Curiosidades

URL – O que é, utilidade, como funciona e sua importância

Conhecida como endereço de web, a URL é parte mais importante de um site, e sua estruturação contribui para o bom desempenho de um site.

Se você navegar pela internet, certamente irá encontrar o termo URL. Isso também acontece quando vamos compartilhar, ou receber, um link.

Apesar disso, poucas pessoas sabem exatamente o que é uma URL. A sigla representa “Uniform Resoucer Locator”, que em português significa “Localizador Uniforme de Recursos”.

Basicamente, podemos defini-la como um endereço da web, como aqueles que usamos para encontrar casas. Ou seja, URL é o endereço virtual de um site ou uma plataforma, dentro da rede.

Assim, ele indica o caminho de onde está o que o usuário deseja. Entretanto, é mais do que uma forma de acesso, pois guarda informações importantes.

Como funciona

URL - o que é, como funcionam, para que serve e sua importância
Tec Mundo

As URLs funcionam por meio de “códigos”, pois são compostas por sequências de protocolos, domínios e extensões. Assim, cada uma dessas estruturas possuem funções e significados específicos.

Os nossos computadores encontram as páginas da web por meio de um IP. Já, os usuários, utilizam as URLs para procurar os endereços de sites.

Desta forma, quando digitamos uma URL no nosso navegador, automaticamente, ele utiliza o DNS (Domain Name Server) para converter a URL em endereço de IP. Então, resumidamente, URL é o que os usuários entendem e veem como endereço da web. ao passo que o IP é o protocolo usado pelo navegador da web para encontrar o endereço desejado.

Links

Muitos associam links a URLs, contudo, eles não são a mesma coisa. O link é uma parte de um texto que está associado a uma URL. Desta forma, não é preciso copiar e colar o endereço do site na barra de navegação. Basta apenas clicar no link e ser redirecionado para a página na qual o URL aponta.

Encurtador de URL

URL - o que é, como funcionam, para que serve e sua importância
Ferramentas Inteligentes

Compartilhar ou até mesmo usar links muito grandes pode ser um problema ou um incômodo. Para resolver este transtorno, o Google criou a ferramente “Goo.gl URL Shortner” para encurtar URLs. Desta forma, é possível diminuir o tamanho de um endereço de web e usá-lo de forma mais fácil, como por exemplo, em posts que possuam limites de caracteres.

Porém, também existem outras ferramentas que fazem esse serviço, como TinyURL, Bit.ly, e entre outras. Porém, a mais usada é a fornecida pela Google.

Url – mobi

URL - o que é, como funcionam, para que serve e sua importância
Celular Direto

Quando abrimos sites pelo celular, podemos observar que muitos deles contam com um design um tanto diferente do seu equivalente nos computadores. Isso ocorre por meio da extensão “.mobi”. Ou seja, uma opção de endereço para sites adaptados para celulares, chamados “sites mobile”.

Isso é fundamental, pois os designs usados em sites para computadores não se adaptam aos formatos de tela dos smartphones. Logo, criar uma “versão” para celular, com proporções equivalentes para o aparelho, irá gerar um maior conforto aos seus usuários.

Estrutura básica de uma URL

Como dito anteriormente, uma URL é formada por uma série de elementos. São eles: Sheme (protocolo) , Subdomínio, Top-level domain (domínio), Second-level domain (extensão) e Subdiretório. Assim, cada um dele é de suma importância para a eficácia de um site.

Sheme

URL - o que é, como funcionam, para que serve e sua importância
Olhar Digital

Sheme é o que conhecemos como protocolo, que o servidor da web usará para se conectar ao endereço desejado. Em suma, ele serve para informar o servidor de que tipo de conteúdo você quer acessar, como sites (blogs), transferência de arquivos, dentre outros. Os mais comuns e conhecidos são os “http://” e “https://”

Eles são a mesma coisa e significam “Hypertest Transfer Protocol”, ou Protocolo de Transferência de Hipertexto, em português. A única diferença é que o “S”, no segundo modelo, se refere a “Secure”, e indica que o site é mais seguro.

Existem ainda outros shemes, como o “mailto://”, usado para envio de e-mail para links; e o “ftp://”, usado para transferência de arquivos de um computador para o servidor.

Subdomínio

URL - o que é, como funcionam, para que serve e sua importância
Tudo sobre hospedagem de sites

Subdomínio ou Subdomain é como uma casa dos fundos com entrada separada. Ele é a indicação de um site separado, pois, muitas vezes, as empresas colocam seu site vinculado ao domínio principal. Portanto, diferente do subterritório, que é uma página dentro do mesmo site. Ex: blog.meusite.bom (um subdomínio) e meusite.com/blog (um subterritório).

Top-level domain

URL - o que é, como funcionam, para que serve e sua importância
Olhar Digital

O Top-level domain (TLD), ou mais conhecido como domínio, é o nome do site. Em suma, constitui a parte mais importante de uma URL e representa o seu site/blog para quem o procura. Portanto, ele funciona como uma espécie de “cartão de visitas“, para que, assim, o site seja lembrado.

Second-level domain

URL - o que é, como funcionam, para que serve e sua importância
Melhor hospedagem de sites

O Second-levem domain é o que conhecemos como extensão, e possui um papel muito importante na designação das URLs. Esta parte indica o objetivo, a região (como país, estado) e até mesmo nome de empresas. Por exemplo, o “.com” indica que o site é comercial; assim como o “.org” se refere a organizações sem fins lucrativos, e “.edu”, para escolas.

Extensões também indicam lugares como, por exemplo, quando vemos o “.br” em uma URL. Neste caso, portanto, significa que o site é brasileiro.

Assim, o “.us” indica um domínio dos EUA, e “.ca”, do Canadá, dentre outros. Ou seja, cada país possui uma extensão de URL para indicar que aquele endereço de web pertence a ele.

Subdiretório

Os Subdiretórios, ou Subdirectory, são as indicações de páginas existentes dentro de um site. Como, por exemplo, a aba de contato, história ou subdivisão de temas. Ex: segredosdomundo.r7.com/curiosidades. E eles são quase ilimitados, dependendo apenas do tamanho do site.

E você, já sabia exatamente o significado de URL?

E se gostou do nosso post confira também: IoT – O que é a Internet das Coisas e suas aplicações

Fontes: Escola Educação, Rock Content, Significados e Tech Tudo.

Imagem destacada: Planejar Brasil, Olhar Digital, Tec Mundo, Celular Direto, Ferramentas InteligentesTudo sobre hospedagem de sitesMelhor hospedagem de sites e

Próxima página »

Escolhidas para você