Saúde

Vasculite: o que é a doença que afeta a saúde de Ashton Kutcher?

O ator Ashton Kutcher revelou que foi diagnosticado com vasculite, um distúrbio autoimune que tirou sua capacidade de andar, ver e ouvir.

Ashton Kutcher revelou que foi diagnosticado com vasculite, dizendo que houve um tempo em que ele não tinha certeza se seria capaz de ver, ouvir ou andar novamente. O ator de 44 anos acrescentou que levou aproximadamente um ano para se recuperar e que se considera “sortudo por estar vivo”.

Mas o que é vasculite? Quais são os sintomas? Reunimos tudo o que você precisa saber sobre a doença neste artigo.

O que é vasculite e quais são suas causas?

Em suma, vasculite (também chamada de angeíte ou arterite) é um distúrbio autoimune que ocorre quando o sistema imunológico ataca os vasos sanguíneos por engano, criando inflamação.

Os vasos sanguíneos tornam-se estreitos ou bloqueados, cortando o suprimento de sangue, potencialmente causando sérias consequências.

Embora a causa específica da doença ainda seja desconhecida pelos pesquisadores, ela pode ser desencadeada por infecção, medicação, fatores genéticos ou ambientais, reações alérgicas ou outra doença.

Além disso, existem vários tipos de vasculite, que podem afetar um órgão ou vários no corpo de uma pessoa. Desse modo, a condição pode ser temporária ou duradoura, dependendo do tipo de vasculite e outras considerações de saúde individuais.

Sintomas

A vasculite pode afetar qualquer sistema do corpo e pode ter uma ampla gama de sintomas. Para a maioria dos tipos, os sintomas podem incluir o seguinte:

  • Febre
  • Perda de peso
  • Fadiga (cansaço)
  • Dores

Diagnóstico da vasculite

O diagnóstico de vasculite pode ser difícil, pois os sintomas podem surgir com o tempo. Desse modo, os testes de diagnóstico podem incluir:

  • Exames de sangue, incluindo exames procurando anemia, uma complicação da vasculite;
  • Biópsia para procurar sinais de inflamação ou dano tecidual;
  • Eletrocardiograma para determinar danos cardíacos;
  • Testes de função pulmonar para procurar fluxo de ar restrito;
  • Angiografia para verificar seu fluxo sanguíneo;

Tratamento

A vasculite é tratável, mas não curável. Seu prognóstico depende de vários fatores como:

  • O tipo de vasculite;
  • Quais órgãos foram afetados;
  • A gravidade dos sintomas;
  • A rapidez com a condição do paciente piora.

Com efeito, as pessoas podem receber corticosteroides ou medicamentos que suprimem o sistema imunológico. Além disso, agumas pessoas com vasculite podem precisar de cirurgia, inclusive se as artérias ficarem bloqueadas.

Ashton Kutcher e outras celebridades com vasculite

Outro famoso que sofreu com vasculite, infelizmente não teve o mesmo desfecho de Ashton Kutcher. Em 2014, o cineasta Harold Ramis, morreu devido a complicações de vasculite. Contudo, não está claro quais órgãos e tecidos de Ramis foram afetados pela doença ou que tipo de vasos sanguíneos foram danificados.

Algumas formas de vasculite podem ser um efeito colateral de uma infecção. Além disso, a condição também pode fazer parte de outras doenças autoimunes, como lúpus ou artrite reumatóide.

O cineasta nascido em Chicago, nos EUA, dirigiu e coescreveu “Feitiço do tempo” (1993), pelo qual ganhou um BAFTA de melhor roteiro original, “Clube dos pilantras” (1980), “Férias frustradas” (1983), “Máfia no divã” (1999) e “Máfia volta ao divã” (2002), entre outros. Ele foi um dos roteiristas de “O clube dos cafajestes”, de 1978.

Entre os filmes em que atuou e também roterizou estão “Os caça-fantasmas” (1984), com Bill Murray e Dan Aykroyd, em que interpretou o Dr. Egon Spengler, a sequência “Os caça-fantasmas 2” (1989), “Recrutas da pesada” (1981) e “Presente de grego” (1987). Ele também fez papéis menores em “Ligeiramente grávidos” (2007) e “Melhor é impossível” (1997).

Harold Ramis também escreveu programas da série de TV “Os caça-fantasmas” e dirigiu episódios de “The office”.

Bibliografia

IMBODEN, J.B. et al. CURRENT reumatologia: diagnóstico e tratamento. 3 ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. p. 245-249.
NIH. Vasculitis Syndromes of the Central and Peripheral Nervous Systems Fact Sheet. Disponível em: <https://www.ninds.nih.gov/Disorders/Patient-Caregiver-Education/Fact-Sheets/Vasculitis-Syndromes-Central-and-Peripheral>.
NHLBI. Vasculitis. Disponível em: <https://www.nhlbi.nih.gov/health-topics/vasculitis>.

Fontes: CNN, Drauzio Varella, Rede D’or São Luiz

Então, gostou deste artigo? Pois, veja outros conteúdos que podem interessar:

Varíola do macaco: saiba o que é a doença, os sintomas e por que afeta humanos
Síndrome de Ramsay Hunt: o que é, sintomas causas, e tratamento
Doença de Crohn – o que é, quais os sintomas e os tratamentos
Meningite, o que é e quais os sintomas dessa doença que pode ser fatal
Sarampo – O que é e 7 sintomas para reconhecer a doença

Próxima página »

Escolhidas para você