a equipe do Observatório de Perth identificou mais seis e os chamou de anéis de 1 a 6. Apenas em 1986 que uma nova equipe, desta vez Voyager 2, descobriu mais dois anéis.

Esses anéis são opacos e estreitos. Por isso, as pesquisas ainda não foram concluídas ou formalizadas, mas também indicam que sejam formados por gelo e partículas escuras e assim não refletir luz.

Continua após a publicidade
Urano - Características e curiosidades sobre o sétimo planeta do sistema solar
R7

Identificamos aqui boas características e curiosidades de Urano, mas as pesquisas não param e sempre há novas descobertas. Assim como foi anos atrás, que muito se aperfeiçoou com a sonda Voyager 2 e os astrônomos.

E aí, o que achou da matéria? Então, confira a matéria a seguir: Netuno – Por que é chamado de planeta azul e outras curiosidades.

Fontes: Brasil Escola; Online Star RegisterToda Matéria.

Imagem de Destaque: Super Interessante.

Próxima página »

Escolhidas para você